Receitas De Petiscos Frios: 14 Ideias Para Preparar

"

As receitas de petiscos frios são das mais desejadas pois não só podem ser bem deliciosas como podem ser usadas como negócio no ramo culinário para ganhar um extra.

Os frios acabam por usar ingredientes mais econômicos e não tomam quase tempo nenhum no seu preparo, o que aumenta suas vantagens. Além disso, esses petiscos combinam com vários tipos de bebidas.

Ideias para montar uma mesa de petiscos frios

Inspire-se nessas sugestões para criar os seus petiscos frios ou, simplesmente, escolha duas ou três das nossas dicas e monte uma mesa de frios bem gostosa, repleta de sabor, de cor e que vai fazer as delícias de todo o mundo.

Algumas sugestões são completas. Se você quer servir petiscos frios apenas como uma entrada leve, opte por essas sugestões mais básicas, com as tábuas de frios.

Se pretende apenas servir petiscos e não mais nenhum complemento, então terá que selecionar mais de uma sugestão, a fim de completar a mesa.

Sacanagem

Essa primeira sugestão é de um petisco frio completo. Se você não tem muito espaço na mesa ou quer condensar todos os petiscos em um prato, essa opção é fantástica.

O nome sacanagem deriva do fato de ser um petisco muito usado nas décadas de 70 e 80 nas festas. Alguns espetinhos podiam ter um dente de alho, em vez do queijo ou mesmo uma pimentinha em vez de outro ingrediente. Foi daí que ficou com esse nome.

Você pode fazer aquelas combinações sugeridas ou outras a gosto. Como suporte, nossa dica é que pode também usar melancia, meloa ou outro fruto. Tenha em conta o tamanho do suporte, quanto maior, mais espetinhos terá que fazer.

Torta fria no palito

Esse petisco é ideal para usar como petisco em festas de crianças ou em encontros de amigos e de familiares. É simples, prático e todo mundo adora.

Só que você não tem que ficar dependente dessa receita. Conheça o método e depois dê o seu toque especial, faça seus petiscos de acordo com o que você mais gosta.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Algumas sugestões para você: Em vez de frango, você pode usar atum em lata. Escorra bem antes de usar. Se preferir, faça um patê com um pouco de maionese ou de ovo cozido.

Outra dica é você preparar um guacamole para ser usado como uma camada.

Use, para finalizar, abacaxi aos cubos, mozarela fresca ou mesmo tomate cereja. Assim você prepara com o mesmo método, petiscos de sabores diferenciados.

Canapés de salmão fumado

Essa receita, embora seja fácil de fazer, dá aquele toque de sofisticação à mesa. É colorida e gostosa.

Nossa dica especial para você: salpique, no final, os canapés com umas pedras de sal grosso e um pouco de salsinha picada. O sal dá uma contrastada no sabor, quando você come um canapé e encontra uma pedrinha de sal que se desfaz em sua boca.

A salsinha picada dá mais cor à apresentação, despertando os sentidos e permitindo que a experiência gastronômica comece quando você olha para o petisco.

Melão com presunto cru

Melão com presunto cru é um dos melhores petiscos frios no palito. Contrastando o doce do melão com o salgado do presunto, nessa sugestão você ainda tem o prazer de experimentar aquele toque de pimenta do reino moída na hora.

Você pode fazer a receita com o melão branco ou com o verde que o resultado é maravilhoso. Se prefere ver todos os ingredientes antes de consumir, em vez de enrolar o presunto no melão, faça espetinhos com o presunto dobrado seguido do cubo de melão.

Aperitivo de azeitona com salame

Essa ideia é prática, pois fica com os espetinhos prontos e é fácil as pessoas se servirem. Além disso, é uma combinação muito tradicional, logo todo o mundo adora experimentar.

Pode usar esses espetinhos para complementar uma mesa de petiscos ou mesmo para serem os principais petiscos servidos. Faça combinações variando as azeitonas, pretas e verdes, e colocando chourição e salame em espetinhos alternados.

Tábua de frios perfeita

Montar uma tábua de frios é o ideal para ter a combinação perfeita de petiscos frios. Ela permite que haja o casamento entre o doce e o salgado de forma perfeita, confere harmonização entre o seco e o suculento, empresta a experiência entre o crocante e o macio.

As cores de uma tábua de frios atraem os olhos dos curiosos e dos gulosos. São contrastantes, vivas e despertam a vontade de novas experiências gastronômicas.

Queijos, embutidos, fruta e conservas numa harmonização desconcertante e apelativa - isso é o que você vai obter ao seguir os conselhos do vídeo para criar a tábua de frios perfeita.

Cocktail de camarão

Você precisa escolher o momento para servir esse petisco frio. Embora seja maravilhoso, não fica bem, por exemplo, para uma festa de crianças.

Esse cocktail merece um lugar de destaque numa mesa de aperitivos frios mais gourmet. Sofisticado e de sabor único, você pode ainda dar um toque mais pessoal ao molho.

Faça sua maionese caseira ou adicione ao molho um pouco de vermute. Os camarões são cozidos ao vapor, só que você também pode cozinhar em água.

Guacamole mexicano

Simples, fresco e delicioso, o guacamole pode ser usado para um petisco acompanhado de chips de milho. Além de completar uma mesa de petiscos, essa receita é muito famosa pelo sabor e por ser saudável.

Experimente essa receita ou inspire-se nela e crie a sua, com um toque especial. Algumas pessoas gostam de colocar mais tomate, outras mais cebola. Você conhece as pessoas a quem vai servir os petiscos? Faça ao gosto delas. Se não as conhece, confie no seu gosto e na sua intuição que vai dar tudo certo.

Ostras ao natural

A ostra pode ser um petisco maravilhoso, fresco e envolvente… ou uma grande dor de cabeça.

Se você quer servir ostras, o que é sempre uma excelente opção de petiscos frios, primeiro tem que garantir:

Que a ostra está fresca, para não correr o risco de haver intoxicações. Que é de boa proveniência, evitando aquelas que são colhidas em lugares que possam não estar nas melhores condições.

Que é armazenada no frio até à hora de servir e consumida num curto espaço de tempo, para não se estragar.

Tábua de frios criativa

Essa tábua de petiscos apresenta uma preparação que a torna bem diferente da anterior. Sabe o cream cheese que você usa para barrar? Dessa vez ele vai estar em sua tábua de frios e fazer parte de uma flor que atrai todo o mundo e que é apetitosa, até para os mais pequenos.

Veja ainda a flor de salame. Em alternativa ou como complemento, em vez de salame, experimente fazer com chourição fatiado.

Canapés de pepino

Mais uma ideia de petiscos frios. Esses canapés de pepino são fáceis de fazer e dão cor a qualquer mesa. Se você tem pouco tempo para preparar uns petiscos, essa sugestão é a ideal. Os ingredientes são simples e a preparação é rápida.

Pode enriquecer essa receita colocando, em vez da maionese, um patê de atum ou de frango.

Por cima, varie, em alguns canapés use o tomate cereja, em outros adicione uma azeitona, por exemplo.

Ovos de codorna de conserva

Os ovos de codorna em conserva têm um sabor muito peculiar e podem ser adicionados a uma mesa de petiscos frios. Você escolhe como prefere: adiciona como complemento de uma tábua, Faz em espetinhos com outros elementos, como tomate cereja e azeitonas ou deixa, simplesmente eles num prato com palitos para serem degustados assim mesmo.

Se quiser, consegue comprar ovos de codorna em conserva, no entanto, pode preparar e deixar na geladeira para quando precisar. Eles duram semanas na geladeira, quando feitos em conserva.

Azeitonas temperadas

Essa sugestão apresenta 3 receitas diferentes para temperar azeitonas e servir como petisco frio. Inspire-se e faça a que mais gostar ou opte por preparar todas e apresentar as diferentes opções.

Use essas receitas para servir um mix de azeitonas com temperos diferentes ou complemente as tábuas de frios com uma dessas opções.

Espetinhos de frutas

Apresentando uma sugestão disruptiva, arrisque a colocar na mesa de petiscos frios espetinhos feitos apenas com frutas. Selecione as que não oxidam, assim ficam sempre com uma cor bem atraente. Caso queira usar banana, maçã ou pera, regue com suco de limão para permanecerem com a sua cor natural.

As combinações são muitas, só tem que escolher aquela que faz mais sentido para si nesse momento:

Espetinhos de frutas tropicais combinam bem para o verão quente. Misture laranjas, uvas e kiwi numa versão mais outonal. Brinque com a cor e o sabor das frutas. Elas dão um ar festivo à mesa, um contraste de sabor com os salgados e fazem a delícia dos mais novos.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.