Há imensas opções de saladas cruas que você pode experimentar e acrescentar a qualquer prato que estiver a servir. Essas saladas são das mais comuns e práticas, logo precisa saber algumas receitas.
Há uma variedade enorme de saladas cruas, que você pode passar mais de uma semana a servir esse acompanhamento 2 vezes por dia e nunca repetir. Conheça as sugestões que trouxemos para você e veja as dicas que fazem a diferença na hora de servir um prato tão comum.
Salada crua de espinafre com escamas de queijo
Outra solução de saladas cruas para que possa apresentar em suas refeições e enriquecê-las é essa salada de espinafre. Ela combina muito bem 3 elementos que são essenciais para o poder que essa salada tem em nossas papilas gustativas.
Tem o salgado e intenso que vem do queijo, a crocância das nozes e a suavidade do espinafre.
Além disso, uma sugestão que todos amam é colocar um elemento adocicado na salada. Aí vai depender do seu gosto. As duas frutas que melhor combinam nessa salada são a manga e a laranja. Escolha uma delas e teste.
Beterraba crua
Nem todo o mundo aprecia o sabor característico da beterraba, só que quando você testar essa salada, eles nem vão se lembrar que não gostavam. Ela é simples de fazer e muito gostosa.
O nosso objetivo é que você apresente saladas sem necessidade de cozinhar, então adapte essa receita: não coloque a batata. Os temperos são importantes para que você faça todo mundo amar essa experiência gastronômica.
Salada crua de cenoura
Além de econômica, essa receita rende muito e você tanto pode preparar antecipadamente como pode fazer na hora.
O ponto interessante é que nem precisa temperar essa salada crua. O sabor adocicado da cenoura já é bem característico e não precisa de extras.
Além disso, nossa dica é usar cenouras bem frescas. A salada ficará mais crocante. Utilize a parte mais fina do ralador para que o sabor seja mais intenso.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Salada de cenoura com beterraba
A maravilha de juntar dois ingredientes saborosos é combiná-los da forma certa. Use a nossa sugestão de salada de beterraba com cenoura e vai perceber o que acabámos de dizer.
O maior segredo da cozinha é saber combinar os ingredientes de forma harmoniosa. Grelhar um bife com sal não é difícil. Aliás, deve ser a parte mais simples da refeição.
Combinar os acompanhamentos e fazer as saladas que se enquadram no contexto, isso é arte.
Salada de cebola roxa
Pouco usada e muito deliciosa. Não pense que essa salada fica com o gosto acre da cebola. Por dois motivos.
O primeiro porque a cebola roxa é mais suave, mais adocicada que as outras espécies de cebola. O outro motivo é porque é apresentada no vídeo a técnica de deixar a cebola em água por duas horas, na geladeira.
Você pode acelerar esse processo se colocar a cebola em água com gelo. Se o fizer, e deixar na geladeira, pode aguardar só meia hora.
O tempero é também muito importante para que você possa preparar uma salada de cebola crua cativante. Nesse vídeo é adicionado um cheiro verde. Use o de sua preferência, que vai dar certo.
Salada de repolho cremosa
Essa receita é daquelas que vai fazer crescer água na boca. Você pode fazer mais cedo e reservar na geladeira para servir bem fresca. Ela combina bem com carnes e com a maior parte das receitas de peixe.
É cremosa e muito gostosa. Tenha em conta que o repolho rende muito. Se você pretende preparar uma refeição para muitas pessoas, essa salada é perfeita.
Salada de tomate
O segredo dessa salada crua é fazer em quantidade suficiente. Essa salada é bem fresca e muito saborosa. Então, o que vai acontecer é que todo o mundo vai amar e querer repetir.
Uma das dicas mais importantes para quando você pensar em fazer essa salada é garantir que deixa uns tomates a mais na geladeira. Assim, quando acabar, você faz mais uma salada bem rapidinho.
Salada crua de bacalhau
Sim, você leu bem: salada crua de bacalhau. Quase parece um intruso nesse conjunto de receitas. No entanto essa salada enquadra-se aqui porque leva o bacalhau cru.
Os ingredientes são simples e o sabor maravilhoso. Você pode desfiar o bacalhau e deixar de molho para que ele liberte o sal em excesso. Caso prefira, altere a ordem dos passos: primeiro faça a demolha e depois desfie.
Regue com um bom azeite e saboreie esse prato.
Salada de pepino com tomate
O maior problema das saladas que levam tomate e pepino é que criam muito líquido. Isso acontece por dois motivos. Você vai já os conhecer e a partir de hoje nunca mais terá esse problema.
O primeiro é que o sal liberta a água dos alimentos. Assim, para evitar isso, basta você adicionar o sal apenas na hora de servir.
A segunda situação tem a ver com as sementes, quer do tomate, quer do pepino. Se você precisa preparar a salada cedo, então a sugestão é que retire as sementes de ambos os frutos. Pois é, o tomate e o pepino são frutos, porque vêm de uma flor, sabia?
Salada de brócolis cru
Crocante e de sabor peculiar, o brócolis pode ser adicionado a uma salada crua. Ele vai dar uma diferenciada ao conjunto, quer em termos de textura, quer no sabor.
Só que, para usar o brócolis cru você precisa ter muito cuidado com a sua higienização.
Nossa dica para essa salada é que você coloque os raminhos de brócolis em água com um pouco de vinagre, por cerca de 15 minutos. Isso fará com que aqueles bichinhos que se escondem nesse legume saiam naturalmente para a água.
Depois só precisa de lavar em água corrente para poder limpar algum bichinho que teima em não sair. Use de acordo com a receita.
Em relação ao molho para temperar, você pode usar o de sua preferência. Não precisa, necessariamente, usar o que é apresentado no vídeo.
Salada de alface roxa com maçã verde e pimentão
A sugestão dessa salada é pela forma como os sabores se harmonizam nessa combinação. Além disso, as cores são apelativas e você pode usar pimentão de várias cores para adicionar à salada.
Outra alternativa é combinar folhas de alface de várias espécies e cores, para tornar a salada mais colorida.
Sabia que o ideal é sempre secar a alface antes de a introduzir numa salada? Isso permite que os sabores dos temperos se acentuem mais, pois não ficam diluídos com a água.
Além disso, a salada fica mais bonita e não corre o risco de que o molho ou os temperos escorram todos para o recipiente.
Salada de abobrinha
Embora seja uma sugestão pouco comum, essa receita é saborosa e muito apreciada por todo o mundo. Se você quiser, pode fazer com antecedência e deixar na geladeira até à hora de servir.
O segredo é que é importante temperar logo e deixar repousar depois de envolver bem todos os sabores. Se você usar a cebola, como na receita, lembre-se que pode sempre deixá-la em água gelada por um tempo para que fique mais crocante e menos intensa.
Salada de pepino
Essa salada de pepino é interessante pelo tempero. É ele que é responsável por todo o sabor desse acompanhamento e o pepino empresta crocância a essa receita.
Se não gostar de cebolinha, experimente adicionar outras ervas aromáticas que aprecie. A hortelã combina bem aqui, pois é bem refrescante. Experimente. Em alternativa ainda pode fazer uma mistura de salsinha com outras plantas aromáticas.
Ceviche de cogumelos
Esse é um acompanhamento fora do padrão feito com cogumelos crus. Eles ficam a marinar no chamado “leche de tigre”, só que fica igualmente saboroso se você usar um vinagrete simples. Só precisa mesmo é de repousar o tempo suficiente para absorver os temperos.
Salada de alface
Essa é das saladas cruas mais comuns e básicas. Por norma lavamos a alface e temperamos sem prestar atenção aos pormenores que diferenciam essa salada. Mesmo que tenha a alface mais comum e os temperos mais básicos, sabia que a ordem em que você os coloca faz a diferença?
A dica principal desse vídeo é que você comece pelo sal. Assim pode misturar bem antes de adicionar a gordura. Se colocar primeiro a gordura, corre o risco de ficar com algumas folhas mais salgadas que outras, pois o sal gruda na gordura em vez de se espalhar.
A nossa sugestão é que você pode misturar o sal, o azeite e o vinagre num recipiente, Use um fuê ou um garfo para misturar bem. Depois é só regar as folhas com o preparado e envolver bem.
Salada verde com frutas
A concluir essa lista de saladas cruas temos a salada verde com frutas, que tal como todas as outras depende bastante dos temperos usados e da higienização dos produtos.
Graças às frutas e ao tempero essa salada fica bem deliciosa e pode de qualquer modo ser usada para acompanhar vários pratos principais, incluindo feijoada e outros.
Legumes que não deve colocar em saladas cruas
Apesar de existirem centenas de possibilidade de saladas cruas, tem alguns ingredientes que não deve colocar nesses preparados pois podem fazer algum mal.
Alguns desses ingredientes são usados de forma segura em receitas especificas, é o caso dos cogumelos crus que são preparados no “leche de tigre” e logo acabam por se poder comer.
Em saladas dessas deve evitar usar legumes como a beringela, que tem uma substância tóxica para o nosso organismo quando não é cozinhada. A quantidade é bem pequena, e para ser letal teria de comer mais de 10 berinjelas, mas ainda assim deve evitar a substância.
Além da beringela, não deve incluir os brotos, que deve comer cozinhados antes. Esses se desenvolvem em condições parecidas a algumas bactérias como a salmonela, que está presente na maior parte das plantações. Cozinhar elemina essas bactérias.
Por exemplo a batata também deve ser cozinhada por possuir alguns amidos que provocam dores por não serem bem processados pelo nosso sistema digestivo.
Outras receitas:
- 13 Acompanhamentos Para Batata Recheada Que Tem De Provar
- Receita De Salada Tropical Para 50 Pessoas: Como Fazer de Forma Simples
- 11 Sugestões De Saladas Para Acompanhar Panquecas
- Saladas Para Acompanhar Fricassê De Frango: 14 Sugestões
Deixe uma resposta