Esqueci de Deixar O Feijão de Molho: O Que Acontece Agora?

Chegou a hora de começar a preparar a refeição e descobre: Esqueci de deixar o feijão de molho! O que acontece agora? Fique tranquila, não precisa mudar a ementa.

Nós vamos ajudar você a preparar o feijão para que o possa servir e não ter que fazer alterações de ementa de última hora. Esquecer de deixar o feijão de molho tem solução

Solução se esqueceu de deixar o feijão de molho

Coloque água a ferver por cima do feijão, deixe atuar por uns minutos, de 3 a 5 e descarte a água. Volte a fazer o mesmo processo mais 2 ou 3 vezes, dependendo do tipo de feijão.

Você sabe que pode parar o processo quando a água não estiver mais com espuma. Se tiver tempo, deixe repousar com a última água por meia hora e cozinhe normalmente, depois de descartar essa última água.

Se não tiver tempo, apenas lave o feijão em água corrente, de modo a ficar completamente frio. Depois coloque na panela, cubra com água fria e cozinhe normalmente.

Esta diferença de temperaturas: quente e depois fria, permite que o feijão cozinhe mais rápido.

Use a panela de pressão

Esqueceu de deixar o feijão de molho e tem mesmo pouco tempo? O melhor aqui poderá mesmo ser usar a panela de pressão, que além de retirar os antinutrientes ainda ajuda a economizar o gás em sua casa.

Lave bem o feijão e coloque na panela de pressão com água até cobrir. Tape a espere pegar pressão, e a partir dai deixe apenas 2 a 3 minutos até tirar o fogo. Não retire a pressão, deixe apenas a panela tapada por 30 minutos.

Quando abrir a panela vai ter toda aquela espuma que tem de descartar, mas esse processo funciona quase como se tivesse deixado o feijão de molho toda a noite.

Por que é necessário colocar o feijão de molho?

Existem dois motivos para colocar o feijão de molho:

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
  1. Retirar os antinutrientes para melhorar a digestão;
  2. Hidratar para ser mais fácil de cozinhar.

Vamos ver cada um separadamente:

Retirar os antinutrientes

Você sabe aquela sensação de mal-estar que dá, às vezes, depois de comer feijão? E o abdómen inchado ou então algum desconforto intestinal? E você tem consciência que isso é do feijão… Hoje vai descobrir o segredo para minimizar esse desconforto, ou até mesmo eliminar.

Essa situação acontece porque o feijão é um grão que guarda a reserva de vida de sua descendência. Se plantarmos feijão, vai dar um feijoeiro e multiplicar a sua espécie. Então, na natureza, a função do feijão é preservar ao máximo a vida que traz dentro de si.

Para conseguir se proteger, o feijão desenvolve defesas naturais para que os predadores não o ataquem. Se o comerem, vão sentir-se mal. Assim ficam como que avisados que têm que deixar o feijão em paz.

Nós damos a essas defesas o nome de antinutrientes. Quando os consumimos, sentimo-nos mal.

Ao colocar o feijão de molho, a mensagem que ele recebe é: tem água à tua volta. Água é vida e o feijão começa a libertar as suas defesas para começar a brotar. A água fica cheia de antinutrientes, é por essa razão que você a deve descartar.

Hidratar para facilitar o cozimento

O feijão perde água ao longo do seu processo de amadurecimento para poder preservar, durante o tempo necessário, a reserva de vida que tem dentro de si.

Então, para cozinhar é fundamental fazer o processo de hidratação.

Assim você o deixa de molho ou, caso se tenha esquecido de deixar o feijão de molho, você coloca água quente e faz choque térmico para acelerar o processo. O feijão está começando a ficar hidratado quando você vê a casca enrugada.

Como retirar todos os antinutrientes do feijão

Tradicionalmente, a forma mais prática e eficiente de preparar o feijão para consumir é deixar de molho.

Em média, deve ficar pelo menos 12 horas, sendo que até 24 horas é o ideal. Só que é preciso mudar a água algumas vezes durante esse tempo. Isso serve para ir eliminando os antinutrientes.

Se você chega a casa e se dá conta que esqueceu de deixar o feijão de molho, então precisa seguir o processo descrito acima. 

É normal ver alguma espuma se formar na água. A espuma que se solta vem carregada de antinutrientes. É por essa razão que você deve repetir o processo até não haver mais espuma.

Um terceiro processo de retirar os antinutrientes é cozinhar o feijão bem coberto de água, por 2 minutos, na panela de pressão, deixar arrefecer e descartar toda a água no final.

Qual o melhor processo?

Na cozinha, o melhor processo é sempre o que dá certo. Se você quer saber qual a melhor forma para você usar, experimente o processo que for mais prático do seu ponto de vista.

Teste. Se achar que resultou bem, passa a ser o seu método. Se preferir, você pode sempre experimentar outros processos e, no final, fica com o que for mais prático.

Quanta água é necessária colocar no feijão?

Como o feijão vai se hidratar, é fundamental colocar água em abundância. Se tiver alguma dúvida, meça, pelo menos, 2 a 3 dedos acima do nível do feijão. Assim você garante água suficiente para todo o processo.

A água deve estar temperada?

Essa dúvida surge muito, principalmente quando o feijão não ficou de molho. Lembre sempre que a água que é usada para retirar os antinutrientes e hidratar o feijão nunca precisa ser temperada.

Quando começar o processo final de cozimento, aí sim, já pode temperar a seu gosto.

De qualquer forma, antes de terminar a preparação faça o que os bons cozinheiros acham indispensável: prove. Depois é só retificar os temperos.

Uma opção bem prática quando você precisa cozinhar feijão e não o deixou de molho é optar por feijão fradinho. Esse tipo de feijão cozinha com relativa facilidade e tem menos antinutrientes que as outras espécies. Então, a regra é: se pode usar o feijão fradinho, nem precisa se preocupar por não o ter deixado de molho.

O que conta: deixar o fejião de molho

Agora você já sabe porque é importante demolhar o feijão e quais as alternativas que pode usar caso se esqueça de o deixar de molho.

Agora você já sabe que é importante hidratar bem o feijão para cozinhar de forma mais rápida.

Agora você já sabe que pode diminuir ou mesmo eliminar os antinutrientes do feijão e, assim, evitar o desconforto intestinal que muitas vezes acompanha essa leguminosa.

Não precisa mais se preocupar, se uma vez se esqueceu de deixar o feijão de molho. Pode resolver a situação e obter os mesmos efeitos.

Lembre-se sempre de descartar todas as águas durante a preparação para evitar o consumo de antinutrientes que o feijão libertou na água.

Depois de cozinhado, é só usar em seus pratos favoritos.

E já agora, se você vai usar feijão amanhã, está na hora de o colocar de molho. Escolha-o, lave-o e deixe-o a preparar-se para que possa usufruir dele sem efeitos secundários.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.