13 Acompanhamentos Para Batata Recheada Que Tem De Provar

Os acompanhamentos para batata recheada são bem simples e combinam o sabor mais suave e fresco com a intensidade da batata recheada, que é bem intensa e densa.

Conheça nossas sugestões de acompanhamentos fazem com que seu prato fique ainda mais saboroso, nutritivo e colorido. Qualquer uma destas nossas sugestões encaixam com todo o tipo de recheios que você possa fazer para a sua batata recheada.

O que acompanha batata recheada?

Como referido acima, os melhores acompanhamentos para batata recheada vão ser aqueles mais leves e simples de preparar, para deixar sobressair todo o sabor da batata e do recheio.

Estes acompanhamentos são uma chance de tornar toda a sua refeição mais leve e nutritiva, que deve aproveitar sempre que tiver algum tempinho extra na cozinha.

Salada de agrião

O agrião tem um sabor bem marcante que permite um contraste de sabores. Esse contraste ativa as papilas gustativas atuando quase como uma limpeza de palato para que possa sentir o prazer na próxima garfada de batata recheada com tanta intensidade como na primeira.

Em alternativa ao agrião, caso não goste ou não consiga encontrar, opte por outras folhas que possuem um sabor assim marcante. A rúcula ou os canónigos são excelentes substitutos.

Salada verde tropical

Essa sugestão de acompanhamento para batata recheada dá cor e frescura ao prato. Como a batata recheada é um prato de forno, opte por esse acompanhamento, principalmente se servir no verão ou na hora do almoço.

As cores que se envolvem no prato tornam a refeição mais apelativa. Se conseguir, use frutas da época, pois são sempre bem mais gostosas.

O molho é um dos principais agentes de sabor desse acompanhamento, capriche bem nele.

Salada Caesar

A salada Caesar é uma das saladas mais famosas que existe. É conhecida pela sua crocância e pelo molho bem especial.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Com o toque de queijo que ela tem, casa muito bem como acompanhamento de batata recheada, complementando-a.

O molho sugerido é forte e não é para todos, é para aqueles que apreciam um sabor intenso e marcante.

Ratatouille simples

O famoso ratatouille é um prato que pode ser usado como acompanhamento para batata recheada, tal como é um excelente acompanhamento para panquecas.

Sua apresentação surpreende todos os convidados e acaba por não ser demasiado complicada. Fazer ratatouille envolve refogar cebola e alhos picados, juntar tomate sem sementes, temperar tudo, e juntar outros legumes para dar mais cor.

Legumes assados no forno

Se fizer a batata, já tem o forno ligado. Esse é um dos acompanhamentos para batata recheada ideal para fazer ao mesmo tempo que assa a batata. Assim aproveita o tempo e o calor do forno para cozinhar tudo ao mesmo tempo.

Na receita é colocado, junto com os legumes, batata doce e batata. Pode substituir por outros legumes ou simplesmente retirar esses ingredientes, uma vez que vai servir os vegetais como acompanhamento para a batata recheada.

Cenouras salteadas

Nem tudo precisa ser uma combinação de vários ingredientes. Às vezes a simplicidade de apenas um ingrediente bem confecionado dá uma incrementada ao prato principal que já é complexo em termos de ingredientes e de paladar.

Pode também optar por cortar as cenouras às rodelas ou aos cubos. Diferentes cortes dos legumes para a mesma receita permitem que se possa repetir mais vezes esse acompanhamento sem cansar a apresentação do prato.

Salada de abobrinha cozida ao vapor

Essa salada é para fazer e guardar na geladeira. Na hora de servir é só levar para a mesa ou montar o prato.

É uma receita simples, econômica e que vai apurando com tempo. É por isso que é ideal também para levar para um jantar de amigos.

Escolha abobrinhas tenras e frescas. Se a abobrinha for já mais madura pode deixar um sabor residual amargo que vai estragar a sua salada.

Salada de tomate fácil

É fácil, é prática, é saborosa e é fresca. Se combinar todos estes aspetos já dá para ver que é uma excelente opção.

Se optar por esse acompanhamento, selecione os tomates mais maduros. Além de serem mais saborosos, dão mais cor ao prato, tornando-o mais alegre à vista. Além disso, o tomate verde tem uma toxina que se chama solanina que nos faz mal. Convém evitar.

Cogumelos salteados

Essa receita é para os mais arrojados. É muito prática para fazer, a combinação desse acompanhamento com a batata recheada é perfeita.

Se quiser uma combinação ainda mais intensa, comece por fritar pedacinhos pequenos de bacon até ficarem bem estaladiços.

Reserve e use a mesma frigideira para preparar os cogumelos de acordo com a receita apresentada. No final, acrescente o bacon frito aos cogumelos e envolva delicadamente.

Em alternativa, pode fazer seu empratamento e, no final, polvilhar os cogumelos com os pedacinhos de bacon frito. Se necessário, corte-os mais pequenos, depois de fritos.

Salada de beterraba cozida

Aqui encontra não uma, mas duas saladas de beterraba. A base é a mesma, você escolhe as beterrabas médias e cozinha-as. Depois selecione a forma de corte. Pode ser em palitos, em rodelas, em cubos, ou em outros formatos.

No final, veja qual o tempero que vai preferir, com vinagrete ou com maionese? Os dois tipos estão explicados no vídeo é só escolher o que mais gostar.

Uma dica: se você quer fazer essa salada de beterraba e não tem muito tempo, compre a beterraba já cozida. Não é a mesma coisa, mas dá para quebrar o galho e fazer uma apresentação de uma refeição bem saborosa e colorida.

Molho pesto de manjericão

O molho pesto fica bem com tudo. É uma afirmação arrojada, mas você dificilmente encontra algo que não combine com molho pesto. Então, é claro que teríamos que ter essa sugestão para você.

Essa receita leva caju e manjericão, que é o molho mais tradicional. No entanto, você pode usar outras ervas aromáticas e substituir o caju por nozes, por exemplo, ou mesmo por amendoim, que fica mais econômico.

Pesto de tomate seco

O pesto de tomate é uma outra opção maravilhosa de acompanhamento para batata recheada. Se você quer uma experiência diferente, tem que testar esta receita. É desafiador para o paladar, mas é fácil de fazer.

Se não encontrar tomate seco na zona onde você mora, pode fazer em casa. Vai ser um pouco mais demorado, porém o resultado final será, sem dúvida, recompensante.

Homus ou húmus

Essa sugestão de acompanhamento para batata recheada é fora da caixa, no entanto é muito válida para desafiar os mais audazes na cozinha. Se você gosta de experimentar e de arriscar, esta opção é fantástica.

Claro que algumas pessoas podem não entender logo a relação, mas quando pegarem um pouco de batata em seu garfo e passarem pelo homus antes de degustar, vão apreciar o processo e o sabor.

Quando fizer pela primeira vez, siga a receita passo a passo. Depois de testar, pode experimentar temperar ao seu estilo. São essas pequenas alterações que fazemos na cozinha que faz com que as receitas tenham a nossa identidade. É assim que identificamos os temperos da nossa avó: pelo toque pessoal que ela dá a cada receita bem comum.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.