Strogonoff Para 30 Pessoas: Receita e Como Fazer Com Diferentes Carnes

Strogonoff Para 30 Pessoas: Receita e Como Fazer Com Diferentes Carnes

Recipe by Rita DiasCourse: Prato PrincipalCuisine: RussaDifficulty: Iniciante
Rendimento

30

porções
Preparação:

15

minutes
Cozedura

25

minutes
Total

40

minutes

Essa receita de strogonoff para 30 pessoas é o mais básica possível e acabar por ser bem fácil de preparar. Pode aproveitar para usar nela sobras que tiver.

Ingredientes

  • 5.5 kg Carne bovina

  • 5 Cebolas

  • 10 Dentes de alho

  • 120 gr Maionese

  • 60 gr Manteiga

  • 500g Ketchup

  • 160 gr Mostarda

  • 1.2 kg Cogumelos

  • 9 pacotes Creme de leite

  • 3 kg Batata palha

  • Sal a gosto

  • Pimenta a gosto

Instruções

  • O primeiro passo é reunir os seus ingredientes para fazer strogonoff para 30 pessoas para ter certeza que não falta nem um ingrediente.
  • Pique finamente o alho e a cebola, e corte a carne bovina em cubos ou em tiras médias. Lamine os cogumelos.
  • Tempere a carne com alho em pó, sal, e pimenta por pelo menos uma hora para apurar bem.
  • Em uma panela grande derreta a manteiga e junte a cebola picadinha. Deixe dourar.
  • Depois de dourar, junte a carne bovina temperada e deixe-a ficar bem cozinhada.
  • Quando a carne bovina estiver pronta, coloque o fogo em médio e adicione os cogumelos cortados. Mexa por uns minutos até os cogumelos ficarem cozinhados.
  • Tempere a carne e cogumelos com o ketchup, a mostarda, e a maionese. Mexa por pelo menos 1 minuto para envolver a carne bovina nos molhos.
  • Incorpore o creme de leite na panela e retire do fogo quando vir que o molho engrossou ligeiramente.

Notas

  • Sirva o strogonoff acompanhado de arroz branco e batata palha. Se quiser junta uma salada bem colorida.
  • Para cozinhar para 15 pessoas precisa apenas de dividir a receita em metade, ou se quiser para 60 duplicar todos os ingredientes.

Essa receita de strogonoff, muitas vezes escrito como estrogonofe, é adaptada à nossa culinária. O prato tradicional originou na Rússia e foi adaptado um pouco por todo o mundo de acordo com os diferentes gostos gastronômicos.

Como viu pela receita não é complicado fazer strogonoff para 30 pessoas, mas vai ter algum trabalho com a carne, os cogumelos, as cebolas e os dentes de alho. No prato original russo não se usa batata palha, mas batata cozida e o molho é feito apenas com mostarda.

A carne nessa receita seria empanada e levava ainda creme azedo, mas não cebolas nem cogumelos. Preferimos a receita que amos acima pois é das mais populares no Brasil pelo delicioso sabor que o molho do strogonoff acaba por adquirir.

 A receita acima é bem útil para uma festa de aniversário, almoço de família, ou convívio ente amigos pois é bem fácil de preparar e acabar por ser económica mesmo cozinhado para muitas pessoas.

Strogonoff para 30 pessoas: calcular quantidades

Quando se cozinha para muitas pessoas é bem difícil calcular as quantidades cerca de ingredientes por pessoa. Se fazemos demais depois temos sobras difíceis de conseguir gastar sem estragar, mas se for a menos alguém terá de comer pouco.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Apesar de termos feito os cálculos para essa receita de strogonoff para 30 pessoas, deixamos ainda uma pequena lista bem básica para ajudar a adaptar essa e outras receitas de acordo com o número de convidados que tem, quer subam ou desçam.

Um adulto come em média, entre 200 a 300 gramas de carne de vaca, e os menores comem em média 100 a 200 gramas. 4 kg de carne de vaca serve para esta receita: se quiser prevenir pode acrescentar mais 500 gr a 1 kg à receita.

Cada pessoa come cerca de 90 gramas de arroz estando este ainda cru, o equivalente a cerca de ¼ de xícara (chá). O arroz quase triplica de peso depois de cozido o que dá perto bastante arroz por pessoa. Cerca de 12 xícaras (chá) de arroz serão suficientes para acompanhar essa receita.

Para o creme de leite vai precisar de cerca de 9 pacotes de 200 gramas, o que equivale a 1,8 kg de creme de leite. Se conseguir comprar em atacado vai conseguir fazer com que a receita seja ainda mais econômica.

Para estas quantidades vale sempre a pena ver onde consegue comprar os ingredientes por menos. Não se esqueça ainda que vai precisar de comprar batata palha, perto de 3 kg a um cálculo de 100 gramas por pessoa.

Por fim faltará ainda a bebida, perto de 500 ml de água, suco, ou refrigerante por pessoa. Servindo bebida alcoólica conte com um litro por pessoa, ou 3 latas de cerveja arredondando para cima. Pode sempre comprar um pouco mais para nunca faltar.

Strogonoff para 30 pessoas com outras carnes

Na receita fizemos strogonoff para 30 pessoas com carne bovina, mas pode ainda usar qualquer outro tipo de carne incluindo carne moída, frango, peru ou outro. Terá apenas de ter certeza que a carne fica cozinhada antes de juntar os cogumelos, o creme de leite e os molhos.

Algumas receitas nem sequer usam carne para fazer strogonoff. Pode fazer apenas com os cogumelos, usar um substituto para fazer uma receita de strogonoff vegetariano, ou colocar por exemplo camarão.

O molho pode também incluir vinho branco ou caldo de galinha para ser diferente. Nestes casos poderá ter de usar amido de milho para engrossar de novo o molho.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.