Arroz Para 100 Pessoas: Quantos Quilos e Receita Fácil

Arroz Para 100 Pessoas: Quantidade Por Pessoa e Receita Fácil

Recipe by Rita Dias
Rendimento

100

porções
Prepração

10

minutes
Cozedura

30

minutes
Total time

40

minutes

Essa receita é fácil e rápida de fazer, mesmo sendo arroz para 100 pessoas. A medida é feita calculando arroz como acompanhamento e não para prato principal.

Ingredientes

  • 25 xícaras (chá) Arroz

  • 50 xícaras (chá) Água

  • 10 Cebolas

  • 20 Dentes de alho

  • 4 Folhas de louro

  • Sal a gosto

  • Azeite a gosto

Instruções

  • Comece por descascar e picar bem finamente as cebolas e os dentes de alho.
  • Em uma panela bem grande aqueça um fio de azeite, e junte as folhas de louro e a cebola picada. Deixe ficar bem douradinha e junte o alho.
  • Acrescente o arroz e mexa bem para envolver os grãos no azeite, na cebola e no alho para ficar bem soltinho.
  • Acrescente a água e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe ferver em fogo médio.
  • Quando a água estiver fervente diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente para o arroz absorver a água.
  • Verifique se os grãos do fundo da panela já estão bem soltinhos. Se tiverem água, deixe cozinhar mais um pouco.
  • Quando estiverem desligue o fogo e mantenha a panela tapada uns minutos antes de servir.

Notas

  • Se tiver sobras de arroz pode sempre congelar, e depois usar o micro-ondas para descongelar.

O arroz é das mais básicas receitas na gastronomia brasileira e apesar disso continua a ser bem difícil calcular a quantidade de arroz por pessoa, especialmente quando falamos em cozinhar arroz para 100 pessoas ou mais.

Como é sempre um desafio desenvolveram-se técnicas para calcular o arroz por pessoa independentemente do tipo de prato que vamos fazer de seguida. O desafio parece muito menor quando sabemos como medir a quantidade certa de arroz para 100 pessoas.

Quantos quilos de arroz para 100 pessoas?

Antes de sabermos como calcular a quantidade certa de arroz, temos de saber qual vai ser o papel do arroz no prato. Se for acompanhamento, como com o strogonoff, a quantidade de arroz por pessoa acaba por ser mais pequena.

Se o arroz for a estrela do prato, como no arroz carreteiro ou baião de dois, então o arroz tem de ser um pouco mais pois é a componente principal dessa refeição. Para medir quantidades usamos um cálculo bem básico, e vai precisar de uma xícara (chá) para saber ao certo a quantidade por pessoa.

  • Se o arroz for acompanhamento: ¼ de xícara (chá) de arroz cru por pessoa
  • Se o arroz for o prato principal: ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa

Pode também medir por gramas. Como acompanhamento contamos com cerca de 90g de arroz cru por pessoa, mas como prato principal contamos com cerca de 180g de arroz cru por pessoa.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Estamos assim a falar de entre 9 quilos de arroz a 18 quilos para 100 pessoas, dependendo do tipo de uso que lhe vamos dar.

Medir arroz sem medidor

Não tem xícaras ou balança para medir a quantidade de arroz por pessoa? Não tem problema, precisa apenas da sua própria mão. Ao mergulhar a mão no arroz, feche a mão e retire o que conseguir.

A quantidade de arroz que retirou é o suficiente para uma pessoa se o arroz for apenas acompanhamento. Duas mãos fechadas chegam então para uma pessoa se for fazer arroz como prato principal.

O tamanho das mãos das pessoas varia, mas não tem problema pois a medida vai apenas ser um indicativo. Se acha que falta arroz faça sempre um pouco mais pois mais vale sobrar do que faltar.

O que fazer para não faltar arroz

É importante salientar que a medição é apenas indicativa e não exata. Para impedir de faltar arroz o melhor será sempre fazer um pouco mais do que o previsto, para não ter de ir a correr fazer mais e ter convidados, família e amigos à sua espera.

Se sobrar muito arroz pode sempre aproveitar para receitas coo arroz carreteiro ou outras onde o arroz é o prato principal. Basta fazer um refogado onde inclui carne e misturar o arroz já cozido para ter uma refeição prontinha bem rápido.

O melhor será sempre preparar com legumes para ser ainda melhor. Usando o cálculo acima de arroz, vamos precisar de 18kg para fazer arroz para 100 pessoas, se for o prato principal. Como acompanhamento, que é o cálculo usado na receita, precisamos de 9 kg.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.