Tábua De Frios De Pobre: Como Fazer Uma Perfeita e Econômica

Uma tábua de queijos e enchidos é sempre bem deliciosa para os convidados, pois permite que escolham o que querem comer, fica bem, e é bem fácil de preparar. No entanto, não é para todos e assim se cria a necessidade de montar uma tábua de frios de pobre.

Essa tábua de frios é uma variação da outra, mas com ingredientes mais acessíveis e que ainda assim fica deliciosa. O truque aqui será variar também nos sabores e nas texturas, mantendo tudo bem econômico.

Montar uma tábua de frios de pobre

Antes de introduzirmos o que vamos usar para montar a nossa tábua de frios de pobre, é importante começar por ter a tábua em si. Apenas um prato ou tabuleiro não fica tão bem, logo o ideal será uma superfície de madeira rasa.

Se você não tem uma tábua assim, não se preocupe. Há várias outras opções que você pode usar para apresentar sua tábua de frios de pobre. Um prato grande e bonito, uma bandeja de alumínio ou até mesmo o prato de vidro do micro-ondas são ótimas opções para apresentar seus ingredientes. O importante é que seja uma superfície grande e plana para que possa distribuir todos os ingredientes de maneira organizada e atraente.

Além disso, é importante saber ao certo o que vai ter e a quantidade a usar em sua tábua de frios de pobre. A variedade é extremamente importante, pois assim consegue agradar a todos os seus convidados.

É sempre importante incluir em sua tábua pelo menos 150g de frios por pessoa que vai servir, pois esses se comem sempre bem e podem acabar depressa com pouco cuidado. A apresentação pode parecer difícil, mas basta jogar com as cores para ficar bem.

Tábua de frios de pobre

Recipe by Rita Dias

Essa receita para preparar uma tábua de frios acaba por ter um custo bem baixo ao evitar os queijos e outros frios mais caros.

Ingredientes

  • 100g Salame ou presunto fatiado

  • 100g Embutidos variados

  • 200g Queijos variados

  • 1 chávena Frutas secas

  • 1 cacho Uvas

  • 100g Requeijão

  • 100g Geleias caseiras

  • Torradinhas

  • Biscoitos de água e sal

  • Alecrim para decorar

Instruções

  • Reúna todos os ingredientes para preparar sua tábua de frios de pobre, de modo a garantir que nada falta.
  • Corte os embutidos e o salame em fatas bem finas, ou substitua por presunto fatiado no caso de ser mais econômico para si.
  • Coloque as carnes na tábua de forma organizada, em forma de escada ou em espiral.
  • Coloque os queijos variados na tábua, cortando em fatias de diferentes formas de acordo com o tipo de queijo, ou deixe uma faca perto do queijo.
  • Lave bem as uvas e coloque-as na tábua perto do queijo.
  • Perto das uvas e do queijo coloque os biscoitos de água e sal e as torradinhas, com a geleia caseira e o requeijão em formas bem bonitas por detrás.
  • Use as frutas secas para os espaços vazios, pois assim evitar ter de comprar muito desse produto mais caro.
  • Sirva e acompanhe com bebidas da preferência de seus convidados.

Como viu montar uma tábua de frios de pobre é mais acerca da escolha do que vai ter e da combinação de texturas e de cores que vai fazer para dar um aspeto bem delicioso. Os queijos acabam por poder ser o mais caro dessa tábua, mas não podem faltar de qualquer modo.

Para acompanhar a tábua de frios deve sempre juntar pelo menos um pouco de pão com um patê ou pelo menos uma manteiga com alguns ingredientes extra como o alho, para ajudar a que os convidados comam tudo o que quiserem.

Para ter uma tábua de frios mais econômica pode também servir legumes crus ou outras frutas, desde que tenha o cuidado de preparar tudo bem bonitinho e cortar tudo para que se possa comer sempre sem ter de ficar a segurar. Cenouras, pepino, banana, e outros podem ser usados.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Para acompanhar os legumes e dar mais sabor use sempre requeijão, que pode ser comido junto com eles e com as frutas e fica bem delicioso.

Que bebida acompanha uma tábua de frios de pobre?

A sua tábua de frios de pobre não pode de qualquer modo ter falta de bebida. As bebidas que normalmente se usam para uma tábua de frios incluem vinho, cerveja, água e refrigerantes.

O vinho tem vários tipos e estilos que combinam bem com uma variedade de queijos e embutidos. Por exemplo, um vinho tinto seco combina bem com queijos fortes, enquanto um vinho branco fresco combina melhor com queijos leves e frutados.

A cerveja também é uma boa opção, pois ela tem sabores e aromas que podem complementar o sabor dos alimentos na tábua de frios. A água e os refrigerantes são boas opções para quem prefere bebidas não alcoólicas.

Alguns aperitivos podem ser servidos com bebidas alcoólicas, como uísque, gin ou vodka. Essas bebidas são ideais para acompanhar os alimentos mais fortes e condimentados, como embutidos e queijos curados.

O uísque, por exemplo, é uma boa escolha para acompanhar um queijo cheddar ou um embutido defumado. O gin, por outro lado, combina bem com queijos de cabra e o vodka é uma boa opção para acompanhar queijos suaves.

Também é possível servir suco de frutas, chá gelado ou outras bebidas. Essas são uma melhor opção para eventos com crianças ou com pessoas que preferem não beber qualquer tipo de álcool. A escolha da bebida deve também ter em conta que está a servir uma tábua de frios mais económica.

Alternativas de ingredientes para a tábua de frios

Para poder economizar dinheiro ao fazer sua tábua de frios de pobre o ideal é substituir os ingredientes mais caros por alternativas mais acessíveis, e isso vai implicar mexer muito com os queijos que vai ter de usar.

Em vez de queijos importados, como o brie ou o gorgonzola, é possível optar por queijos nacionais de boa qualidade, como o queijo minas ou o queijo coalho. Esses são mais acessíveis, e também são deliciosos.

Embutidos também podem ser caros, mas existem alternativas mais econômicas, como o linguiça, salsicha, ou presunto. Opte sempre pelos mais econômicos e prepare-os para que fiquem deliciosos de qualquer modo.

No que toa a frutas secas, tente optar pelas mais acessíveis sempre, tendo em conta que servem um papel secundário na nossa tábua.

Variando a tábua de frios

Se costuma servir uma tábua de frios de pobre muitas vezes em seus eventos, vai ter de arranjar forma de a conseguir variar. Isso pode ser bem complicado por estarmos a usar os ingredientes mais econômicos, mas o truque vai passar muito pela decoração e preparação.

Para variar mais deve sempre ir trocando os acompanhamentos e experimentar diferentes tipos de patês, geleias, compotas, ou até mesmo molhos para temperar os ingredientes. Diferentes tipos e pães e biscoitos podem também ser a melhor opção para variar.

No que toca às frutas, aproveite sempre as da época pois serão as mais saborosas e as mais econômicas de qualquer modo. Lembre-se que têm de dar uma boa cor à tabua de frios.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.