Arroz Carreteiro Para 30 Pessoas: Receita e Como Calcular Quantidades

Arroz Carreteiro Para 30 Pessoas: Receita e Como Calcular Quantidades

Recipe by Rita Dias
Rendimento

30

porções
Preparação

20

minutes
Cozedura

30

minutes
Total

50

minutes

Essa receita de arroz carreteiro para 30 pessoas é bem simples de fazer e fica pronta bem rapidinho. Arroz carreteiro é ideal para aproveitar algumas sobras ou fazer uma refeição quando não se quer muito cozinhar.

Ingredientes

  • 3 kg Carne seca

  • 600g Bacon

  • 3 Cebolas

  • 10 Dentes de alho

  • 3 Pimentões verdes

  • 20 Tomates

  • 9 xícaras (chá) Arroz

  • 2 maços Salsinha

  • Sal a gosto

Instruções

  • Primeiro reúna todos os ingredientes para preparar arroz carreteiro para 30 pessoas e ver que não falta nada.
  • Comece por picar a cebola, o bacon, os pimentões verdes, e os tomates depois de lhes retirar a pele. Amasse os dentes de alho.
  • Lave a carne seca e corte em pedaços ou cubinhos. Em uma panela de pressão cozinhe por entre 15 a 20 minutos.
  • Retire a carne da panela de pressão e reserve a água do cozimento.
  • Em uma panela aqueça um fio de azeite ou óleo e junte o bacon. Refogue bem e acrescente a cebola, o pimentão, e os dentes de alho amassados.
  • Quando a cebola estiver bem douradinha acrescente a carne seca para fritar bem. Acrescente os tomates e, em seguida, o arroz e a água da cozedura da carne.
  • Tempere a gosto e deixe o arroz cozinhar bem. Quando estiver junte a salsinha picada e sirva bem quente.

Notas

  • A quantidade de água para cozer o arroz é até cobrir bem os ingredientes. Tem de ser pelo menos o dobro da quantidade do arroz.

Como viu essa receita de arroz carreteiro para 30 pessoas é bem simples de fazer e se com algumas alterações pode até ser feita numa panela só para poupar trabalho depois. Se cortar os ingredientes enquanto alguns cozinham, consegue poupar muito tempo também.

Essa é uma receita de arroz carreteiro base, tal como muitas outras, mas há várias receitas que pode fazer. A base é arroz com carne seca, calabresa, ou outro tipo de carne com temperos a gosto. Algumas pessoas gostam do arroz bem temperadinho, enquanto outras preferem assim simples.

O arroz carreteiro tem algumas semelhanças ao Baião de Dois, mas esta outra receita leva também feijão o que a separa bem e dá um sabor exclusivo ao Baião de Dois.

Arroz Carreteiro Para 30 Pessoas: Como Calcular Quantidades?

Nunca é fácil cozinhar para muitas pessoas e calcular as quantidades para um arroz carreteiro para 30 pessoas pode ser bem difícil pois acaba ficando tudo junto. Como o arroz é servido como prato principal aqui calculamos um pouco mais por pessoa do que o habitual de cerca de 100g de arroz por pessoa.

De acordo com os especialistas quando o arroz é servido como prato principal deve-se usar cerca de ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa, o que equivale a cerca de 180 g quando estiver cozinhado.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Esta estimativa aponta para cima, logo para arroz carreteiro para 30 pessoas precisa de 9 xícaras (chá) de arroz cru.

A receita tem em conta que mais vale sempre sobrar algum arroz do que faltar. A quantidade de carne por pessoa é de cerca de 100g, logo para 30 pessoas calculamos que 3kg chegam, especialmente tendo em conta que juntamos também bacon à nossa receita.

Os legumes também pesam e enchem logo o cálculo está a apontar para cima. É importante lembrar que as quantidades de arroz podem variar de pessoa para pessoa: há sempre quem come menos e quem come um pouco mais.

Carnes Para Arroz Carreteiro

Em essa receita usámos carne seca e bacon para fazer arroz carreteiro, mas pode usar todo o tipo de carnes na sua receita desde que acredita que vão combinar e o resultado vai ficar bem gostoso.

Outras receitas de arroz carreteiro bem populares juntam também frango, carne moída, ou contrafilé picadinho. Com essa receita de arroz carreteiro para 30 pessoas pode também aproveitar e cortar as sobras do churrasco para a receita.

Variações dessa receita existem também um pouco por todo o Brasil e vale bem a pena explorar outras opções que tiver. Em muitas coloca-se queijo parmesão ralado antes de servir para ficar ainda mais gostoso.

Tem ainda receitas de arroz carreteiro vegano que pode experimentar e podem ser uma boa alternativa para quem não come carne.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.