Como Usar Amaciante De Carne Para Servir Sempre Bem Macia

Churrasco com carne macia, esse é o sonho de todo o mundo. E você vai aprender como fazer para servir sempre carne macia ao saber como usar amaciante de carne. Não importa o corte. As técnicas para amaciar a carne vão torná-la mais tenra.

Existem duas formas de tornar a carne mais macia: mecânica e química.

Dentro dessas duas formas encontram-se vários processos que você pode conhecer e depois adotar para si o que for mais prático.

Todos os processos que vamos apresentar funcionam. Além disso, outro fator comum é que nenhum altera o sabor final do prato, só a textura. Você vai elevar o nível de seus pratos, mesmo não comprando a carne mais tenra do talho.

Amaciantes de carne mecânicos

Os amaciantes de carne mecânicos ou processos físicos são aqueles em que o tratamento para amaciar a carne é feito através da utilização de ferramentas que quebram as fibras.

O mais comum é o corte certo. A carne apresenta as fibras alinhadas. Se pretende que ela fique mais fácil de desfazer, deve fazer cortes finos no sentido perpendicular às fibras.

Outro processo mecânico que já vem do tempo de nossos avós é o uso de um martelo para bater em todo o bife. Esse processo permite quebrar as fibras e a carne já não vai se enrolar ao cozinhar. A carne aumenta em tamanho, cerca de 20%.

Em alternativa ao martelo, é possível fazer uso da agulha para amaciar a carne, um utensílio que permite adaptar à espessura de seu bife.

No entanto, uma versão prática e eficiente para este processo que pode ser feito em casa, é a utilização de um garfo para picar, repetidamente, toda a peça de carne. Segure o garfo colocando o dedo indicador perto dos dentes, para maior precisão do processo.

Todos esses procedimentos você pode fazer em casa. E são realizados na hora de cozinhar a carne.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Se pretender levar a carne já tratada, na hora da compra peça ao talhante para passar na máquina amaciante. A maior parte dos talhos possuem uma máquina com agulhas, por onde se faz passar a carne a fim de quebrar todas as fibras.

Químicos amaciantes de carne

Esse tipo de processo é quando são usadas substâncias que agem diretamente nas fibras, quebrando-as sem a necessidade de força física.

Alguns processos demoram 15 minutos e outros podem levar até semanas. Em uns usa-se o poder de alguns alimentos, noutros usam-se químicos que podem não ser os melhores para a nossa saúde. Vamos conhecer os vários processos para que você possa escolher o que faz mais sentido para você.

Com químicos industriais

Os químicos industriais são práticos e eficientes. Basta comprar um frasquinho de amaciante para carne e polvilhar na carne 15 minutos antes de a preparar. Para peças maiores, precisa aumentar um pouco o tempo.

A maior parte destes químicos industriais já vêm acompanhados com tempero, logo você precisa ter isso em atenção.

A maior desvantagem é que está a usar compostos químicos que podem prejudicar a sua saúde. Muitos contêm na sua composição glutamato monossódico, um composto usado como intensificador de sabor.

Esta substância química está relacionada com alguns problemas de saúde.

Alguns componentes ainda não foram estudados de forma a termos a certeza do que faz ao nosso corpo, no entanto, mais vale prevenir.

Amaciar carne com alimentos

Algumas plantas desenvolvem enzimas que quebram as fibras da carne e a tornam mais macia. Então, é possível usar essas plantas como amaciante de carne. É um processo simples para fazer em casa e depois de conhecer as várias opções, você pode escolher aquela que for mais prática para você.

Em relação aos tempos apresentados, eles são uma média. Observe a sua carne e vá ajustando o s tempos para o amaciante que usou. A concentração das enzimas pode ser diferente de zona para zona e dependendo do estado de maturação da fruta.

Papaia ou mamão

Todo mundo já ouviu falar que papaia ou mamão é uma boa opção para melhorar a digestão. Isso acontece por causa de uma enzima, a papaína, que está presente nesse fruto e tem a função de quebrar as fibras da carne.

Ela é tão eficaz que a maior parte dos amaciantes industriais têm essa enzima na sua constituição como princípio ativo, ou seja, é ela que faz todo o trabalho, o resto dos componentes não fazem falta ao produto.

Existem várias formas de usar:

Leite de mamão verde – se você tem mamão verde ou a possibilidade de adquirir, ele é uma excelente fonte de amaciante para a carne. Você só precisa de fazer um pequeno corte na casca do mamão e colher o leite: 4 a 5 gotas é suficiente para amaciar 1 kg de carne em 15 minutos.

Casca de mamão verde desidratada – a papaína, o amaciante da carne presente no mamão, encontra-se em maiores concentrações perto da casca. Se você tem um mamão verde e quer aproveitar ao máximo, rale o mamão com o ralador e coloque para secar.

Depois de desidratado, passe no processador para ficar em pó. Armazene em um frasco de vidro bem fechado e sempre que precisar de amaciante para a carne use uma colher de sobremesa para um kg de carne.

Casca de mamão fresca – para usar a casca de mamão fresca você tem três opções:

  1. bata num processador a casca e depois coloque a pasta na carne;
  2. disponha as cascas diretamente em cima do bife e deixe atuar;
  3. parta a casca bem finamente e deixe em água por uns 20 minutos, use essa água para marinar a carne.

Mamão pronto a comer – essa opção também é válida, só que demora um pouco mais de tempo, pois a concentração da papaína é um pouco mais baixa. Aqui você pode dar asas à sua imaginação:

  • Cortar o mamão e espremer, deixando o suco cair diretamente na carne e envolvendo bem.
  • Fazer uma pasta com o mamão maduro e passar em toda a carne.
  • Fazer um tempero com a polpa de mamão, muito sal e outros temperos a gosto e deixar na geladeira sempre bem fechado. Quando precisar de amaciar carne, é só usar. Esse tempero pode durar algum tempo na geladeira por conta do sal, que conserva.

Abacaxi

Essa proposta é também muito prática. Por norma, duas rodelas de abacaxi com um centímetro são suficientes para amaciar cerca de 1 kg de carne.

O processo para isso é parecido com algumas das sugestões dadas para o mamão.

A primeira é que você pode picar finamente o abacaxi, ou mesmo amassar num almofariz. Depois adicione água e deixe repousar cerca de 20 minutos. Filtre a água, com a ajuda de uma peneira e é só deixar a carne de marinada nessa água. 15 minutos é tempo suficiente para que a carne fique bem macia.

A segunda é fazer uma pasta com o abacaxi e a ajuda de um processador e passar por toda a carne. Deixar atuar e cozinhar.

No caso de ter pedaços de carne mais grossos, pique a carne com a ponta da faca para o amaciante penetrar em toda a carne e não ficar apenas na parte mais externa.

Leite

O leite é considerado um amaciante que vem diretamente da natureza. Para amaciar carne com leite, você precisa de cerca de 24 horas. Assim, pense de véspera o que quer servir, caso use esse processo.

É bem simples: coloque a carne num recipiente e cubra com o leite. Cubra e leve à geladeira. 24 horas depois está pronta para usar.

Carne maturada

Carne maturada é a carne que passa por um processo de amaciamento sem adição de qualquer ingrediente. Esse processo é feito, por norma, em câmaras frigoríficas industriais.

A carne é sujeita a uma temperatura constante de cerca de 0ºC durante 21 dias, associando a esse controle de temperatura uma ventilação de excelência. Após esse tempo, a carne está pronta para ser embalada e vendida.

Existe um processo caseiro que imita um pouco esse de maturação. Demora, em média, 2 semanas. Basicamente você escolhe o corte que quer maturar, e  envolve. Depois precisa fazer uma cama de sal grosso e dispor a carne por cima.

Deve deixar na geladeira e ter em atenção vários pormenores. Decorrido esse tempo, é necessário descartar parte da carne, o que causa um desperdício. Assim, nossa sugestão é que conheça o método, só que não é o que aconselhamos que faça em casa.

Outros ingredientes usados como amaciantes de carne

Existem outros processos e dicas caseiras que pode usar, só que não garantimos o mesmo sucesso que os apresentados acima. Se quiser testar, não tem nada a perder e, quem sabe, até ache que é uma boa solução para você.

O uso de ácido é um dos processos mais comuns. Você pode usar um vinagre de sua preferência ou um citrino: limão, laranja ou lima são boas opções.

O kiwi é um fruto que também tem a fama de ser usado como o abacaxi e o mamão para amaciar a carne, só que a sua fama não é tão grande. Pode ser por dois motivos: ou não é tão usado ou não funciona tão bem.

Há ainda quem fale que o bicarbonato de sódio possa ser uma opção. Por norma, esse sal é mais utilizado para cozimento de legumes, uma vez que o seu pH é básico.

De todos esses processos, o que realmente importa é você saber que pode amaciar carne em casa e que não faz mal que seja mais musculada. Ela vai ficar a se desfazer na boca.

Veja também:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.