Melhor Carne Para Cozinhar Na Panela De Pressão: O Que Procurar E Ideias a Fazer

"

A panela de pressão é uma ajuda de excelência para preparar refeições de forma mais rápida e eficiente. Só que saber qual a melhor carne para cozinhar na panela de pressão nem sempre é fácil.

O principal segredo para cozinhar na panela de pressão e ter sucesso com sua receita, é você conhecer o tipo de carne que está a usar e então preparar tudo de acordo com sua carne.

A constituição da carne e o seu tamanho influenciam muito, tal como a receita que está a fazer em si.

Carne de primeira e carne de segunda

Se existem associações injustas na cozinha, essa é, provavelmente, uma das maiores. Não existe carne de primeira e carne de segunda. Como é que, no mesmo animal, um core pode ter mais qualidade que o outro?

O que acontece é que existem carnes que são usadas para preparações diferentes. A carne da parte da dianteira costuma ser uma carne mais macia e própria para receitas de cozimento rápido.

A carne da traseira é mais musculosa, logo com aplicações culinárias diferentes. A melhor carne para a panela de pressão costuma ser uma mais consistente, para o cozimento mais expressivo na panela.

Colágeno e gordura

Antes de falarmos em cortes das melhores carnes para a panela de pressão, é importante ter em conta esses dois pontos na hora de escolher uma carne para cozinhar na panela de pressão.

O colágeno é uma proteína gelatinosa que se encontra nos músculos e nos ossos. Ela é fundamental para o nosso corpo, de tal forma que tem pessoas que a tomam como suplemento.

Você sabe que uma carne libertou muito colágeno quando deixa o molho ou o caldo esfriar. Se ficar com a consistência de gelatina, então o corte era muito rico em colágeno.

Basicamente, o colágeno vai tornar a carne mais macia e o molho mais suave e cremoso. A melhor forma de descobrir se a carne que vai usar tem colágeno é verificar se tem osso ou se tem várias fibras.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Em relação à gordura, ela vai dar mais sabor ao prato e não deixa a carne seca. Então, prefira cortes que também apresentam partes visíveis de gordura. Não precisa de ter muita. Se tem receio que o prato fique com demasiada gordura, no final, não adicione outras fontes de gordura ao preparado.

Além disso, tem um truque que pode ajudar você a eliminar um pouco de gordura, caso seja de seu interesse. Deixe o preparado repousar uns minutos depois de cozido e verifique se no molho fica uma camada grande de gordura. Caso veja que tem muita, retire com uma colher ou com papel toalha.

Se tocar levemente com o papel toalha em cima da gordura, ele absorve-a e deixa o prato menos gorduroso.

É importante não limpar a carne para cozinhar na panela, ou você estará retirando os elementos que a caracterizam e dão aquela diferenciada na hora de você comer.

Peças inteiras ou aos cubos para a panela de pressão?

Agora que você já sabe olhar para uma carne e saber se é a melhor para a panela de pressão, é importante falar do tamanho da carne para cozinhar.

Aqui, os fatores mais importantes são: qual é a sua receita e quanto tempo tem para cozinhar a carne.

Tem receitas que falam, especificamente, qual a melhor forma de cortar a carne na panela, dizem o tamanho e a forma, por exemplo: corte a carne em cubos de aproximadamente 3 cm de lado.

Outras dizem para colocar a peça inteira. Então, nesses casos, siga a receita se procura resultado que a receita promete.

Caso seja você a decidir, tenha em conta que a carne aos cubos demora cerca de 25 minutos a cozinhar e quanto maiores os pedaços mais tempo em que acrescentar ao tempo de cozimento.

Sele sempre a carne

Qualquer carne que você vai cozinhar na panela de pressão, deve ser sempre selada. Isso quer dizer que você deve fritar todos os lados da carne, deixando uma camada caramelizada que vai impedir que os sucos saiam de dentro da carne.

A carne fica mais saborosa, por conta do caramelo e mais suculenta, pois retém os sucos, não desidratando.

Acém - a carne preferida da maior parte dos brasileiros

Quando você vai comprar a carne que quer usar na panela de pressão, pode já pedir diretamente o tipo que quer. Assim não tem que estar atenta às fibras ou à gordura.

A melhor e mais amada carne para cozinhar na panela de pressão pelos brasileiros é a do acém. É uma carne da traseira e por isso tem colágeno e pode ter um pouco de gordura.

Por norma, é cortada aos cubos e você pode encontrar várias receitas para a fazer. Na realidade, a maior parte delas varia muito pouco, por isso, escolha uma e vá adaptando da forma que você mais gosta. Confira nossa sugestão de receita simples:

Acém na panela de pressão

Ingredientes

  • 1 peça de acém de aproximadamente 1,2kg
  • 2 tomates picados finamente
  • 1 cebola picada
  • 1 copo de vinho
  • 1 xícara de água - se necessário
  • 2 xícaras de chá de cenoura em cubos médios
  • 3 batatas em cubos médios
  • Salsinha picada para polvilhar
  • 3 colheres de sopa de óleo de oliva

Instruções

  1. Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e frite a carne por todos os lados até dourar levemente. Esse processo de selar a carne é importante.
  2. Acrescente o tomate, a cebola, o vinho e a água, se necessário.
  3. Tampe a panela.
  4. Cozinhe por 25 minutos após iniciar o chiado.
  5. Desligue o fogo, deixe sair a pressão.
  6. Abra a panela e coloque a cenoura e a batata.
  7. Tampe e cozinhe por mais 5 minutos depois de iniciada a pressão. Retire do fogo, deixe sair a pressão e abra a panela.
  8. Acerte o tempero e arrume em uma travessa.
  9. Polvilhe com salsinha e sirva em seguida acompanhado do molho do cozimento.

Músculo - uma carne bem gostosa

Essa carne é, geralmente, uma carne que precisa de tempo para cozinhar. Então fazer na panela de pressão é uma das melhores opções para que possa desfrutar de uma carne rica em nutrientes, saborosa e macia.

Pode usar qualquer receita de carne na panela de pressão. O tempo de cozimento é de aproximadamente 30 minutos para carne aos cubos. Se proceder ao amaciamento da carne antes de cozinhar, esse tempo pode ser reduzido.

Costela

A costela fica excelente na panela de pressão. Como é uma carne que tem um pouco de gordura, faz o molho ficar encorpado.

Coloque a costela com osso, não desosse antes. Nesse caso, é o osso que, ao ser cozinhado, vai libertar sais minerais e colágeno para o molho. Se quiser um molho ainda mais rico, acrescente uma colher de sopa de vinagre logo no início. Esse pormenor não fará com que o sabor se altere e ajuda o osso a libertar mais nutrientes para o molho, enriquecendo-o.

Fraldinha

Tenha em conta, ao escolher a fraldinha, que ela tem aquele pouco de gordura necessária para que o prato fique super gostoso e sendo assim talvez a melhor carne para cozinhar na panela de pressão.

Uma dica de uma receita é você abrir a fraldinha como se fosse um grande bife e rechear com cenoura e o que lhe apetecer. Enrole com delicadeza. Se necessário, pode atar te com um fio e sele em toda a volta. Coloque na panela e deixe cozinhar.

Ossobuco

O ossobuco é um corte muito especial e você pode cozinhar na panela de pressão que fica maravilhoso. Veja a receita e inspire-se para surpreender todo o mundo com sua arte na cozinha.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gordura (óleo de oliva, banha, manteiga - escolha a que preferir)
  • 2 kg de ossobuco
  • 2 cebolas médias em rodelas
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 4 tomates picados
  • 250 g de molho de tomate pronto
  • 1 e 1/2 colheres de sálvia desidratada (pode ser louro também)
  • pimenta-do-reino preta a gosto
  • sal a gosto

Instruções

  1. O prato deverá ser feito em uma panela de pressão, onde adiciona-se, no começo, a gordura.
  2. Sele a carne nessa gordura e reserve.
  3. Os ingredientes deverão ser todos divididos em 2 porções
  4. Coloque em camadas na seguinte ordem: ossobuco, cebola, alho, tomate, pimentão, molho de tomate, temperos
  5. Repetir outra vez esta ordem.
  6. Fechar a panela em segurança.
  7. Levar ao fogo alto até o início da pressão (panela começa a chiar).
  8. Abaixar o fogo e contar o tempo: 50 a 60 minutos.
  9. Tirar do fogo e abrir a panela apenas após a saída natural da pressão.

Outras carnes

Todas as nossas sugestões foram de cortes de carne bovina, no entanto pode-se usar os mesmos cortes de carne de porco e de cordeiro. Seguindo as mesmas dicas, vai conseguir pratos maravilhosos.

Além disso, outra carne que fica muito boa na panela é a de galinha. Sabe aquela galinha de granja, mais velha que demora muito tempo a cozinhar? Experimente as receitas acima, substituindo a carne por pedaços de galinha.

As possibilidades de receitas com a melhor carne para cozinhar na panela de pressão incluem:

  1. Coxão com legumes e batatas
  2. Maminha inteira na pressão
  3. Cupim na pressão com legumes
  4. Carne de panela na cerveja
  5. Vaca atolada com paleta
  6. Fraldinha com cebola na pressão

Tenha sempre em conta os tempos. No entanto, a dica final é: se abrir a panela e a carne ainda não estiver bem cozida, deve voltar a cozer mais 5 a 10 minutos. Se cozer demais, aproveite e faça umas sandes de carne louca que todo o mundo vai amar.

Outros artigos:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.