Acompanhamento Para Galinhada: 12 Sugestões Que Combinam Bem

Nem sempre é fácil escolher o melhor acompanhamento para galinha. Todo o mundo sabe que o arroz fica bem delicioso, mas quem quer variar tem sempre dificuldades a encontrar boas sugestões.

Todos conhecemos a galinhada como um prato bem típico do Brasil. Lembra a comida da roça bem saborosa e feita com muito carinho. Para fazer a galinhada, o ideal é usar uma galinha caipira e evitar aquelas partes mais densas de carne, como o peito.

Ele é mais seco e não combina com a suculência que um belo prato dessa comida trás à nossa memória. Depois da galinhada pronta, é hora de servir e é muito importante ter um acompanhamento para galinhada que combine com essa receita tão amada.

Galinhada combina com qual acompanhamento?

Pela natureza do prato, há vários acompanhamentos que combinam com galinhada, incluindo algumas sugestões bem saudáveis, e outras que podem parecer óbvias, mas dificilmente nos lembramos na hora da refeição.

Os melhores acompanhamentos para galinhada são sempre aqueles que deixam o sabor do prato principal se destacar, mas também complementam bem para darem uma melhor refeição.

Salada fresca

Sendo a galinhada um prato mais denso, uma salada fresca vai sempre cair bem. Nossa primeira proposta é uma salada com pepino, pela sua frescura e toque crocante que contrasta com o prato principal.

Para servir a salada de uma forma mais prática, em uma saladeira, use o descascador de legumes para tirar fatias finas de pepino até cinco centímetros de comprimento.

Envolva-as na salada apenas depois de temperar e de forma suave. Assim elas não quebram e dão à salada um aspeto mais bonito.

Legumes assados no forno

Essa receita é excelente para acompanhar uma galinhada e dar um toque mais fit à refeição.

Tendo em conta que você já tem arroz na galinhada, seu prato principal, você não precisa adicionar a batata doce, como está na receita. Os dois são fontes de carboidratos, não convém misturar.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Tenha em atenção o pormenor que é sugerido no vídeo. Para assar todos os legumes ao mesmo tempo, você deve ter em conta o tamanho de cada legume. Por exemplo, o pimentão assa rápido, assim você corta ele maior.

A cenoura demora algum tempo a assar, então opte por cortar em palitos finos. Da mesma forma, pense em todos os outros legumes que vai juntar em sua assadeira.

Pão de alho

Embora você não o coloque no prato, essa receita é muito saborosa e serve muito bem para acompanhamento de galinhada. Depois de pronto, coloque em uma travessa, na mesa.

Você vai ver que enquanto todo mundo parece estar a comer a galinhada, o pão de alho vai desaparecer misteriosamente de sua mesa.

Se achar boa ideia, em vez de fazer o pão recheado, corte logo em fatias, disponha numa assadeira e coloque os ingredientes que são sugeridos para recheio por cima de cada fatia. Dessa forma já fica com as fatias individuais e nem precisa estar a cortar depois de pronto para servir.

Salada de mamão verde

Uma sugestão fora da caixa é essa de salada de mamão verde. Se você tiver papaia verde, pode usar na mesma. É uma combinação pouco usual, só que dá um toque de sofisticação a um prato tão tradicional como a galinhada.

Para substituir o molho de peixe, use um molho de sua preferência ou um molho de soja, por exemplo.

Uma vez que está utilizando mamão verde, não deite fora as cascas. Como sabe, elas têm aquele líquido branco típico. Sabia que esse leite pode ser usado como amaciante caseiro para carne? Ele faz uma carne com mais músculo parecer uma carne de primeira.

Salada de manga e pepino

Uma ideia de acompanhamento para galinhada é essa mistura inusitada entre manga e pepino. A simplicidade dos ingredientes dessa combinação casa com a complexidade do sabor da galinhada.

Sendo uma receita refrescante e bem saborosa, você pode preparar todos os ingredientes com antecedência, pois eles não oxidam. Apenas deixe o abacate para cortar na  hora ou regue-o com suco de limão para não ficar castanho.

Se não quiser usar manga, substitua pela fruta que mais gosta. De preferência uma que seja adocicada como a manga para a salada manter todas as características que a tornam especial.

Chá mate gelado

No que toca a bebidas, um bom acompanhamento para galinhada é uma cerveja bem fresquinha. Em alternative tem esse chá de mate bem fresco que não desilude.

Seguindo a receita direitinha, nem precisa de acrescentar açúcar, o que faz esta opção ser bem saudável.

Se você guardar na geladeira antes de servir, experimente, em vez de juntar cubos de gelo na hora de servir, adicionar uma água com gás. Fica uma espécie de refrigerante caseiro, saudável, saboroso e que todos podem beber sem qualquer contraindicação.

Milho assado

Milho assado é tão delicioso que combina com tudo. Então ter uma travessa de milho em cima da mesa para que todos possam saborear enquanto vão comendo a galinhada é simplesmente maravilhoso.

Você pode preparar o milho cozido, assado no forno ou na brasa. Escolha a forma que for mais conveniente para você na hora de preparar a refeição.

Lembre que a manteiga dá sempre um sabor bem especial ao milho.

Nossa sugestão é que use uma manteiga aromatizada. Pode ser com alho e cheiro verde. Depois é só barrar.

Lembre-se de colocar guardanapos a mais na mesa. A maior parte das pessoas gosta de comer o milho usando as mãos, principalmente as crianças. E nós sabemos que é muito mais fácil.

Farofa simples

Essa sugestão parece fora da caixa? Só que não. Experimente e verá que até vai querer repetir outras vezes. Não vai usar essa receita só para acompanhar a galinhada, como também passará a preparar para outras situações.

Os ingredientes são bem poucos e o objetivo é esse mesmo, manter a farofa simples para que possa ser o acompanhamento certo para a galinhada.

Como estamos habituados a comer farofa com mais elementos na receita, a primeira vez que você experimentar essa receita simples vai se sentir tentada  a acrescentar mais ingredientes. Depois de testar, então sim, faça as alterações que desejar e torne essa uma receita muito sua, ao seu estilo.

Salada de chuchu

Essa receita do vídeo tem os ovos, só que, para acompanhamento para galinhada você não precisa colocar os ovos.

É uma sugestão muito econômica, principalmente se você colher o chuchu na sua horta. O chuchu rende muito nessa receita e dois chuchus médios dá à vontade para seis pessoas.

Se não tiver chuchu, teste essa receita com abobrinha aos cubos ou com um mix de legumes aos cubos, cozidos ao vapor.

Para que a apresentação fique colorida, use o pimentão de uma cor que contrasta com o resto dos legumes usados.

Salada de tomate (mesmo com sementes)

Essa salada é única. A preparação da receita está nos detalhes. São eles que fazem toda a diferença.

Por exemplo: para você deixar o tomate mais carnudo, a opção é retirar as sementes. Só que isso gera muito desperdício e demora mais tempo.

Para que o tomate fique mais volumoso e a salada mais gostosa, deixe as sementes que o resultado final vai surpreender você.

Em relação ao tamanho, escolha aquele que mais preferir. A única regra para cortar o tomate é que não seja necessário ele ser cortado no prato antes de ir para a boca. Isso quer dizer que não convém ter pedaços demasiado grandes.

Se as crianças também vão comer salada, preste especial atenção ao tamanho do tomate. Se elas acharem que é grande demais, deixam no prato.

Tenha em conta que essa salada precisa de tempo para descansar e desidratar o tomate.

Esse processo intensifica o sabor do tomate, então, se planeje para deixar a primeira parte da salada preparada de véspera. Vai fazer uma grande diferença no final.

A água, pode usar para a sopa ou para o estufado, tenho só em atenção que ela já tem uma boa quantidade de sal, não adicione muita e verifique o sal antes de colocar mais.

Azeitonas temperadas

Essa dica não serve apenas de entrada. Você pode colocar na mesa e assim quem quiser adiciona ao prato com a galinhada.

É saborosa, sai do normal dos acompanhamentos e todo o mundo adora azeitona temperada. Esse tempero é idêntico a muitos temperos usados em restaurantes.

Geralmente é mais comum usar em uma refeição mais frugal, típica da roça ou então nos almoços ou jantares mais descontraídos.

Sangria de cerveja

Embora sendo uma bebida de origem espanhola, a sangria chegou a todo o mundo. É refrescante, saborosa e você pode fazer em sua casa como acompanhamento para galinhada.

Geralmente ela é feita com vinho ou espumante, só que essa sugestão é para que você use a cerveja. Torna a sangria mais leve e se for para acompanhar uma refeição, não misture mais nenhuma bebida alcoólica.

Você pode fazer uma versão dessa sangria para as crianças usando o chá de mate e a água com gás. Será uma bebida muito apreciada por quem não pode beber álcool.

Se não tiver as cerejas, opte por outros frutos à sua escolha. Os morangos ou os mirtilos ficam muito bem nessa sangria.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.