O Que Combina Com Peixe Frito? 15 Sugestões Para Experimentar

Se você domina a aventura de fritar peixe, então vamos falar especificamente sobre o que combina com peixe frito. Saber as melhores receitas de acompanhamentos para peixe frito ajuda a satisfazer o gosto mesmo dos mais gulosos e a variar sempre nas apresentações.

De entre todas essas sugestões, opte por aquela ou aquelas que lhe chamam à atenção logo no início. E aventure-se a pensar fora da caixa, testando alguns acompanhamentos para peixe frito fora do comum.

Acompanhamentos para peixe frito que fazem sentido

Os melhores acompanhamentos para peixe frito têm sempre algumas características, incluindo que não se vão sobressair demais sobre o peixe em si, e que vão deixar a refeição total mais saborosa.

Além desses acompanhamentos, para ter uma melhor lista do que combina com peixe frito saiba que molhos como o molho tártaro, maionese caseira, e até mostarda e mel ficam muito bem.

Batata cozida e temperada

Nossa primeira sugestão é o acompanhamento mais tradicional, aquele que todo o mundo ama, só que nem sempre se lembra de preparar.

O segredo do sabor que distingue essa preparação é ter o cuidado de adicionar o alho bem picadinho enquanto a batata está quente.

Com o calor, todo o aroma do alho passa para a batata, sem que ele cozinhe demais, ficando um sabor inconfundível nas batatas. No vídeo foi usada salsinha picada, só que você utiliza o cheiro verde de sua preferência.

Legumes salteados

Para dar aquele toque de prato super saudável, fazer a junção de peixe com legumes é perfeito. Você não precisa fazer apenas com os ingredientes que estão no vídeo.

Veja quais legumes tem na geladeira e comece a prepará-los.

Desse vídeo destacamos o processo de saltear. É importante os legumes não ficarem muito tempo em contacto com a frigideira. Quando isso acontece, eles liberam muita água e, em vez de ficarem salteados, começam a cozinhar.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Risoto de alho poró e limão siciliano

Esse acompanhamento é bem saboroso e o contraste do risoto com aquele toque a limão é perfeito para acompanhar o peixe frito. Decore o peixe frito com uns gomos de limão para combinar com o acompanhamento.

Se você não tiver arroz para risoto, pode usar qualquer um. Se der para escolher aquele que tem o grão mais curto, ele é mais rico em amido, então o preparado fica melhor.

Batata frita crocante

Você conhece o prato fish and chips? Ele é natural do Reino Unido e todo o mundo ama comer essa combinação. O que você acha de importar um prato de lá da Europa para a sua mesa?

É algo que não é muito comum, só que é maravilhoso e todos vão querer repetir depois de experimentar. Esse acompanhamento, geralmente, é muito apreciado por crianças e jovens. Claro que fica excelente para fazer naquela jantarada de amigos e servir com uma cerveja bem fresquinha a acompanhar.

Se você tem tempo, procure preparar uma grande quantidade dessa batata, de acordo com o processo ensinado no vídeo. Depois é só congelar. Tem uma validade de 3 meses e está sempre pronta a usar. É essa a validade dessa batata no freezer.

Brócolis ao vapor

O brócolis fica sempre bem, pois o contraste em termos de cor é maravilhoso. Então nossa sugestão é que opte por um processo de cozimento que permita manter a cor do brócolis bem viva.

No caso do vídeo, os legumes são cozidos ao vapor, porém, se você não tem essa opção, coloque-os na água e acrescente um pouco de bicarbonato de sódio. Isso faz a cor manter-se bem viva e o processo de cozimento torna-se mais rápido.

Purê de mandioquinha ou batata baroa

Esse acompanhamento para peixe frito é rápido para fazer, prático e muito saboroso. Em 4 minutos fica pronto para levar para a mesa e fazer as delícias de miúdos e graúdos.

A mandioquinha é uma raíz que cozinha muito rapidamente. Se você partir a mandioquinha em pedaços bem pequenos, ainda acelera mais o processo.

Nossa principal sugestão é que você adapte a textura do purê de mandioquinha ao seu gosto.

Algumas pessoas gostam dele mais massudo, outras apreciam o purê com uma consistência mais macia. Adapte as quantidades de ingredientes ao seu estilo.

Abóbora assada, receita da roça

Quase se pode dizer que qualquer legume combina com peixe frito, no entanto poucas pessoas se lembram de usar a abóbora assada para acompanhar peixe frito. As texturas diferentes são uma combinação excelente e disruptiva para colocar no prato.

Tem os que vão amar e os que vão odiar e está tudo bem. É assim que se diferenciam os grandes chefs.

Se há uma planta aromática que combina com a abóbora é o alecrim. Então use e abuse desse tempero, se você ama o sabor.

Farofa de banana da terra

Essa farofa é maravilhosa. Aliás, você pode fazer a sua receita favorita de farofa para acompanhar o peixe frito. Como a farofa é um pouco seca e o peixe também, prepare um molho de sua preferência para acompanhar esse prato.

Nossa sugestão é fazer um molho de iogurte, pois é fresco e fica bem com o peixe. No entanto, pode optar por uma maionese caseira ou outro molho de sua escolha.

No vídeo a sugestão é usar farinha de trigo para a farofa, só que você pode fazer com farinha de mandioca que fica maravilhoso.

Milho cozido

Não se pode falar no que combina com peixe frito sem falar em milho cozido. É uma combinação menos usual, porém muito apreciada.

Pode cozinhar na panela de pressão para despachar. Tempere apenas com sal e na hora de servir, enquanto está bem quente, coloque um pouco de manteiga por cima, para derreter e envolver todo o milho.

Uma sugestão: use manteiga aromatizada, com alho e salsinha, para colocar por cima do milho. Os sabores acentuam-se e combinam na perfeição.

Berinjela com cominhos e mel

Essa é uma receita muito amada no mundo low carb. Além de ser muito saborosa, ela é baixa em calorias, o que é ideal para quem está a fazer dieta ou para diabéticos.

Em relação ao mel, doseie para que possa apenas caramelizar e não abusar do sabor doce.

Batata doce

Mais crocante ou mais macia, você escolhe como quer servir a batata doce. Para isso só precisa controlar o tempo que está no forno. Se quer mais crocante, deixe mais tempo.

Essa receita é maravilhosa e além disso rica numa combinação de especiarias que possuem propriedades medicinais, ajudando o seu sistema imunitário a ficar mais forte.

Uma sugestão nossa para essa maravilha é acrescentar aos temperos umas folhas de alecrim. Pode ser fresco ou seco. O seu sabor único é o aliado perfeito para a batata doce feita dessa maneira.

Gratinado de couve-flor

Outra opção é fazer um gratinado de legumes com bechamel. É um acompanhamento muito saboroso e pode fazer com os legumes que tem na geladeira.

A receita mostra a couve-flor, só que você pode aproveitar essa receita e colocar mais variedade de legumes. Experimente com abobrinha, nabo, cenoura, vagem, por exemplo.

Bolinho de espinafre

Mais uma sugestão de fazer crescer água na boca. Essa ideia de fazer bolinho de espinafre é ideal para variar os acompanhamentos e para fazer os mais céticos em termos de sabor comerem essa folha.

Fica saborosa e é excelente para acompanhar qualquer peixe frito. Essa receita precisa de um molho para acompanhar. Se você costuma fazer molho para acompanhar o peixe, use o mesmo.

Ou então pode fazer uma mistura de maionese com mostarda e temperos a gosto, como cebola roxa picada, pimenta e salsinha, envolver tudo, temperar com sal e colocar na mesa.

Feijão tropeiro

Disruptiva e gostosa, essa sugestão permite juntar dois mundos muito diferentes, mas que juntos tornam a experiência gastronômica muito mais intensa: o mar e a terra.

Do mar temos o peixe frito que pede um acompanhamento que o evidencie no prato. Da terra temos as carnes usadas na receita que contrastam e complementam ao mesmo tempo o mundo de sabores.

Você pode fazer essa receita com menos carnes, se preferir, no entanto não exclua demais, pois a combinação deste acompanhamento com o peixe frito pretende ser fora da caixa.

Veja também: O Que Acompanha Feijão Tropeiro? 16 Ideias Deliciosas

Arroz branco soltinho e salada de alface

Nossa última sugestão é básica, comum e muitas vezes negligenciada por ser tão simples. Só que o simples pode fazer toda a diferença no dia a dia, se for o simples bem feito.

O vídeo mostra a forma de preparar um arroz branco soltinho e dá todas as dicas necessárias para que o básico fique perfeito. Depois você pode incrementar essa preparação adicionando outros produtos. Uma sugestão muito apreciada é juntar cenoura ralada. Assim dá cor ao prato, acrescenta valor nutritivo e variedade.

Para completar o prato de peixe frito e arroz branco, faça a básica salada de alface com o tempero de azeite, vinagre e sal, simplesmente.

Na cozinha importa fazer o básico bem feito e depois experiências disruptivas que nos fazem ter experiências diferentes para a mesma ação: comer. Capriche na apresentação, pois é na visão que começa o ato de nos alimentarmos.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.