15 Saladas Para Acompanhar Feijoada Que Vai Desejar Ter Experimentado Antes

A feijoada é um prato denso e forte. Tem sabores e texturas variados e por isso as melhores saladas para acompanhar feijoada têm de ter esses aspetos em conta.

Só que você não precisa ficar condicionada a apenas alguns alimentos. Mesmo que tenha uma salada mais densa, confira nossas dicas que vão ajudá-la a adaptar qualquer das receitas sugeridas para a feijoada.

Qual a melhor salada para acompanhar feijoada?

A melhor salada para acompanhar feijoada vai ser uma bem fresquinha eu não tenha sabores demasiado fortes para ultrapassar a feijoada, mas que também não seja tão fraca que nem se sente.

Idealmente, uma boa salada para feijoada vai ter cores bem vivas para ajudar o prato a destacar-se e até alguns elementos que combinam com as carnes que vão estar nessa refeição. Veja abaixo as nossas sugestões.

Salada de folhas

Nossa primeira sugestão é uma salada com folhas verdes. Pode se inspirar na receita que partilhamos ou fazer a sua preparação com as folhas que tem em casa.

O segredo desse prato é usar pelo menos 3 variedades de folhas. Combine 3 tipos de alface ou alface e outras folhas como rúcula ou espinafre. Dê ênfase à alface pois ela apresenta um sabor mais neutro.

Em termos de tempero, opte por algo simples como limão, sal e óleo de oliva, apenas.

Vinagrete de banana da terra

Essa receita é aconselhada pois é bem fresca. Juntamente com a banana da terra, a salada leva cebola roxa e tomate.

Só que a frescura toda é dada pela combinação de ervas aromáticas frescas que são adicionadas ao preparo.

Os coentros têm um sabor bem característico e algumas pessoas podem não gostar. Se for o seu caso, substitua por outra erva ou, simplesmente, não coloque.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

A hortelã é a responsável pela leveza de sabor que essa mistura oferece. É por isso que essa sugestão para acompanhar feijoada é uma de nossas dicas preferidas.

Salada coleslaw

Se você não conhece essa preparação pelo nome, você não é a única. Em muitos lugares é uma designação pouco usada para essa salada. Já ouviu falar em salada de repolho? É a coleslaw.

É uma receita que pode ser uma das melhores saladas para acompanhar feijoada e a grande vantagem é que ela não necessita ser preparada em cima da hora.

Se optar por essa dica, faça a preparação cedo e coloque na geladeira para estar bem fresca na hora de servir e assim contrastar com a feijoada. É uma receita simples e rende muito, ideal para quando tem muita gente à mesa. Além disso, fica econômica.

Salada de manga refrescante

Existem duas formas de você servir essa receita.  A primeira é como entrada antes do prato principal, a feijoada. Ela é adocicada e refrescante, por isso vai abrir o apetite a todo o mundo.

A segunda forma de servir essa deliciosa preparação é como acompanhamento da feijoada. Com os seus sabores contrastantes e a sua frescura natural, essa salada vai combinar com a feijoada.

Esse é um acompanhamento fora da caixa, ninguém vai estar à espera, só que todos vão amar. Experimente que vai dar certo.

Uma dica para a cebola roxa que vai usar nesta receita manter a crocância é deixar ela, depois de cortada, em água com gelo. Pode fazer esse procedimento sempre que servir cebola crua que incrementa o sabor e a textura de seu prato.

Salada de repolho com gergelim

O segredo do sabor dessa receita de salada é aromatizar o óleo de oliva com o alho para que o sabor fique mais intenso.

Nessa receita as folhas do repolho são partidas com a mão e ficam a descansar por 40 minutos com um pouco de sal. Elas são colocadas num saco de plástico e o ar é todo retirado para que o processo seja mais eficiente. Esse procedimento também faz com que as folhas não fiquem oxidadas, pois não estão em contacto com o oxigênio.

Se você optar por essa salada para acompanhar feijoada, não precisa de adicionar o molho shoyo, pois a feijoada já tem um sabor intenso. Aumente a quantidade de óleo de oliva, se necessário, para substituir o shoyo.

Salada refrescante de melancia

Deliciosa, suculenta e com uma textura muito característica, essa receita vai amenizar todo o calor da feijoada e contrastar em termos de sabor. Sempre combina muito bem um doce com um salgado se soubermos harmonizar da forma certa os sabores.

O molho sugerido é suave e bem ao estilo que confere com o propósito de uma salada que vai servir de acompanhamento para a feijoada. Se quiser, use um queijo mais suave, em vez do feta, ou então nem coloque.

Salada de pepino com alho

Essa receita, em relação à maior parte de nossas sugestões, já é mais forte em termos de sabor, só que é tão saborosa e tendo em conta que é crocante, serve perfeitamente para acompanhar nosso prato principal.

Você não precisa colocar o molho shoyo, se servir com a feijoada. Ele vai fazer com que fique com um sabor mais denso e não precisa disso nessa combinação. Pode usar o óleo de oliva em vez do de gergelim.

Salada de quinoa

E se você surpreender todo o mundo com uma mudança especial? Ninguém vai estar à espera e podem até estranhar. Só que, depois de experimentarem, vão pedir para repetir.

E se você substituir o arroz que acompanha a feijoada por uma salada de quinoa? Pode substituir à vontade o arroz pela quinoa que isso vai apenas aumentar o valor nutricional do seu prato.

Esse preparado combina bem se está um tempo de muito calor e você vai servir um almoço. Todo mundo gosta de feijoada e de almoços mais suaves, quando está calor. Então essa fusão é perfeita.

Salada de legumes salteados

Para uma versão mais fit da sua feijoada, o que acha de servi-la acompanhada de uma salada de legumes salteados?

A abordagem é diferente da mais comum para saltear legumes. Eles são salteados depois de cozidos. O processo de saltear os legumes, nesse caso, é apenas para lhes dar mais sabor.

Pode servir quente ou à temperatura ambiente, como lhe apetecer e for mais conveniente.

Salada de abacate

Uma salada para acompanhar feijoada que é simplesmente maravilhosa é a de abacate. Com o tempero certo pode fazer uma associação perfeita pela sua suavidade que combina tão bem com o sabor forte da feijoada.

Se usar um pouco de limão no tempero, dá para fazer esse acompanhamento com antecedência. O limão evita que o abacate fique escuro.

Evite usar abacate maduro demais, pois ao misturar ele vai ficar todo desfeito. Se isso acontecer, não se preocupe. Na cozinha sempre podemos aproveitar. Use o preparado para fazer guacamole.

Se sobrar salada e não quiser voltar a servir noutra refeição, pode também fazer guacamole com o resto.

Salada de brócolis

Para uma pegada mais verde, use uma salada de brócolis como essa sugestão que deixamos em vídeo. Como ela leva maçã, tem um toque adocicado, perfeito para o contraste com a feijoada.

Se você aprecia, acrescente a essa preparação floretes de couve-flor que acompanha muito bem todo o conjunto.

Salada de cebola

Quer servir salada e não tem nada em casa para a fazer? Faça só com cebola. É crocante, gostosa e é uma boa salada para acompanhar feijoada.

Embora não seja um passo obrigatório, se você tiver tempo para deixar a cebola descansar na água com gelo, ajuda a ficar ainda mais crocante.

Uma dica extra para preparar essa salada é usar uma mistura de cebolas: a branca e a roxa. Assim você apresenta um resultado final com mais cor. Um prato colorido é sempre muito mais apetecido.

Salada Waldorf

Essa receita é mais elaborada e, como leva nozes e amêndoas, torna-se mais cara. Pode ser servida em dias especiais, numa combinação inusitada de salada com feijoada.

Para que essa associação fique perfeita, convém que a feijoada seja temperada de forma mais suave. Embora seja mais comum ser a feijoada a rainha do prato, nesse caso as coisas mudam e o protagonismo passa para a salada.

Salada de tomate ou o tradicional vinagrete

Vinagrete fica bem com tudo. A feijoada não é exceção. O que nós muitas vezes chamamos de vinagrete é a mistura do molho vinagrete com outros ingredientes, como o tomate e a cebola roxa, por exemplo.

A origem do vinagrete diz-nos que ele é só a mistura de uma gordura, nesse caso o azeite, e um ácido, o limão ou o vinagre. Tradicionalmente, no Brasil, a gente chama de vinagrete a uma espécie de salada de tomate.

Na real, o nome pode importar, só que o resultado final é o que tem mais impacto.

Leia também: Vinagrete Para 20 Pessoas: Quantos Tomates?

Se quiser elevar o nível dessa sugestão, coloque junto uma mistura de pimentões coloridos e finamente picados ou mesmo cubos de pepino, sem a semente.

Salada de beterraba

Embora sendo uma combinação arriscada, pois nem todo o mundo aprecia o sabor da beterraba, você pode escolher servir uma salada assim para acompanhar a feijoada.

Note que a cor da beterraba vai apresentar pouco contraste com a feijoada. A fim de você fazer uma apresentação mais agradável aos olhos acrescente um cheiro verde à beterraba. Coentros, cebolinho, salsinha ou hortelã combinam bem. Selecione a que mais gostar e acrescente.

Embora você possa misturar duas ervas aromáticas, nossa sugestão é que evite isso, pois a feijoada já tem sabor intenso e o que você quer acrescentar com essa salada é um toque de frescor, não uma combinação acentuada de sabores.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.