A dobradinha é um prato tradicional do norte de Portugal que se expandiu um pouco por todo o território desse país e também do Brasil. Também é conhecido por dobrada ou buchada em algumas regiões, e o seu nome vem de ser preparado com o bucho de animais.
Por norma, é usado o bucho de boi pelas suas qualidades. Este é devidamente limpo e cozido com diversas especiarias para fazer um prato extremamente saboroso. É tão saboroso que viu um dos mais famosos poetas portugueses, Fernando Pessoa, criar um poema em seu nome.
Origem da dobradinha
A dobradinha, como referido acima, é um prato tradicional do norte de Portugal, e na cidade do Porto especificamente é também conhecido como tripas à moda do Porto. Com isso podemos entender o porquê de Fernando Pessoa ter chamado o seu poema de ‘Dobrada à moda do Porto’.
É ainda na cidade do Porto que mais se consome este prato, tanto que em Portugal muitas vezes pessoas de lá são apelidadas de tripeiras, mesmo pelo consumo desse prato. A dobradinha é um prato que existe desde o período dos descobrimentos de Portugal, tendo sido criado entre 1415 e 1543.
O prato é tão famoso que chegou a ser candidate e finalista num concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, ao lado de outros clássicos como a alheira de Mirandela e o caldo verde.
Note que a dobradinha, além do estômago do boi, leva outros tipos de carnes, além de embutidos, legumes, e o tradicional feijão branco.
Receita de dobradinha
Deixamos aqui uma receita bem simples de dobradinha que deve por norma ser acompanhada de um arroz branco e fica deliciosa.
Ingredientes
600g Dobradinha limpa
500g Feijão branco
½ Frango
2 Cebolas
2 Folhas de louro
4 Dentes de alho
60g Bacon
300g Cenoura
150g Linguiça calabresa
2 Tomates
1 colher (sopa) Cominhos em pó
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Cheiro-verde a gosto
Instruções
- Comece por reunir todos os ingredientes que necessita para fazer dobradinha e se certificar que não falta nada.
- Ponha o feijão de molho em água na véspera e no próprio dia ponha-o numa panela coberto com água para o cozer. Tempere a água da cozedura com sal e cozinhe até o feijão ficar macio.
- Pique a cebola, os dentes de alho e o tomate. Corte a linguiça e o bacon em pequenos cubos e corte e cenoura em rodelas.
- Coloque a dobradinha em uma penal de pressão com água e tempere com as folhas de louro e sal. Tape e coza durante pelo menos uma hora para ficar bem cozida. Coza o frango em uma panela à parte.
- Corte a dobradinha em pequenos pedaços e reverse. Desfie o frango e reserve junto da dobradinha. Reserve a água do cozimento.
- Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados.
- Quando a cebola estiver bem douradinha junte o bacon e a linguiça e deixe cozinhar alguns minutos.
- De seguida junte o tomate picado e mexa bem para criar algum molho enquanto o tomate cozinha.
- Junte a dobradinha e o frango, e mexa muito bem. Junte de seguida 600ml da água do cozimento da dobradinha, mexa bem e tape.
- Deixe cozinhar tapado durante cerca de 5 minutos, e junte o feijão branco.
- Tape e deixe novamente cozinhar por 15 minutos para o molho apurar bem.
- Misture o cheiro verde e retire logo do lume. Sirva acompanhado de arroz branco.
Vìdeo da Receita
O que combina com dobradinha?
Agora que já sabe o que é dobradinha e como preparar, falta saber o que combina com este prato tradicional e tão saboroso. Geralmente, é acompanhado de um arroz branco soltinho e um bom vinho, mas também pode ser acompanhado de refrigerante.
O prato pode também ser acompanhado de um bom pão rústico para aproveitar todo o molho que tem nele, ou até uma salada bem refrescante para fazer algum contraste e dar um melhor sabor. Se conseguir usar ingredientes crocantes na salada como cenoura e pepino, ainda melhor.
Pode temperar a salada com molho de limão ou vinagra balsâmico para ficar ainda mais saborosa. Alternativamente, pode acompanhar a dobradinha apenas com batatas assadas que combina muito bem também. Se preferir fritas, faça em cubos para terem mais alguma textura.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Que benefícios tem a dobradinha?
Já sabe o que é dobradinha, como preparar, e com o que acompanhar. Agora falta apenas saber que benefícios tem a dobradinha para ter ainda mais motivação de experimentar esse delicioso prato da gastronomia portuguesa.
Muita gente evita comer dobradinha apenas por ser feita com o bucho de boi ou de outros animais, além de outras carnes. O contraste das texturas é desagradável para algumas pessoas, enquanto outras adoras misturar esse contraste com o incrível paladar.
O prato em si é bem nutritivo. O bucho é fonte de proteínas e muita fibra além de ser bem hidratado, e a receita em si acaba por ter muito potássio, fósforo, e se não conseguir evitar demasiado também sódio.
Isto significa que ajuda a funcionar bem o intestino, prevenir doenças como a diabetes, e a reduzir o colesterol. Como é rica em legumes tem montes de coisas boas para nós, sendo que o que mais mal faz em essa receita é o bucho que caba por ser mais gorduroso.
Esperemos que tenha gostado de saber o que é dobradinha e que possa agora aproveitar esse prato tradicional.
Outras receitas:
- Maionese para churrasco para 30 pessoas
- Maionese Para 30 Pessoas | Receita Para Churrasco e Salada
- Churrasco Para 30 Pessoas | Receita com Quantidade a Servir
- Vinagrete Para 20 Pessoas: Quantos Tomates?
Deixe uma resposta