15 Ideias De Acompanhamento Para Costelinha De Porco

costelinha de porco

A costela de porco é um corte bem saboroso que dá para fazer centenas de receitas incríveis, e um bom acompanhamento para costelinha de porco faz toda a diferença em uma refeição. Nesse artigo focamo-nos em acompanhamentos que chegam às expectativas.

Note que não nos vamos concentrar nos molhos que podem ser feitos para acompanhar costelinha de porco pois este são muitas vezes embutidos na receita e não dá para fazer muitas alterações. Molho barbecue, de mel, ou caldo apenas são todos combinações excelentes.

A importância desses acompanhamentos é que ajudam sempre a limpar o paladar antes de continuar com a costelinha de porco e o delicioso molho que tiver a acompanhar. Serem práticos de preparar é bom, pois as costelas podem sempre demorar algum tempo.

O que acompanha costelinha de porco?

Há sempre várias opções disponíveis para acompanhar costelinha de porco, mas por vezes o acompanhamento ideal depende da receita e do tempo que está lá fora. Assim deixamos aqui algumas sugestões para você escolher o que acompanha costelinha de porco melhor.

Entre essas sugestões vamos passar por acompanhamentos bem mais básicos como o arroz, mas também coisas mais complexas que se tiver convidados os vai impressionar mesmo por serem coisas que vemos mais em restaurante e menos em casa.

Note que mesmo com esses acompanhamentos vai precisar de guardanapos e muitos, pois comer costela de porco faz sempre sujeira.

Purê de batata

Um purê de batata caseiro e bem feito é quase impossível de resistir. Essa receita acima permite criar um purê bem gostoso e cremoso que fica na perfeição como acompanhamento para costelinha de porco, pois combina até com o molho que tiver de sobra.

Fazer purê é bem fácil e como tal não vai perder muito tempo a preparar essa refeição, especialmente se assar a costela de porco.

Vinagrete

A vinagrete não precisa de acompanhar apenas o churrasco, mas pode ser também usada como acompanhamento para assados como o caso da costela de porco. É uma receita bem fácil de preparar e de fazer para mais pessoas.

Por aqui já vimos como fazer molho vinagrete até para 50 pessoas. O básico precisa apenas de tomates, cebolinha, cheiro verde, cebolas, pimentões, coentros, e óleo de oliva.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Cuscuz Marroquino

O cuscuz marroquino é bem prático de saboroso de preparar, além de ser muito versátil. Pode ser criativo e combinar uma variedade de vegetais, ervas, e especiarias nessa receita para elevar o acompanhamento a outro nível.

Pode decorar com cenoura, amêndoa, cebola caramelizada, ou até bacon para dar mais textura e sabor a esse prato.

Batata recheada de forno

A batata recheada de forno fica deliciosa e muito cremosa, ideal como acompanhamento para costelinha de porco cheia de molho deliciosa. A batata recheada base precisa apenas de umas batatas grandes, creme de leite, bacon ou presunto, e queijo mozarela.

O grande truque para fazer batata recheada é cozer um pouco para poder retirar o recheio e colocar lá o que quiser. Pode até colocar apenas legumes se preferir.

Purê de abóbora

Se o purê de batata doce não é o ideal para si, pode experimentar um bem mais doce e diferente: o purê de abóbora. É bem fácil de preparar e fica delicioso, precisa apenas de manteiga, abóbora, pimenta do reino, salsinha, cebola, e alho.

Preparar a abóbora dá um pouco mais de trabalho mas o resultado final fica bom o suficiente para valer a pena o esforço.

Legumes assados no forno

Super saudável, fácil, e econômico. Fazer legumes assados no forno é muito prático pois precisa apenas de escolher os legumes que quer assar, cortar em pedaços generosos para ir ao forno, e esperar que fiquem assados.

O tempero dos legumes depende sempre de si mas por norma usa-se apenas óleo de oliva, sal, e pimenta do reino. Pode por exemplo juntar alecrim, suco de limão, ou outros ingredientes.

Feijão cremoso com molho de tomate

Feijão cremoso com molho de tomate é um acompanhamento para costelinha de porco ideal por estar também cheio de sabor. Pode fazer caseiro ou usar apenas uma latinha de supermercado para esse acompanhamento, que faz tudo mais simples.

Tomates verdes fritos

Tomates verdes são mais rijos e azedos e acabam por não ser os mais populares, especialmente quando existem tantos outros tipos de tomate ideais para receitas sem conta. Tomates verdes fritos são mesmo uma receita a experimentar no entanto, pois fica com um sabor ideal para acompanhar costelinha de porco.

Coleslaw

Porque não fazer coleslaw como acompanhamento para costelinha de porco? É uma salada de repolho cru que combina na perfeição com tudo o que leva molho barbecue, e é muito fácil e prática de fazer, pois precisa apenas de alguns legumes.

O molho de tempere é apenas feito com maionese e um pouco de limão. O que dá mesmo mais trabalho +e preparar o repolho para a salada.

Milho assado

Já vai fazer sujeira com a costelinha de porco, logo não custa nada continuar um pouco e fazer milho assado para ter uma das mais deliciosas refeições que poderia preparar. Se tiver convidados vai precisa ainda de mais guardanapos do que iria esperar.

Com um pouco de manteiga e ervas e bem temperado com sal o milho assado é mesmo um dos melhores acompanhamentos para costela de porco.

Pickles empanado

Para os brasileiros comer pickles empanado e frito parece um pouco estranho, mas nos Estados Unidos é bem popular e por bom motivo: é um petisco dos mais deliciosos que poderia encontrar. Para esse petisco precisa de mente aberta, mas o resultado é mesmo perfeito.

Junte o pickles empanado a outro acompanhamento para costelinha de porco para não ser assoberbado pelo sabor ser sempre o mesmo.

Salada de maionese

Juntar maionese com alguns legumes e ovo cozido faz uma salada deliciosa que vai impressionar todos os seus convidados. Precisa apenas de cozinhar os legumes e os ovos, deixar esfriar, e juntar tudo com maionese antes de temperar.

Essa salada é bem fresca e acompanha costelinha de porco na perfeição pela diferença forte de sabores.

Batata doce frita

Batata normal frita seria o acompanhamento para costelinha de porco mais esperado que poderia ver nessa lista, mas já experimentou batata doce frita? É bem deliciosa e com o sabor doce ajuda a fazer até a carne melhor de se comer.

Se conseguir servir enquanto estão crocantes por fora e bem macias por dentro, vai ver que se torn difícil volta para batata frita normal.

Salada caprese

O nome de salada caprese pode ser um pouco estranho, mas já muita gente conhece bem essa salada: é uma salada feita com tomate e queijo mozarela. Fazer do modo que vê em esse vídeo vai certamente surpreender todos os seus convidados.

Pode também fazer a salada de forma mais simples misturando apenas o tomate com o queijo e outros ingredientes à sua escolha.

Salada de brócolis

Uma salada simples de brócolis é bem deliciosa e saudável. Consegue fazer enquanto faz a costelinha de porco sem grande dificuldade e o resultado final combina bem mais do que seria de esperar.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.