13 Saladas Para Restaurante Que Fazem Sucesso

Sabia que há a falsa ideia que saladas para restaurantes tem que ter alface, tomate, cebola e cenoura. O resto não importa? E os temperos só podem ser azeite, sal e vinagre. De vez em quando um cheiro verde ou uns oréganos e está tudo despachado.

Ora, não é bem assim. Existem muitos restaurantes que oferecem uma variedade de saladas muito interessante e você vai conhecer algumas aqui. Use para o seu restaurante ou em sua casa. Basta que adapte as quantidades.

Salada de repolho cremosa

Essa primeira sugestão é uma receita simples e que rende muito. É econômica, pode ser guardada na geladeira e está pronta a ser servida.

O segredo da cremosidade do molho é a mistura da maionese com o creme de leite. Em termos de sabor, os temperos do vídeo são maravilhosos, porém você tem a liberdade de alterar a seu gosto.

Note que todos os temperos do molho são secos, não coloque ervas frescas, pois assim não poderá guardar o molho ou então fazer com antecedência. Prove e retifique os temperos antes de servir.

Salada verde de restaurante

Prática e saborosa, essa salada de restaurante é interessante pela cor. Como leva fruta, pode ser chamada de salada tropical. Ela acompanha tanto carnes como peixes.

O segredo é utilizar as folhas bem secas, depois de as higienizar. O queijo usado foi o minas temperado, só que, se quiser, coloque um queijo feta ou queijo fresco. Fica igualmente maravilhoso.

Salada de repolho cremosa com molho de batata

A diferença dessa receita e da primeira que sugerimos a você é, essencialmente, o molho.

Aqui você precisa de uma batata cozida e amassada para adicionar à maionese. Ela será a responsável pela cremosidade. Depois acrescente um iogurte para dar aquele toque de acidez tão típico das saladas.

Se pretender, adicione também o repolho roxo para dar um pouco mais de cor à salada. O toque final de raspa de limão é um pormenor que diferencia essa salada.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Salada com molho quente

Sabe aquele molho de restaurante fino que quer fazer em casa e nunca fica bem igual? Esse vídeo mostra uma receita maravilhosa de um molho desses.

A dica desse vídeo é saltear ligeiramente alguns dos ingredientes da salada, como a cebola e o pimentão.

O molho é cremoso e adicionado a quente. Depois precisa envolver rapidamente, a fim de passar por toda a salada enquanto não arrefece.

Tenha em conta que o molho tende a engrossar um pouco ao arrefecer, então não o deixe já no ponto.

Se não tiver amido de milho, substitua por polvilho ou por fécula de batata que tem o mesmo efeito.

Salada de alface e cenoura

Nesse vídeo você encontra aquela salada básica de restaurante, de alface, cebola e cenoura.

O que importa reter aí é a forma como os ingredientes são cortados para que fique com uma apresentação mais bonita.

A alface é cortada com a faca, em vez de ser com a mão. A cenoura é ralada na parte mais fina do ralador e ao comprido. Isso faz com que ela fique como um macarrão bem fininho e tem uma apresentação diferente.

Salada Tailandesa

Não estamos agora a falar de uma receita de acompanhamento, mas sim de uma salada que é uma refeição completa.

Não é muito comum os restaurantes mais tradicionais apresentarem esse tipo de salada, no entanto pode fazer parte de um jantar temático. Fica muito bem para servir com calor, pois é suave e fresca.

Comece por fazer o molho que é a parte que requer mais atenção, a fim de que todos os sabores se harmonizem da forma certa.

Em alternativa ao macarrão harusame, pode usar o konjac que dá o mesmo efeito.

Essa salada tem um sabor agridoce, ideal para quem gosta de contrastes no prato. Pode incrementar ainda mais essa salada colocando camarões descascados.

Salada de brócolis e couve flor com manga

Misture ingredientes cozidos com a fruta doce. Parece uma combinação fora da caixa, só que é maravilhosa. Só olhando para a travessa, já fica com água na boca.

Tenha em conta que a couve flor demora mais tempo a cozinhar que o brócolis.

Uma dica, caso você queira manter o brócolis com aquela cor verde intensa: junte à água uma colher de café de bicarbonato de sódio e deixe a panela destapada. Com o bicarbonato de sódio, o tempo de cozimento diminui ainda mais, preste atenção a isso.

Salada de couve-flor e ervilha

Quando você precisar acrescentar cor ao prato de uma forma saudável, nutritiva e saborosa, essa salada de restaurante é uma opção a ter em conta.

Aqui você usa o açafrão para dar aquela cor caraterística à couve flor e a ervilha tem o verde que contrasta com o amarelo alaranjado do açafrão.

A nossa dica especial para você nesse prato é que use um pouco de pimenta preta para temperar na hora. Além de acrescentar sabor, você está ajudando o organismo a assimilar os nutrientes do açafrão. Assim ele não é usado só para dar cor, como também para nutrir.

Salada de legumes de restaurante

Você pode servir essa salada fria ou ainda quente. Então, decida qual será a forma como vai servir para fazer com tempo. Para chegar ainda quente ao prato, convém cozinhar os legumes enquanto prepara toda a refeição. Se optar por servir fresca, deixe cozinhado de véspera.

Nossa sugestão é que não precisa escolher uma forma ou outra para servir. Prepare o dobro do que necessita, sirva quente no dia e guarde uma porção para o dia seguinte e apresente uma salada fresca. Para variar, opte por um molho diferente e a salada já vai parecer outra.

Salada de tomate de restaurante

Seja para o restaurante, para a sua casa ou para a marmita, essa salada é ideal. Se não tiver o processador, pode ralar com o ralador ou mesmo picar tudo miudinho com a faca.

Lembre-se que essa salada, por conta do tomate e do pepino, pode apresentar um pouco de líquido a mais. Para evitar isso, ela só deve ser temperada na hora de servir.

Uma outra alternativa é você colocar o molho ou os ingredientes para tempero na mesa. Assim cada pessoa coloca os que mais gostar e não há problema se sobrar salada, ela não estará temperada.

Salada de batata perfeita

Qualquer prato combina com essa salada, só que, se você quiser mesmo que seja a combinação perfeita, use uns bifes panados ou umas filés de peixe panadas.

Tenha em atenção, ao selecionar as batatas, que elas devem estar bem maduras. Se você encontrar batatas com a casca verde ou então já a grelar, descarte ou retire essas partes com muita profundidade. Elas, além de não serem as melhores para a saúde, comprometem o resultado final do prato.

Você pode fazer essa salada e servir no dia seguinte, sem problema. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Ela é ideal para aqueles almoços ou jantares de muitas pessoas, quando encomendam um take away. Fica fresca e o sabor e qualidade permanecem ao longo do tempo.

Salada de camarão do chef

Essa sugestão é para ser feita à medida, não em escala. Se você vai servir um almoço ou um jantar mais gourmet, especial, para um grupo restrito, essa salada é a ideal.

Pode substituir o camarão por tentáculos de polvo cozidos, lascas de peixe ou fazer uma variação muito sua.

O vídeo serve para que você conheça a arte do chef a construir uma salada com crocância, sabores distintos e que, só por si, essa salada já serve para uma refeição.

Salada russa como acompanhamento

No restaurante você tem a opção de servir a salada russa como acompanhamento ou como prato principal. Ela pode fazer parte do menu da semana, ou estar disponível todos os dias como complemento de alguns pratos.

Em casa pode acontecer a mesma coisa e isso depende da forma como você a faz.

Como acompanhamento, deixe como está no vídeo.

Como prato principal, você terá que adicionar uma proteína para complementar a refeição. Como sugestão de proteínas pode usar atum em lata, peixe cozido, frango desfiado, camarão ou mix de frutos do mar ou o que lhe vier à imaginação.

Na cozinha, o principal segredo dos grandes pratos, aqueles cujas receitas fazem grande sucesso,  é sempre o mesmo: ingredientes de qualidade e teste. Quanto mais variações você fizer de uma receita, mais vai aperfeiçoar até chegar à receita perfeita. Use um ingrediente hoje, substitua por outro amanhã. Avalie o sabor, a textura e o impacto nas outras pessoas. Se foi melhor, mantenha a troca, se não foi tão apreciado, volte ao anterior ou tente outra variação nova.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.