14 Acompanhamentos Para Lasanha Que Tornam Tudo Melhor

É impossível ficar indiferente a uma lasanha, todo o mundo adora. Com os acompanhamentos para lasanha certos consegue elevar ainda mais esse prato italiano para uma refeição bem memorável.

Por ser um prato bem denso, os acompanhamentos para lasanha ficam, muitas vezes tão em segundo plano que nem chegam ao prato. Muita gente fica na dúvida de qual o melhor acompanhamento para servir com essa receita.

 Só que você sai em vantagem porque está aqui e terá, a seguir, as melhores dicas de acompanhamento que poderá usar para uma lasanha.

Veja todas as sugestões, mesmo aquelas que a vão chocar e escolha a que melhor se adapta ao seu gosto e ao gosto de seus convidados.

O que combina com lasanha?

Como referido lasanha é um prato bem denso, logo é necessário usar acompanhamentos mais leves e que estejam também cheios de sabor até para conseguir fugir um pouco ao mesmo paladar.

Para combinar com lasanha aconselhamos sempre algo bem leve e saboroso que vá apoiar o prato sem sobressair.

Salada tropical super diferente

Começamos por sugerir uma salada tropical. Essa opção foi selecionada por ser fresca e simples de se fazer. É fresca, logo o contraste com a lasanha, que é uma comida de forno, faz você despertar o interesse pela salada, principalmente se estiver calor.

Você pode não colocar o palmito, uma vez que a lasanha já é muito calórica, mas se lhe apetecer, esteja à vontade para pôr. Ele dá aquele toque mais caseiro ao conjunto que vai colocar no prato.

Salada simples

Às vezes esquecemos o básico. É por isso que essa dica de uma salada simples está aqui. Se você não tiver todos os ingredientes em casa, não faz mal. Apenas se inspire na simplicidade dessa receita e crie a sua.

Nossa dica especial para essa salada é: se você tiver alfaces de várias cores, é uma boa ideia usar para dar um aspecto mais colorido ao resultado final. Somos sempre atraídos pelas cores, então pode usar esse truque para que todos se lembrem de colocar a salada no prato.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Salada de repolho fervido e crocante

Essa sugestão pode ser uma excelente opção caso você tenha muitos convidados e queira uma solução saborosa e econômica. O repolho rende muito, por isso, se for para poucas pessoas, faça só metade ou um quarto do repolho e adapte os outros ingredientes.

Muitas sugestões de salada de repolho são para usar tudo em cru. Essa dica que trazemos para você leva o repolho fervido, só que ele continua bem crocante. Fica bem saboroso. Experimente sem medo.

Salada de repolho com creme de leite e maçã

Uma variação no ingrediente base da receita anterior e você tem uma proposta bem diferente para acompanhar a lasanha.

A maçã vai dar aquele toque mais fresco e adocicado que contrasta com tudo o resto que está em seu prato.

Uma recomendação que você pode usar quer nessa receita quer em nossa sugestão anterior é substituir o molho, a maionese ou o creme de leite, por um vinagrete. Vai tornar a salada mais fresca, principalmente se for verão, vai fazer a diferença. Além disso, como a lasanha já é um prato denso, essa substituição é bem-vinda.

Legumes ao forno

Aqui o objetivo é poupar seu tempo e ainda economizar energia enquanto prepara dos melhores acompanhamentos para lasanha. Ao mesmo tempo que cozinha a lasanha, pode assar os legumes para acompanhar a refeição.

Combine a lasanha com legumes no forno para tornar o prato mais denso. É uma excelente opção para servir ao almoço, depois de uma manhã intensa, onde todo o mundo gastou muita energia e quer comer bastante.

Os jovens apreciam essa combinação, principalmente os mais esportistas pois assim mostram que têm uma alimentação que também inclui legumes e por isso é mais saudável. E foge da clássica folhinha de alface no prato para descarga de consciência.

Salada de tomate

Fresca, simples e rápida para fazer, essa salada dá para quebrar um galho… Imagine que se esqueceu de preparar o acompanhamento para a lasanha. Em menos de nada, pega numa faca e em dois ou três tomates e prepara essa salada maravilhosa.

Claro que você pode inovar em sua salada, acrescentar uma cebola roxa ou outro cheiro verde a seu gosto. Isso depende daquilo que você já tem em sua cozinha.

Se não tiver cheiro verde, opte por um pouco de oréganos secos polvilhados na salada que a torna bem saborosa.

Sangria desatada

Dica só para os adultos! A sangria é bem fresca e contrasta com o quente que é característico da comida de forno. Essa receita é maravilhosa e você pode testar ou fazer sua variação:

Escolha o vinho que mais gosta, pode ser tinto ou branco, ou mesmo outro tipo. Se tem fruta bem madura em sua casa, pode aproveitar para fazer a sua sangria. Combine frutas tropicais para fazer sangria tropical, frutos silvestres para fazer uma sangria mais gourmet ou então siga a receita com a fruta mais comum.

Acrescente um pau de canela ou uma flor de anis para evidenciar o sabor.

Se a sangria é para servir com a refeição, geralmente sugere-se o uso de um vinho seco.

Salada de abacate

Vamos simplificar? Só tem que ter o abacate no ponto e depois cortar em pedaços, temperar a gosto e servir.

Opte, se der, por um sal de sabor mais elaborado, como um sal marinho não refinado ou uma flor de sal. Isso fará diferença no sabor, no final.

É uma recomendação simples e muito fácil para fazer e complementar qualquer refeição.

Evite usar abacate demasiado maduro, pois o ato de envolver vai amassar demais a fruta e o resultado final fica tipo um purê grumoso.

Salada de legumes crus e cozidos

Às vezes a salada leva apenas elementos crus, outras vezes só cozidos. Essa sugestão une os dois numa mistura que agrada o paladar.

Experimente a ideia dessa receita com os ingredientes que tem na geladeira.

Depois de selecionar e cozinhar os alimentos que vão ser apresentados cozidos, deixe-os arrefecer até atingirem a temperatura ambiente. Assim vai manter toda a frescura dos alimentos crus que vai usar.

Cebola caramelizada

Essa receita combina com qualquer prato, pela sua textura e complexidade de sabor. Para que possa aproveitar toda a qualidade de sabor que essa receita apresenta, demore tempo para a fazer.

Muitas vezes, com a pressa, aumentamos o calor do fogão para cozinhar mais rápido. Só que, no caso dessa receita, é o tempo que a cebola vai cozinhar que lhe dá aquela característica única. Tem que começar a fazer, no mínimo, uma hora antes de servir.

Batata frita

Aqui está uma sugestão que é inusitada! Como assim, batata frita para combinar com lasanha? Essa dica é especialmente apreciada pelas crianças e pelos adolescentes.

Imagine que quer fazer uma lasanha mais saudável, só que nem todos os que vão se juntar em volta da mesa nessa refeição, vão apreciar essa escolha. Então pode apresentar umas batatas fritas para adicionar ao prato ou para, simplesmente, ir petiscando.

Para a lasanha saudável, muitas vezes substitui-se as folhas de lasanha por abobrinha cortada bem fina. Se fizer uma versão carnívora da lasanha, ainda faz mais sentido essa dica.

Salada de maçã verde com limão

Aqui o objetivo é apresentar uma experiência contrastante. A maçã verde tem um sabor peculiar e que combina de forma quase mágica com o prato principal.

Habitualmente, a salada onde a maçã se evidencia mais é servida como sobremesa. Só que, nessa proposta, você vai ter uma mistura bem especial de sabores que se interligam e explodem numa sensação maravilhosa, em nossa boca.

Experimente testar essa receita numa refeição em casa, mais familiar e, depois dessa experiência, aventure-se a servir para um almoço de amigos ou um jantar em família.

Salada de pepino

Fresca e aromática, essa salada foi criada por um grande chef e repetida por um pai, então vai mesmo funcionar.

Não é uma salada qualquer de pepino. As pequenas nuances que são apresentadas no vídeo fazem a diferença.

No entanto, se você busca um acompanhamento rápido, fique apenas com a sugestão de servir salada de pepino e vá fazer a que costuma servir em sua casa. A mais básica é descascar o pepino, cortar e salpicar com sal.

Espaguete de abobrinha

Uma abobrinha rende muito e pode ser um dos melhores acompanhamentos para lasanha ao ter tão poucas calorias e ser tão leve assim.

Você pode servir esse espaguete igual à receita dada, só que vamos deixar aqui mais duas sugestões para que possa escolher a que mais lhe agradar.

A primeira é você saltear a abobrinha. Só precisa de colocar um fio de óleo de oliva na frigideira e um dente de alho esmagado.

Quando estiver bem quente, adicione o espaguete e retire de imediato do fogão. Envolva para que o azeite passe por todo o legume, salpique com sal e sirva.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.