O arroz é um ingrediente versátil, um acompanhamento que pode ser usado em todas as situações e com, praticamente, todos os pratos. Saber quais os temperos para arroz certos e como elevar o seu sabor é quase uma arte
Só que você não quer apresentar sempre o arroz com o mesmo sabor e da mesma forma. É interessante fazer algumas variações que se adaptam a cada prato e permitem que experimente novas sensações em suas papilas gustativas.
Temperos para arroz branco
Esse arroz é o mais básico e o resultado é um sabor mais neutro. Você pode usar em acompanhamentos em que o resto do prato é bem condimentado ou tem muito molho.
Os temperos para arroz simples são apenas sal e um pouco de sua gordura preferida. Aliás, essa é a base de todos os temperos para o arroz. Pode usar um sem fim de temperos possíveis, incluindo:
- Ervas aromáticas
- Alho
- Cebola
- Pimentão
- Calabresa moída
- Bacon
- Ervilha
- Cenoura
- Caldo de legumes, carne ou peixe
- Açafrão
- Embutidos
A partir desse arroz simples é possível fazer uma grande variedade de receitas, tendo em conta que cada uma poderá ser única e de acordo com o prato que vai servir. para acompanhamentos mais densos, opte por receitas de arroz mais suaves e frescas.
Quando serve um peixe simples ou um peito de frango básico, temperos para arroz mais envolventes podem dar um resultado bastante melhor do que não usar nada, por exemplo.
A primeira variação da receita base será escolher a manteiga como gordura e acrescentar dois ou três dentes de alho bem picados. Pode usar o arroz de manteiga para acompanhar qualquer prato, quer seja de peixe ou de carne.
Se colocar na manteiga as raspas de um citrino, por exemplo limão, terá um refrescante arroz com um sabor a limão. Para servir com salmão, em vez de raspas de limão, use a laranja que é uma combinação de excelência.
Ervas aromáticas
As ervas aromáticas são um dos mais populares temperos para arroz e são usadas em um número quase infinito de receitas, não só no Brasil mas um pouco por todo o mundo.
Algumas as ervas que servem como tempero para arroz são:
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
- Louro
- Tomilho
- Alecrim
- Salsa
- Cebolinho
- Hortelã
- Coentros
- Cheiro-verde
- Manjericão
Se você pretende temperar o arroz com ervas aromáticas, tenha em atenção a aplicação de cada uma. Sugerimos separar em dois tipos concretos, no entanto, pois tem as mais fortes e as menos fortes.
Como exemplo das ervas mais fortes temos o louro, o tomilho, o alecrim. Uma vez que estas são mais densas, devem ser acrescentadas ao longo do cozimento a fim de que libertem o seu aroma aos poucos e ele se envolva em todo o preparado.
No final, antes de servir, retire as plantas para que só fique o seu aroma no arroz.
Salsinha, cebolinho, hortelã, coentros, manjericão e todas as outras ervas desse gênero são muito aromáticas e dão muita cor ao arroz e são mais sensíveis. Para que possa fazer o uso máximo dessas ervas, com todas as suas caraterísticas, adicione-as bem picadas depois de retirar o arroz do fogo.
Elas não precisam e não devem ser cozidas, pois o seu aroma vai se perdendo com o calor prolongado.
Algumas receitas sugerem adicionar as ervas aromáticas no início, só que nesse caso o objetivo não é aproveitar o aroma intenso delas, mas sim outras características. Nesse caso, siga a receita. No final, se quiser o aroma da erva aromática, acrescente algumas folhas picadas extra.
No caso das folhas há uma exceção: se você estiver a utilizar as ervas secas, como é o caso dos oréganos, é importante adicionar enquanto cozinha para que as folhas se hidratam e possam libertar seus aromas.
Especiarias para temperar o arroz
As especiarias são excelentes para usar no arroz a fim de intensificar o sabor do prato. Tal como as plantas aromáticas, as especiarias também podem ser divididas em dois tipos, de acordo com a sua utilização.
No entanto, é fundamental referir que estes condimentos, por serem secos, precisam de ser acrescentados logo no início da receita com o intuito de libertarem todo o seu aroma ao longo do tempo. É assim que o seu sabor fica bem apurado.
Especiarias de sabor
Essas são aquelas que você acrescenta no início da receita mas tira antes de servir. Dependendo da intensidade do sabor que pretende, você deixa mais ou menos tempo.
Por exemplo, a canela fica excelente num arroz que acompanha um prato de carne na panela. Só que ela deixa um sabor forte. O ideal é colocar um pau de canela pequeno por 1 minuto e retirar. Depois prove e se necessário, volte a repetir o processo.
O cravinho dá um sabor muito agradável à comida. Deve ser colocado no início do processo de cozedura e retirado antes de servir. É excelente para ajudar a digestão, só que é extremamente desagradável encontrar cravinho e mastigar.
Existem outras especiarias que emprestam muito sabor ao arroz e que também pode usar, principalmente quando quer um arroz com sabor mais acentuado.
Esse tipo serve para completar um prato com sabores simples. Os cominhos, as sementes de coentro e o cardamomo são exemplos muito comuns. Estes condimentos podem ser moídos com um almofariz antes de serem adicionados ao arroz.
Especiarias que dão sabor e cor
As especiarias desse tipo podem ser uma grande ajuda quando quer apresentar um prato mais colorido.
Quanto maior a quantidade, mais intensa fica a cor. Nessa categoria temos, por exemplo, o caril, a curcuma e o açafrão.
O arroz temperado com essas especiarias pode servir de acompanhamento para carnes ou peixes.
Outros temperos para arroz comuns
Vamos entrar num tipo de tempero que também é muito comum e que acrescenta sabor ao arroz: cebola, tomate e pimento.
Em relação à cebola, ela deve ser refogada com um pouco de gordura antes de colocar o arroz e a água para o cozinhar.
O tipo de cebola depende muito do propósito do acompanhamento e do que tem em casa. A cebola roxa vai dar mais cor ao arroz e dá uma diferenciada no resultado final.
A cebola branca, se for picada bem fininha, nem dá para notar e acrescenta um grande sabor ao prato. As chalotas, aquelas cebolinhas pequenas, são mais adocicadas e ideais para pratos mais suaves.
O tomate pode ser usado para dar cor e a polpa de tomate como alternativa. De preferência, use o tomate sempre em combinação com a cebola.
O pimento também acrescenta muito sabor e se você tiver possibilidade, use pimentos de várias cores para dar um aspeto mais colorido.
Todos os ingredientes desta seção podem ser usados em combinação com as plantas aromáticas ou com as especiarias.
Arroz de açafrão
Experimente essa receita que combina temperos de diferentes categorias. Esteja à vontade para fazer as alterações que desejar.
Ingredientes necessários:
- 1/2 Cebola picada
- 2 Alhos picados
- 1 colher Sopa de açafrão
- 1 xícara Arroz
- 3 xícaras Água
- Azeite e sal q.b.
Modo de preparo:
- Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite. Tempere com sal, adicione o arroz e deixe refogar mais um pouco. Junte o açafrão e deixe fritar por cerca de um minuto.
- Adicione a água fervente para o arroz cozinhar. Quando a água estiver quase seca, retire do fogão a fim de repousar uns minutos antes de servir.
Temperos para servir arroz para sushi
Apesar de ser menos falado no mundo da culinária, o arroz frio é usado em várias situações. Você pode cozinhar um arroz simples ou arroz na manteiga e com limão e depois testar qualquer um desses temperos.
O arroz frio que mais nos lembramos é o arroz para sushi. Esse tipo de receita combina o arroz com uma mistura de vinagre e açúcar e deve ser feito o passo a passo de acordo com a receita para que corra bem. Deixamos aqui, caso queira testar em sua casa:
Arroz para sushi
Os temperos do arroz para sushi fazem com que este se destaque nesse tipo de prato frio. Veja como o fazer.
Ingredientes
2 xícaras Arroz japonês
3 xícaras Água
2 colheres de chá Sal
1/2 xícara Vinagre de arroz
3 colheres de sopa Açúcar
Instruções
- Lave o arroz até que a água passe pelo arroz e escorra limpa. Deixe o arroz descansar cerca de 25 minutos.
- Coloque em uma panela a água e o arroz em fogo alto, até ferver.
- Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos. Retire do fogo e deixe a panela com a tampa para que o arroz descanse cerca de 10 minutos.
- Em uma outra panela pequena, coloque o vinagre e o açúcar.
- Leve ao fogo até o açúcar dissolver por completo. Espalhe o arroz em uma travessa, regue com a calda de vinagre e açúcar e misture bem o arroz (é importante esfriar o arroz rapidamente e misturar).
- O arroz está pronto a usar.
Notas
- O arroz japonês tem grão curto, mas pode usar outro se não encontrar o arroz para sushi,
Outro tempero muito apreciado é a maionese. Pode ser utilizado apenas no arroz, ou usado numa salada de frango desfiado ou de atum, com o arroz frio como um dos ingredientes.
Se quiser uma sugestão mais exótica, tempere o arroz base com vinagre. Vá misturando e adicionando até ficar no ponto em que você gosta.
Por último, um tempero ou sugestão que pode fazer também em combinação com outras sugestões: acrescente meia xícara de passas e meia xícara de amêndoas laminadas. Sirva essa variação apenas em dias especiais.
Outras receitas:
- 14 Acompanhamentos Para Lasanha Que Tornam Tudo Melhor
- 15 Acompanhamentos Para Salmão Que Não Pode Deixar De Provar
- Mousse De Morango Sem Gelatina: Receita Deliciosa Com a Fruta
- O Que Acompanha Coxa e Sobrecoxa Assada?
Deixe uma resposta