10 Ideias De Acompanhamento Para Panquecas

panquecas de carne

Panquecas de carne moída fazem parte do leque de refeições de qualquer brasileiro, mas ter ideias de acompanhamento para panquecas nem sempre é fácil pois algumas combinações podem acabar por parecer um pouco estranhas.

A típica panqueca de carne moída leva um molho – por norma molho bolonhesa – além da carne, e leva ainda queijo parmesão em cima para o resultado final ficar bem gostoso. Panquecas salgadas com macarrão, por exemplo, não combinam muito bem.

Aqui deixamos algumas ideias de acompanhamento para panquecas que pode usar sabendo que vão combinar bem, sem ser preciso estar a recorrer a carboidratos que sabe não vão combinar e apenas fazem com que todas as pessoas fiquem muito cheias.

O que acompanha panquecas?

Há várias ideias possíveis para acompanhar panquecas salgadas de carne moída, de frango, ou de outros ingredientes salgados. A mais básica é um arroz bem simples que não fica mal com o molho que sai das panquecas, mas a combinação não é ideal.

Para fazer o melhor precisa de alguns acompanhamentos diferentes que nem sempre se lembra de poder fazer.  Aqui falamos apenas de acompanhamentos sem ser molhos, pois nesse campo por norma o molho vem junto com a carne.

Salada de repolho e cenoura

Uma salada de repolho e cenoura bem fresca e bem temperada pode ser o ideal para acompanhar o sabor mais poderoso das panquecas de carne moída ou de frango. Essa salada pode ser feita bem rapidinho sem grandes custos e é um acompanhamento ideal.

A receita acima mostra como fazer bem facilmente salada de repolho simples, com cenoura, tomate, e pimento.

Ratatouille

O famoso ratatouille, que teve um filme estado-unidense do gênero animação com o mesmo nome, pode ser um acompanhamento para panquecas que surpreende todos os seus convidados e ainda que as complementa na perfeição.

Para fazer ratatouille precisa de refogar cebola e alho picados num tacho, e juntar tomate sem sementes cortado em cubos ou gomos. Tempere tudo com sal e pimenta e junte ainda outros legumes para dar mais cor: abobrinha, cenoura, cebola roxa, pimento, ou outros.

Purê de batata doce

O purê de batata doce é um bom acompanhamento para as panquecas que sobressai com facilidade pois é uma alteração forte ao purê de batata normal, mas também muito fácil de fazer.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Como vê no vídeo acima precisa apenas de batatas doces, manteiga, leite, e sal para temperar. O purê é fácil de fazer pois precisa apenas de realçar o sabor natural da batata doce.

Batata rústica

Tal como o purê de batata doce é uma alteração ao purê de batata normal, a batata rústica é uma alteração perfeita à batata frita mais comum. É um excelente acompanhamento para panquecas pois combinam muito bem com o seu molho.

A batata rústica acaba por ser mais saudável do que a batata frita pois não vai ao óleo acumular gorduras enquanto cozinha. Pode também experimentar algumas outras receitas com batata e ovo para acompanhar as suas panquecas.

Legumes ao forno

Legumes ao forno são bem fáceis de fazer e acompanham muito bem panquecas de carne moída ou de frango. Precisa apenas de lavar e preparar os legumes que quer levar ao forno e colocá-los a cozinhar durante alguns minutos.

Essa receita é tão fácil que pode ser feita para acompanhar qualquer outra receita, quase como uma salada para os dias mais frios. Legumes que pode usar incluem a abobrinha, cebola roxa, batata doce, inhame, e funcho.

Quinoa

Como diz a nutricionista Marina Morais, a quinoa é um grão muito gostoso e saudável que pode ser feito como acompanhamento. Apesar de ter alguns truques para ficar na perfeição, pode fazer para acompanhar panquecas salgadas e ficar bem gostoso.

Para a quinoa sair perfeita tem de a lavar antes de cozinhar para tirar um gostinho amargo da resina que cobre as sementes. Tem ainda de a tostar para ajudar o sabor a sobressair.

Arroz de brócolis

O arroz de brócolis é uma boa alternativa ao típico arroz branco, que acrescenta poucas calorias e muito sabor. Precisa apenas de triturar os brócolis antes de fazer o seu arroz e tem ai um acompanhamento excelente.

Pode até combinar o arroz de brócolis com outro acompanhamento quando serviras suas panquecas de carne moída ou de frango.

Purê de espinafre (esparregado)

O famoso purê de espinafre, conhecido como esparregado, é também um bom acompanhamento a testar que não se vai arrepender. É bem fácil de fazer e tão saudável que se torna no acompanhamento perfeito.

Polenta cremosa

A polenta cremosa pode ser um excelente acompanhamento para panqueca, pois absorve bem o molho e os sabores da carne ou do frango e de qualquer molho que use para acompanhar. Fazer polenta é um desafio um pouco mais complexo, mas o resultado fica delicioso.

Essa receita acima mostra bem como fazer polenta com caldo de frango, manteiga, e um pouco de queijo parmesão para ficar bem cremosa. A consistência certa não é fácil de obter mas com prática consegue bem.

Salada grega

A salada grega é uma salada bem diferente. Fresca de qualquer forma mas com sabores únicos que com a preparação certa são um bom acompanhamento para panquecas. Essa salada vai tirar até alguma atenção do principal do prato por incluir queijo e legumes bem preparados.

Como a panqueca acompanha com aquilo que quiser, sendo que precisa apenas de ser original para criar as receitas mais saborosas de acompanhamentos. Para panquecas americanas, naturalmente fruta e molhos doces são a melhor opção.

Quantas panquecas servir por pessoa?

Em geral, quando serve panquecas de carne moída ou de frango, deve considerar sempre o tamanho e o acompanhamento antes de determinar quantas panquecas deve servir por pessoa. Sem acompanhamento pode até chegar a três para quem come bem.

Com panquecas médias, opte por entre uma a duas por pessoa. Se as panquecas forem bem grandes, considere servir apenas uma panqueca com cobertura de queijo generosa e muito molho, além de um ou dois acompanhamentos.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.