12 Ideias De Acompanhamento Para Almoço Simples e Fáceis

O acompanhamento para o almoço nem sempre é fácil de escolher. Muitas vezes parece que ficamos sem ideias e queremos sair da rotina.

Selecionamos para você um conjunto de vários acompanhamentos para almoço que podem ser uma fonte de inspiração quando precisa decidir por algo diferente.

X acompanhamentos para almoço

Esses acompanhamentos para almoço são versáteis. Você pode usar com a maior parte dos pratos que escolher, sejam eles de carne, de peixe, ou até mesmo vegetarianos.

Alguns acompanhamentos também podem ser usados em combinação com outros, para complemento da refeição. Ficar com um prato mais rico no final fica sempre bem e impressiona qualquer um, até o próprio cozinheiro.

Purê de batata

Nossa primeira ideia de acompanhamento para almoço é o versátil purê de batata. Ele combina com tudo e você pode harmonizar o prato com outras sugestões à base de legumes ou saladas, além de ser bem econômico.

Se tem a sua receita, faça-a. Você sabia que o amido é um dos responsáveis pela cremosidade do purê? Se cozinhar as batatas com casca, elas retêm mais o amido e o purê fica mais cremoso.

Existe o mito que você precisa deixar as batatas cozerem até ficarem a se desfazerem. Só que a maior parte das batatas retém mais água à medida que vai cozinhando. Então, para que o seu purê fique perfeito, assim que as batatas estiverem cozidas, retire-as do fogo e escorra a água.

Salada de legumes

Esse acompanhamento para o almoço você pode servir quente ou deixar na geladeira preparado para servir frio. Vai depender do seu gosto e do tempo que tem para preparar.

Se gosta de preparar alguns acompanhamentos ao final de semana e deixar na geladeira para a semana, este é prático e saboroso.

A nossa dica é que cozinhe os legumes separados e faça diferentes misturas para não comer sempre o mesmo.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Não precisa usar apenas o que está na receita. Acrescente outros legumes a seu gosto, como abobrinha, nabo, pimentão ou berinjela. Use os restos dos legumes que tem na geladeira.

Inhame frito

Essa receita você deve fazer na hora que vai servir para que o inhame ainda esteja quente quando for para o prato. É uma alternativa à batata frita e combina com quase todos os pratos.

Experimente cortar o inhame aos palitos para variar a sua apresentação. Assim pode repetir a receita que nem vão se aperceber que é igual.

Uma dica nossa: se você ama inhame frito, experimente fazer chips de inhame. Basta fazer a receita igual a esta que está no vídeo, só que o inhame é cortado às rodelas bem finas. Você pode usar o mandolin para que as rodelas fiquem finas e uniformes.

Salada de macarrão

Bem rápida para fazer, essa sugestão serve-se quente ou fria, conforme apetecer.

Sabe aquele resto de macarrão que ficou na geladeira? Use-o para compor este acompanhamento e adicione os legumes que tiver em casa.

A nossa dica especial para este acompanhamento é: Se escolher como acompanhamento, não precisa colocar o presunto.

Sabe aquele resto de frango que ficou da janta ou o peixe que sobrou de outra refeição? Desfie e envolva neste acompanhamento e tem uma refeição completa.

Salada de lentilhas

https://youtu.be/m5V7W2w6wMM

Fresca e fácil de fazer, esta salada é daqueles acompanhamentos que fica muito bem com carne. Seja carne no forno, da panela ou mesmo num churrasco.

Cozinhe as lentilhas com antecedência e deixe-as na geladeira, com a água da cozedura e num frasco hermético. Pode cozinhar para a semana inteira. Veja quantos almoços você quer acompanhar com lentilhas e deixe logo em doses.

No dia, só tem que escorrer a água e adicionar o tomate, a cebola e o cheiro verde. Tempere e está pronta a ser servida.

Se você tiver pimento, cebola roxa ou outros ingredientes que queira adicionar à salada, faça variações para cada dia.

Arroz chau-chau

Esse arroz é como arroz de restaurante chinês. Você vai amar fazer, porque é bem simples e todo mundo vai adorar comer, pois é bem saboroso.

Sirva com carne, com peixe, com o que você quiser, pois arroz chau-chau combina com tudo. É um acompanhamento para almoço de excelência, pois é bem versátil e completo.

Salada tropical

Existem três ingredientes essenciais para fazer uma salada tropical:

  • Folhas – você pode usar as que mais gostar, de sabores e cores diferentes. Pode ser alface, agrião, rúcula ou o que lhe apetecer. As folhas devem estar bem higienizadas e secas.
  • Fruta – uma salada tropical não dispensa fruta. A fruta certa é aquela que tem em casa e que está bem madura. Pode ser manga, banana, maçã, morangos, goiaba, melos… olhe para a fruteira e para a geladeira e escolha a que lhe apetecer.
  • Molho – o molho é o que vai ser o agente principal do sabor. Você pode preparar um molho base e deixar na geladeira, para usar na hora de servir.

Depois de ter esses três ingredientes base da salada tropical, procure os adereços. São aqueles que dão cor e texturas diferentes à salada. Use pimentão às cores, pimenta dedo de moça, tomate, cebola branca ou roxa, enfim, dê asas à sua imaginação e combine diferentes elementos.

Leia também: Receita De Salada Tropical Para 50 Pessoas: Como Fazer de Forma Simples

Pode deixar todos os ingredientes preparados na geladeira e montar o acompanhamento para almoço só na hora. O tempero deve ser sempre colocado apenas na hora de servir.

Salada de batata com maionese

Essa é mais uma receita simples e muito prática que você pode usar como acompanhamento para almoço.

Tenha em conta que, ao cozinhar as batatas, elas devem estar todas mais ou menos do mesmo tamanho. Assim você evita que umas cozinhem demais e se desfaçam quando as envolver com a maionese. Você pode servir esse acompanhamento com carne ou com peixe, ele vai bem com tudo.

Se quiser incrementar esse acompanhamento e não se preocupar com ter que preparar uma salada para complementar, cozinhe legumes cortados do mesmo tamanho que as batatas. Pode usar abobrinha, chuchu, cenoura, por exemplo. Depois misture todos os legumes com a batata e envolva com o molho de maionese.

Pão de alho

Essa receita não é exclusiva para churrasco. Ela é tão saborosa e prática que você pode fazer como acompanhamento de qualquer prato.

Além disso, você pode usar pão adormecido, pois ainda fica melhor e é uma excelente forma de aproveitar o pão que sobrou de ontem.

Uma dica nossa: se você não tem o pão baguete em casa, use aquele que tem. Faça umas fatias com um a dois dedos de altura e coloque o preparado do recheio por cima, de forma generosa.

Assim você fica com o pão que tem em casa aproveitado e com um acompanhamento para o almoço muito saboroso.

Cogumelos salteados

Para esse acompanhamento, use os cogumelos frescos que mais gosta.

Nossa dica é que, se preferir, pode substituir a salsa por coentros ou salpicar com cebolinho. Tudo depende do seu gosto e do que vai servir junto.

Se servir com peixe, a salsa combina muito bem, para pratos de carne, até pode usar oréganos, por exemplo.

Essa receita é ideal para fazer com cogumelos frescos. No entanto, se você quiser usar cogumelos de lata, porque não encontrou frescos, pode usar. Eles vão adquirir o sabor dos temperos e ficam mais gostosos.

Feijão tropeiro

Todo mundo ama feijão tropeiro. Ele fica bem como acompanhamento para qualquer prato. Você pode ver a receita desse vídeo para se inspirar, ou fazer a sua receita normal.

Nesse vídeo, é usada a farinha de milho, só que pode substituir por farinha de rosca que o resultado final também fica muito gostoso.

É uma receita que rende muito, por isso pode usar como acompanhamento para refeições de amigos e de família. Fica bem para aquele almoço de domingo, quando todo o mundo se junta para conviver, beber uma cerveja geladinha e partilhar uma bela refeição com cheiro da casa da vó.

Lembre-se que para fazer a receita, você precisa ter o feijão já cozido. Não o deixe cozido demais, para que ele fique inteiro mesmo depois de envolver com todos os ingredientes dessa receita.

Vagem refogada

A vagem é um alimento que é muito saboroso e você pode apresentar de diferentes formas, inclusive refogada. Essa receita é simples, prática e econômica.

Você pode fazer enquanto a carne ou o peixe estão a terminar de cozinhar. Deve servir quente. Só que você não precisa se limitar à vagem. Use a dica do vídeo e substitua a vagem por outros legumes. Por exemplo, a berinjela fica muito bem estufada. A receita é a mesma, só que, depois de cortar a berinjela, salpique-a com sal para desidratar um pouco.

Outro legume que fica muito bem refogado é a cenoura. No entanto, ela demora um pouco mais a cozinhar, então tenha atenção ao tempo. Deve começar a preparar um pouco mais cedo para estar no ponto à hora de servir o almoço.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.