Acompanhamento Para Peixe: 14 Receitas a Servir

Amado por uns e detestado por outros, o peixe é sempre uma opção bem saudável para colocar na mesa. Seja cozido, grelhado, frito ou assado, sempre use acompanhamento para peixe que evidencie todo o seu valor e o torne ainda mais apetecível.

Conheça nossas sugestões de acompanhamentos para peixe que se adaptam a qualquer preparo desse alimento. Use-as para variar seus pratos e dar uma apresentação diferente à receita de sempre.

Salada de feijão fradinho

Essa primeira sugestão permite que você prepare a salada com antecedência, o que é uma mais valia para aqueles dias apertados.

Essa salada combina com quase todas as preparações de peixe, como o peixe frito, grelhado ou assado.

É um acompanhamento para peixe perfeito para levar para a casa daquele amigo ou familiar que vai fazer o almoço ou o jantar para todos, e que você precisa contribuir com algo.

Salada verde tropical com morango

Como o peixe é um alimento suave, se você quer manter toda a suavidade e frescura do prato, essa salada é a ideal. Ela combina a crocancia das folhas com o doce das frutas e o ácido do molho.

O morango dessa salada, que substitui o tomate, é mais um toque de cor e de diferenciação. Uma dica é você cortar as diferentes folhas de alface sempre com as mãos. Isso ajuda na apresentação, fica mais casual e bonita. É também importante pois assim a oxidação é mais lenta.

 Então pode fazer a salada mais cedo e deixar tudo preparado para a hora de servir. É importante temperar apenas quando for para servir, pois a salada de alface que fica muito tempo temperada fica com um aspeto pouco convidativo.

Salada de batata

Mais uma sugestão que você pode usar em qualquer receita de peixe. Ela é simples, econômica e de fazer água na boca.

Uma alternativa ao uso de batata, como mostra o vídeo, é utilizar batatinha pequena. Escolha as mais pequenas que conseguir encontrar e todas mais ou menos do mesmo tamanho. Isso vai dar um aspeto mais agradável à salada. Ela pode ser guardada na geladeira até à hora de servir.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Arroz de brócolis

Esse arroz é muito atrativo pela cor intensa e verde que o caracteriza. Fica bem com peixe frito, assado ou cozido.

A dica que é dada no vídeo, de você triturar os talos e aproveitar a água para a cozedura do arroz permite que aproveite muito mais nutrientes do legume.

Faça, depois, ao seu gosto, tem gente que ama o arroz mais soltinho. Outros preferem que fique mais pastoso, que nem um risoto.

Para fazer o arroz soltinho, lave ele muito bem e controle a quantidade de água. Se quiser fazer um arroz mais molhadinho, não lave o arroz, para que o amido se envolva com a água e acrescente um pouco mais de água, se necessário.

Banana frita

Embora pouco usual, combinar banana frita com peixe é uma experiência gastronómica muito interessante. Essa receita é simples e bem deliciosa.

O segredo está em usar a banana que ainda não está bem madura, para que não se desfaça.

Depois de escolher a banana, tenha em conta o pormenor de colocar um pouco de amido na farinha de trigo. Pode usar polvilho ou amido de milho que o resultado é o mesmo.

Salada de alface, tomate e cenoura

Essa salada é básica e simples de se fazer. Por ser tão comum, às vezes esquecemos. Então deixamos aqui a sugestão para que ela não fique esquecida.

No vídeo foram usados esses ingredientes, alface, tomate e cenoura. No entanto, você pode variar de acordo com o que tem disponível em casa ou na geladeira. Se tem tomate, pepino, pimento ou mesmo uma fruta que já está a começar a ficar passada, acrescente.

Outra forma de dar uma aprimorada nessa receita é adicionar uns croutons de pão, feitos na frigideira com um pouco de azeite. Deixe fritar bem os cubinhos de pão para ficarem crocantes. Tempere com alho em pó, oréganos e pimenta do reino- Depois de frios, junte à salada. Lembre que só deve acrescentar na hora de servir, para eles manterem a sua crocância.

Se tiver muito pão dormido, corte em fatias em vez de cubos, faça o mesmo processo, frite como os croutons e sirva duas fatias em cada prato, ao lado da salada.

Arroz de legumes

Essa receita é para você aproveitar aqueles legumes que estão na geladeira, alguns até já meio murchinhos. Você pode aproveitar tudo e assim construir um acompanhamento para peixe bem gostoso.

Experimente e deixe esse arroz mais molhadinho, principalmente se você for servir com peixe frito. Nossa dica é que veja também o que está sobrando no freezer, para juntar.

Purê de abóbora

Cremoso, saboroso, colorido, esse purê de abóbora vai bem com qualquer preparação de peixe. Use os temperos sugeridos no vídeo ou dê asas à sua imaginação, usando especiarias a gosto.

Uma sugestão nossa é que você coloque um pouco de noz moscada ralada na hora, no momento em que adiciona a pimenta do reino. Ela dá um realce bem especial à abóbora.

Salada de restaurante de repolho roxo

Crocante, saborosa, econômica, essa salada é ideal para acompanhar qualquer refeição de peixe. Combina muito bem com o peixe grelhado, pois é fresca e traz delicadeza ao prato.

Com o peixe frito, ela contrasta, principalmente se você fizer o peixe empanado. A cremosidade do molho é o complemento certo para o peixe mais crocante.

Num peixe assado, você pode combinar a salada com um arroz soltinho e assim a refeição fica super saborosa e nutritiva.

Legumes salteados

Cenoura, cebola, abobrinha, chuchu, pimento às cores, cogumelos… o que importa para essa receita é você ter pelo menos três legumes variados para saltear.

As ervas frescas, que dão aquele sabor especial, você escolhe as que mais gosta e tem mais disponíveis. Como é para acompanhar peixe, fica sempre bem as mais intensas, como cebolinha, salsinha, manjericão, coentros.

Só que a regra base da cozinha é fazer os pratos que você mais gosta com os temperos que mais aprecia. Variando e usando alimentos de verdade, o prato sempre fica bem nutritivo e saudável.

Batatas sauté

Essa sugestão também pode ser usada para qualquer preparação de peixe. Você vai sentir batatinha crocante por fora, macia por dentro. Ela fica bem apresentada, com uma cor bem apetitosa.

O aroma, fruto das combinações dos temperos, desperta os sentidos e incentiva a degustar com mais prazer toda a refeição.

Salada de quinoa

Dando uma diferenciada em seus acompanhamentos, a sugestão de salada de quinoa pode ser interessante. Ela funciona mais ou menos como o arroz primavera, só que, em vez de arroz, você usa a quinoa. O sabor é diferente e sempre dá aquela particularidade especial.

Se você costuma fazer a sua receita de arroz primavera, pode usar a mesma receita. É só substituir o arroz pela quinoa e vai dar tudo certo.

Salada de pepino com tomate

Fresca e deliciosa, sirva essa receita com peixe grelhado, assado ou frito. Também harmoniza bem com o peixe cozido, só que aí você terá que combinar com um outro acompanhamento, como arroz ou purê de batata.

Para fazer essa receita, mantenha o tomate e o pepino na geladeira até a hora de juntar tudo. Assim a salada fica mais fria.

Pode preparar tudo com antecedência. Porém, não misture o pepino e o tomate. Deixe os outros ingredientes já preparados e temperados e só na hora de servir é que faz a terminação. Isso porque o pepino em contacto com o sal libera muita água e você não quer isso em sua salada.

Se escolher fazer um empratamento como o do vídeo, tenha o cuidado de, depois de higienizar bem a alface, secar bem as folhas.

Pode usar uma centrifugadora manual ou então, se não tiver, utilize papel toalha. A alface bem seca fica mais crocante e mais bonita no prato.

Salada de pimentão assado

Para assar o pimento, você pode usar qualquer uma das sugestões apresentadas no vídeo. Se for para o peixe assado, o calor do forno dá para assar o pimento. Para peixe cozido ou frito, opte por preparar no fogão ou na frigideira.

Depois do pimentão assado, é só cortar às tiras, temperar com azeite, alho bem picado e um pouco de suco de limão ou vinagre e sal. Pode adicionar outros temperos a gosto. Envolva bem e sirva.

Uma outra dica é: se você vai servir com o peixe grelhado, asse o pimento diretamente na brasa. Deixe ele ficar bem queimado em todos os lados. Depois use uma das técnicas do vídeo para descascar o pimento.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.