Costela De Porco Na Churrasqueira: Como Fazer e Que Tempero Usar

Costela De Porco Na Churrasqueira: Como Fazer e Que Tempero Usar

Recipe by Rita DiasCourse: Prato PrincipalCuisine: ChurrascoDifficulty: Iniciante
Rendimento

6

porções
Preparação

5

minutes
Cozedura

4

hours 
Total

4

hours 

5

minutes

Costela de porco na churrasqueira é uma das maiores delícias que se pode experimentar. Com essa receita vai ter o tempero certo para usar e saber como fazer no ponto.

Ingredientes

  • 1.5 kg Costela de porco

  • 1 Limão

  • 1 colher (sopa) Óleo

  • 1 colher (chá) Alho em pó

  • 1 embalagem Molho barbecue

  • Sal a gosto

  • Páprica picante a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

Instruções

  • Comece por reunir todos os ingredientes para fazer a sua costela de porco na churrasqueira para ter certeza de que nada falta.
  • Misture o limão com o óleo e o alho em pó e esfregue na costela de porco pelo menos umas 4 horas antes de começar a fazer a costela na churrasqueira.
  • Misture o sal, a paprica picante, e a pimenta do reino e esfregue na costela de porco até ficar bem temperada.
  • Acenda a churrasqueira a carvão formando dois montes, ou ligue a churrasqueira a gás no fogo baixo. Comece a assar a costela suína lentamente no fogo, durante cerca de 90 minutos.
  • Pincele a carne com molho barbecue e feche a tampa se a tiver, e vá virando a costela a cada 30 minutos até a carne estar macia e a gordura transparente. Poe demorar até quatro horas dependendo da peça.
  • Coloque em fogo alto para selar a carne e formar um padrão por fora. Em fogo alto deve precisar apenas de alguns minutos.
  • Pincele novamente com molho barbecue e asse em fogo alto para o molho caramelizar.
  • Retire a costela da churrasqueira e deixe descansar por uns minutos antes de servir. Sirva com molho barbecue e acompanhamentos como salada e batatas,

Essa receita de costela de porco na churrasqueira, como viu, é feita com molho barbecue pois fica uma delícia, mas pode optar por uma versão mais saudável passando o molho barbecue e substituindo por suco de limão, por exemplo.

Os temperos mais importantes são mesmo o sal, o alho em pó, e a paprica picante pois dão um sabor mais profundo à carne. Pode, no entanto, fazer uma mistura de temperos com cebola em pó, cominho em pó, e açúcar mascavo para adocicar a carne.

Há quem substitua o molho barbecue por mel. O sabor forte da carne combina bem com o doce do mel, mas a profundeza do sabor do molho barbecue acaba por combinar melhor com a costela suína.

O produto final deverá de qualquer modo ser uma carne bem suculenta e macia que se separa facilmente do osso. Para obter esse resultado a costela de porco na churrasqueira tem de cozinhar durante algumas horas, portanto se prepare com antecedência.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Costela de porco na churrasqueira com papel alumínio

Também é possível fazer essa receita de costela de porco na churrasqueira com papel alumínio envolvendo a costela para que fique ainda mais macia facilmente. O processo passa um pouco pelo mesmo: tempera a carne, começa em fogo baixo e só depois sela para criar os padrões e lhe dar mais sabor.

É importante envolver a costela de porco em algumas camadas de papel alumínio para ter certeza de que não sai o vapor enquanto cozinha a peça de carne. Pode ver mais informações sobre como o fazer nesse vídeo:

Para selar a carne terá naturalmente de retirar o papel de alumínio. Alguns cozinheiros defendem que o processo deve ser ao contrário: primeiro deve selar e dourar a costela, e apenas depois finalizar a cozedura da carne.

Isto porque apenas com um choque de temperatura consegue uma reação química chamada a reação de Maillard, que faz com que os produtos fiquem com um sabor, odor, e cor mais apetitosos. No entanto, na primeira técnica, aproveita mais a caramelização.

Pode experimentar fazer costela de porco na churrasqueira de ambas as formas e testar como você gosta mais.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.