Costela De Porco Na Churrasqueira: Como Fazer e Que Tempero Usar
Course: Prato PrincipalCuisine: ChurrascoDifficulty: Iniciante6
porções5
minutes4
hours4
hours5
Costela de porco na churrasqueira é uma das maiores delícias que se pode experimentar. Com essa receita vai ter o tempero certo para usar e saber como fazer no ponto.
Ingredientes
1.5 kg Costela de porco
1 Limão
1 colher (sopa) Óleo
1 colher (chá) Alho em pó
1 embalagem Molho barbecue
Sal a gosto
Páprica picante a gosto
Pimenta do reino a gosto
Instruções
- Comece por reunir todos os ingredientes para fazer a sua costela de porco na churrasqueira para ter certeza de que nada falta.
- Misture o limão com o óleo e o alho em pó e esfregue na costela de porco pelo menos umas 4 horas antes de começar a fazer a costela na churrasqueira.
- Misture o sal, a paprica picante, e a pimenta do reino e esfregue na costela de porco até ficar bem temperada.
- Acenda a churrasqueira a carvão formando dois montes, ou ligue a churrasqueira a gás no fogo baixo. Comece a assar a costela suína lentamente no fogo, durante cerca de 90 minutos.
- Pincele a carne com molho barbecue e feche a tampa se a tiver, e vá virando a costela a cada 30 minutos até a carne estar macia e a gordura transparente. Poe demorar até quatro horas dependendo da peça.
- Coloque em fogo alto para selar a carne e formar um padrão por fora. Em fogo alto deve precisar apenas de alguns minutos.
- Pincele novamente com molho barbecue e asse em fogo alto para o molho caramelizar.
- Retire a costela da churrasqueira e deixe descansar por uns minutos antes de servir. Sirva com molho barbecue e acompanhamentos como salada e batatas,
Essa receita de costela de porco na churrasqueira, como viu, é feita com molho barbecue pois fica uma delícia, mas pode optar por uma versão mais saudável passando o molho barbecue e substituindo por suco de limão, por exemplo.
Os temperos mais importantes são mesmo o sal, o alho em pó, e a paprica picante pois dão um sabor mais profundo à carne. Pode, no entanto, fazer uma mistura de temperos com cebola em pó, cominho em pó, e açúcar mascavo para adocicar a carne.
Há quem substitua o molho barbecue por mel. O sabor forte da carne combina bem com o doce do mel, mas a profundeza do sabor do molho barbecue acaba por combinar melhor com a costela suína.
O produto final deverá de qualquer modo ser uma carne bem suculenta e macia que se separa facilmente do osso. Para obter esse resultado a costela de porco na churrasqueira tem de cozinhar durante algumas horas, portanto se prepare com antecedência.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Costela de porco na churrasqueira com papel alumínio
Também é possível fazer essa receita de costela de porco na churrasqueira com papel alumínio envolvendo a costela para que fique ainda mais macia facilmente. O processo passa um pouco pelo mesmo: tempera a carne, começa em fogo baixo e só depois sela para criar os padrões e lhe dar mais sabor.
É importante envolver a costela de porco em algumas camadas de papel alumínio para ter certeza de que não sai o vapor enquanto cozinha a peça de carne. Pode ver mais informações sobre como o fazer nesse vídeo:
Para selar a carne terá naturalmente de retirar o papel de alumínio. Alguns cozinheiros defendem que o processo deve ser ao contrário: primeiro deve selar e dourar a costela, e apenas depois finalizar a cozedura da carne.
Isto porque apenas com um choque de temperatura consegue uma reação química chamada a reação de Maillard, que faz com que os produtos fiquem com um sabor, odor, e cor mais apetitosos. No entanto, na primeira técnica, aproveita mais a caramelização.
Pode experimentar fazer costela de porco na churrasqueira de ambas as formas e testar como você gosta mais.
Outras receitas:
- Creme de Galinha Para 30 Pessoas | Receita Mais Saborosa do Mundo!
- Maionese para churrasco para 30 pessoas
- Maionese Para 30 Pessoas | Receita Para Churrasco e Salada
- Churrasco Para 30 Pessoas | Receita com Quantidade a Servir
Deixe uma resposta