10 Ideias De Acompanhamento Para Pernil Assado a Experimentar

Fazer pernil assado faz já parte da cultura de muitos brasileiros. É uma receita nobre que combina com ocasiões especiais, mas ideias de acompanhamento para pernil assado acabam por ser escassas quando está na altura de impressionar os convidados.

Por norma, o pernil assado acompanha de batata assada ou uma salada básica, mas há muitos mais que podemos fazer para acompanhar essa receita deliciosa e impressionar os nossos convidados. Neste artigo, deixamos 10 ideias de acompanhamento a experimentar.

O que acompanha pernil assado?

Há várias ideias de acompanhamento para pernil assado que temos para si, mas vamos optar pelas que mais vão combinar com o delicioso suco que sai da carne, os que podem tornar a refeição mais fácil de digerir por serem frescos e leves, ou os que parecem mais óbvios, mas nem sempre se lembra.

Com um bom acompanhamento o pernil assado passa para o nível seguinte na qualidade. Note que aqui vamos falar de acompanhamentos para a carne sem contar com molhos, pis muitas vezes o molho é feito quando se assa o pernil.

Chips de batata doce

Chips de batata doce são ótimos para petiscar ou para acompanhar pernil assado. São nutritivos e fazem bem à saúde sem demasiada gordura quando são feitos na AirFryer.por exemplo, soltam até espaço no forno para o pernil.

Comprar chips já feitos no mercado acaba por ficar bem caro, mas fazem em casa não fica assim tão caro como seria de esperar.

Salada de repolho e cenoura

Salada de repolho e cenoura acaba por ser bem fresca, e quando bem temperada vai ter um excelente sabor. É uma ideia para acompanhar pernil assado que deve mesmo experimentar pois combina bem com o sabor forte da carne.

Essa salada pode além disso ser feita bem rapidinho e sem grandes custos. Com a receita acima consegue fazer uma salada simples de repolho, com cenoura, tomate, e pimento.

Purê de batata doce

O pernil assado faz-se muitas vezes com fruta doce como o abacaxi para dar mais algum sabor e doçura. O mel, a laranja, e o damasco são também muitas vezes usados e assim, porque não acompanhar com algo doce também?

Como vê na receita acima o purê de batata doce acaba por ser bem simples de preparar e tal como os outros acompanhamentos até agora tem custos bem baixinhos.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Batata rústica

Em vez de preparar batata assada normalmente, um purê de batata doce que pode não ser o preferido de todos à mesa, pode optar por uma alteração: a batata rústica. Essa receita é um excelente acompanhamento para pernil assado pois está também cheio de sabor.

A batata rústica é bem mais saudável do que batata frita por exemplo pois não leva óleo para fritar. Pode experimentar outras receitas com batata e ovo enquanto acompanhamentos.

Legumes assados no forno

Legumes assados no forno são bem fáceis de preparar e um excelente acompanhamento para pernil assado. Além de serem super saudáveis são extremamente fáceis de preparar. Apenas precisa de cortar os legumes, temperar com sal, óleo de oliva e pimenta do reino, e levar ao forno por alguns minutos.

Essa receita pode, de fato, ser feita como acompanhamento para qualquer coisa incluindo panquecas. Legumes que pode levar ao forno incluem batata doce, inhame, funco, abobrinha, cebola roxa, e cenoura.

Ratatouille

O ratatouille tornou-se famoso num filme estado-unidense do gênero animação com o mesmo nome, mas é uma receita bem antiga francesa que junta vários legumes e complementa receitas como o pernil assado na perfeição.

Fazer ratatouille passa por refogar cebola, alho picado, tomate sem sementes, e outros legumes e não vai ao forno. Tempera-se tudo com sal e pimenta do reino para dar mais sabor a este belo acompanhamento. Pode juntar legumes como a cenoura, pimentos, cebola roxa, e abobrinha.

Purê de espinafre (esparregado)

O purê de espinafre é um acompanhamento para pernil assado delicioso e saudável, que combina muito bem com a carne feita no forno e que pode ser feito com alguma facilidade desde que saiba o que está a fazer.

Por ser tão saudável torna-se um pouco no acompanhamento perfeito para tal refeição, visto ser uma forma deliciosa de comer espinafre.

Esparguete de abobrinha

Esparguete normal tem algumas calorias a mais que quem já vai comer pernil assado pode não querer. O esparguete de abobrinha é um acompanhamento para pernil assado alternativo que pode ser bem fácil de preparar também.

Como viu na receita acima criar um molho de tomate para esse esparguete é bem fácil, mas é um passo que pode passar à frente se vai fazer molho com o pernil assado.

Gratinado de couve-flor

O gratinado de couve-flor é um ótimo acompanhamento para pernil assado ou outro tipo de carne deliciosa. Para o fazer precisa apenas de cortar e cozer a couve-flor, antes de a cobrir de tempero e queijo e levar ao forno para deter o queijo.

A grande técnica de cozinha que vai precisar nessa receita é a do roux para o molho bechamel. Quando aprender a fazer esse molho com essa técnica vai poder fazer em muitas outras.

Abobrinha grelhada

A abobrinha quase não tem calorias e é conhecida por ser uma rica fonte de vitaminas. Fazer abobrinha grelhada acaba por não juntar calorias e faz um acompanhamento super saudável para o pernil assado que agrada a todos.

Há várias receitas com abobrinha que deve experimentar se gosta desse legume com tão poucas calorias.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.