Como Fazer Chocolate Quente Com Leite Condensado: Receita e Dicas

Como Fazer Chocolate Quente Com Leite Condensado: Receita e Dicas

Recipe by Rita DiasCourse: AperitivosCuisine: BebidasDifficulty: Iniciante
Serve

6

porções
Preparação

2

minutes
Cozedura

10

minutes
Total

12

minutes

Chocolate quente com leite condensado é uma delícia especialmente no inverno. Muitas vezes chamado de chocolate quente cremoso, é uma receita que acalma a alma e vale a pena saber fazer.

Ingredientes

  • 1 lata Leite condensado

  • 5 colheres de sopa Chocolate em pó

  • 1 colher de sopa Amido de milho

  • 1 litro Leite

  • ½ xicara Creme de leite

  • 1 caixa Chantilly

  • Raspas de chocolate a gosto

Instruções

  • Bata o leite, o leito condensado, o amido de milho, e o chocolate em pó até obter uma consistência homogênea. Pode usar o liquidificador.
  • Leve a mistura ao fogo e mexa sem parar até engrossar.
  • Quando a mistura tiver engrossado, acrescente o creme de leite e misture bem.
  • Pode alterar a textura do chocolate quente com leite condensado acrescentado mais leite para ficar menos grosso. Se quiser mais grosso, acrescente amido de milho misturado em leite.
  • Quando tiver a consistência certa para si, coloque em canecas.
  • Bata o chantilly e coloque no topo da caneca.
  • Raspe o chocolate por cima a gosto

Essa receita de chocolate quente com leite condensado é uma delícia especialmente em dias mais frios lá fora. Mesmo quem não gosta de coisas doces pode aproveitar essa receita, reduzindo apenas a quantidade de leite condensado que é usada na receita – tal como a de leite para não estragar a consistência.

Como a receita é bastante rápida de se preparar e precisa de poucos ingredientes se tirarmos a decoração no topo pode ser feita em qualquer altura. Os ingredientes são fáceis de encontrar e pode até já ter a maior parte guardada na sua dispensa.

A textura do chocolate quente é muito importante, mas tem de ter cuidado com o amido de milho para não incorporar o sabor deste. Para evitar pode ir alterando a consistência também com um pouco de leite condensado e leite apenas, aumentando a quantidade.

Chocolate Quente Com Leite Condensado No Micro-Ondas

Há ainda quem faça esta receita de chocolate quente com leite condensado no micro-ondas. Para algumas pessoas é mais confortável usar o micro-ondas do que levar um tacho ao fogo, mas é preciso cuidado para não colocar a colher ou metal lá dentro.

Para fazer a receita no micro-ondas misture o leite, o leito condensado, o amido de milho, e o chocolate em pó numa caneca para ir ao micro-ondas até ter uma mistura homogênea, e leve ao micro-ondas por um minuto. Retire e mexa muito bem.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Leve novamente ao micro-ondas por um minuto, e mexa muito bem. Vá levando cada vez por menos tempo até obter a consistência ideal para o seu chocolate quente.

Dicas Para Ter o Melhor Chocolate Quente

Como em qualquer receita no Brasil com Sabor, queremos que fique tão bom o seu chocolate quente que impressiona qualquer convidado que possa vir a provar o que você faz. Deixamos algumas dicas para ter sempre um resultado bem delicioso.

1. Use creme de leite

O chocolate quente supercremoso é sempre melhor, e para conseguir a consistência certa da bebida o amido de milho não chega, é preciso usar um pouco de creme de leite, de preferência o fresco. Apesar de não pode colocar muito na sua bebida, apenas um pouquinho vai fazer a diferença.

 Como dissemos na receita, pode ainda alterar a consistência com amido de milho dissolvido em leite caso queira mais consistente, ou apenas com leite caso queira menos. Deve fazer as alterações com cuidado.

2. Escolha o chocolate certo

Qualquer chocolate em pó chega para fazer um delicioso chocolate quente, mas diferentes marcas e tipos de chocolate dão ressoltados diferentes e ao experimentar pode vir a descobrir receitas novas que o vão surpreender.

Se quiser usar chocolate branco ou chocolate amargo pode também derreter um pouco de chocolate e juntar à bebida. Atenção que o branco é bem mais doce, e vai precisar de menos leite condensado.

3. Use sempre fogo baixo

Quando levar o seu chocolate quente com leite condensado ao fogo certifique-se que o ussa baixo para não ferver o leite e não queimar nada. O fogo ajuda a aquecer os ingredientes e a incorporar.

Usar o fogo alto pode ferver o leite e queimar partículas de chocolate, o que dá um sabor mais amargo para a bebida e estraga a delícia que é.

4. Não esqueça os aromatizantes

Depois de preparar o chocolate quente pode ainda juntar aromatizantes para melhorar a experiência. Canela, bebidas destiladas, e até anis podem levar a bebida ao próximo nível. A receita de chocolate quente com leite condensado acima é apenas uma base que pode ir alterando

Aconselhamos a experimentar primeiro com canela e depois com hortelã.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.