Quantos Quilos De Carne Para 30 Pessoas?

Precisa de saber quantos quilos de carne para 30 pessoas em uma refeição? Pode precisar de 3 a 15 kg de carne, dependendo do prato que vai servir e do tipo de carne.

Carnes para churrasco

Quando se fala em churrasco, pensamos em vários tipos de carne, como por exemplo:

  • picanha
  • alcatra
  • frango, asinhas e coxas
  • coraçõezinhos de frango
  • maminha
  • costela
  • linguiça
  • fraldinha
  • cupim
  • costela suína
  • salsichão

Esses são apenas alguns exemplos, os mais comuns, só que você pode sempre adaptar à disponibilidade das carnes que tem no talho e à sua carteira.

Tem cortes mais caros e outros mais baratos, defina o orçamento para não o ultrapassar.

Para preparar um churrasco para 30 pessoas, em primeiro lugar convém você selecionar todos os tipos de carne que pretende servir. Escolha a partir da lista acima ou crie a sua. Não importa quantas variedades. Tem gente que faz churrasco só com um tipo de carne, tem gente que usa uma grande variedade.

Note que cada carne deve ter uma posição correta para colocar na grelha e tem o seu tempo de cozimento específico. Claro que o corte também influencia, no entanto é necessário cuidar do ponto certo da carne.

Por exemplo, o frango deve sempre estar bem cozido. Coloque um palito na parte mais grossa da peça que está a assar e se estiver a sair líquido rosado quer dizer que precisa cozinhar mais tempo.

A carne bovina já depende muito do gosto de cada pessoa, no entanto pode servir mal passada, sem qualquer problema. Se cozinhar tudo bem feitinho não terá desperdício e precisa de menos carne para 30 pessoas.

Preparando carne para 30 pessoas: quantos quilos?

Você precisa conhecer o tipo de pessoa que vai estar no churrasco. É diferente preparar um churrasco apenas para um grupo de 30 homens que foram ver um jogo e depois quiseram partilhar uma refeição ou preparar um churrasco para uma festinha de 30 crianças.

Em média faça as contas assim:

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
  • Para homens, pelo menos 500 g de carne.
  • Para mulheres, uma média de 400 g de carne
  • Para crianças pode contar com cerca de 250 g para cada

Se o churrasco contar com famílias, então terá crianças, homens e mulheres. Faça uma média de 400 g de carne por pessoa. Isso significa que vai precisar aproximadamente de 12kg de carne para 30 pessoas.

Uma vez que já tem a lista das carnes que vai usar, é só garantir que no total tem, pelo menos, 12 kg de carne. Por exemplo, se você optar por seis variedades de carnes, compre cerca de 2 kg de cada.

Cortando carne para 30 pessoas

Não importa se você vai cortar antes ou depois de grelhar. O fundamental é que no momento de servir a carne, esta esteja já cortada em doses.

Assim, cada pessoa poderá escolher por colocar em seu prato carnes diferentes e sentir a verdadeira experiência de um churrasco variado.

O ideal seria cortar as carnes em pedaços que variam entre 70 a 100 g de carne cada. As coxas, asas e corações já estão com os tamanhos certos para servir. Em relação aos coraçõezinhos de frango, nossa sugestão é que faça pequenos espetinhos, de forma a ser mais prático as pessoas se servirem. A linguiça e os salsichões podem ser servidos às rodelas. Corte-os apenas depois de estarem cozinhados.

Nem todos gostam do mesmo tipo de carne, então terá pessoas a se servirem de duas doses de algumas carnes e a não tocarem em algumas variedades. Isso é normal. É a combinação de todas que faz com que, no final, quase não sobre nada.

Outros fatores que influenciam na quantidade de carne

Se você servir algumas entradas, convém contar que algumas pessoas, depois, vão comer menos quantidade.

Os acompanhamentos também influenciam muito. Tem algumas pessoas que nem vão ligar para eles, só a carne chega. Outras podem querer uma salada, um feijão tropeiro ou umas batatas.

Tudo depende também da forma como tudo será servido. Se for de sua responsabilidade servir todos os pratos, sirva sempre com acompanhamentos, a menos que alguém manifeste interesse contrário.

Estilo buffet, onde cada pessoa se serve do que quer, temos uma sugestão para você: para as pessoas chegarem até à carne, faça com que seja necessário passarem pelos acompanhamentos.

Assim elas poderão escolher. Às vezes só não se servem porque nem se aperceberam que havia.

Quantidade de carne para 30 pessoas para bolonhesa

Apesar de ser muito apreciado, o churrasco não é o único prato que você pode fazer para 30 pessoas.

Imagine que vai servir um macarrão à bolonhesa, por exemplo. Nesse caso precisa de menos quantidade de carne.

Claro que depende muito de cada receita, mas uma média de 100 g de carne moída por pessoa é o mínimo. Assim, para esse prato, a quantidade mínima de carne para 30 pessoas seria de 3 kg.

Note-se que o ideal seria pelo menos 150 a 200g de carne por pessoa, porém, em alguns casos, colocando vegetais picados, como a cenoura ou a abobrinha, é possível fazer uma refeição com esta quantidade mínima.

Defina a sua receita

Vimos como uma refeição de churrasco precisa de uma quantidade maior de carne por pessoa. Conhecemos uma opção que apresenta uma refeição com uma quantidade mínima de carne.

Agora vamos falar dos pratos mais comuns, como carne na panela, carne assada no forno, estufados e guisados. Se você tem a missão de servir um grupo de pessoas e quer saber quantos quilos de carne para 30 pessoas precisa comprar, defina a receita que vai fazer.

Se não for churrasco nem bolonhesa, conte com uma média de 250 g a 300 g por pessoa. Então, para fazer, por exemplo, uma carne de panela para 30 pessoas, compre entre 7.5 kg a 9 kg de carne.

Carne com ou sem osso?

Esse é outro ponto a ter em conta. Se a carne que você vai comprar tiver mais osso, convém optar por comprar em mais quantidade.

Se você comprar carne sem osso, aí pode comprar menos quantidade. As quantidades apresentadas aqui são as que serão ingeridas, ou seja, as quantidades de carne limpas.

No talho pode sempre perguntar qual o peso aproximado de carne limpa que obtém quando compra a carne com osso. Isso vai ajudar a ter uma ideia do que está a comprar.

Carne mais gorda ou mais magra

Apesar de ser pouco falado, esse aspeto também é fundamental. A gordura naturalmente presente na carne torna-a mais saciante. Isso quer dizer que comemos menos quantidade de carne no total quando ela é mais gorda.

Veja os cortes que você vai escolher e tenha o cuidado de variar. Ao comprar uns cortes mais magros e outros mais gordos estará a equilibrar o prato.

No final, opte sempre por escolher carnes com que se sinta à vontade para trabalhar.

Assim, o resultado final será um prato bem saboroso. E quanto mais saboroso, melhor as pessoas vão comer.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.