Mousse De Morango Sem Gelatina: Receita Deliciosa Com a Fruta

Quem não gosta de comer em casa sobremesa de restaurante? Só que nem sempre há tempo de as fazer ou então parecem muito complicadas. A mousse de morango sem gelatina é tão simples de fazer e o seu resultado é simplesmente fantástico.

Ela é uma boa alternativa de sobremesa e sempre cai bem depois de qualquer refeição. Você pode fazer para levar ao jantar de amigos ou de família. Será diferente e um grande sucesso.

Você não precisa demorar muito tempo e são necessários apenas 3 ingredientes para a fazer. Conheça já a receita e experimente.

Receita de mousse de morango sem gelatina

Recipe by Rita DiasCourse: SobremesaCuisine: TradicionalDifficulty: Iniciante

Essa é uma receita base de mousse de morango sem gelatina. Pode alterar a seu gosto tendo em conta nossas dicas.

Ingredientes

  • 1 lata Leite condensado 400 ml

  • 1 pacotinho Creme de leite, 200 ml

  • 250g Morangos

Instruções

  • Coloque no copo do liquidificador o leite condensado e o creme de leite e bata até envolver muito bem. Tem que ficar cremoso.
  • Depois adicione os morangos lavados e cortados e volte a bater até ficar tudo ligado.
  • A sua mousse de morangos está feita. Coloque em tacinhas individuais ou numa taça maior e leve à geladeira por umas 4 horas antes de servir.
  • Na hora de servir, adicione alguns morangos lavados por cima, para decorar.
  • A receita apresentada é simples, no entanto você pode fazer algumas variações e enriquecer a receita ou torná-la mais prática ainda.
  • Algumas sugestões até permitem que ela renda mais, caso você precise fazer para muitas pessoas.

Sugestões de alterações na receita que funcionam

A primeira alteração pode ser feita caso você queira aumentar a receita, para obter mais doses:

Coloque mais um pacotinho de creme de leite – o resultado final será ligeiramente diferente, não na textura, mas no sabor. Se sentir pouco sabor a morango, pode acrescentar mais alguns, faça a olho que vai dar certo. Muitas pessoas gostam mais dessa versão pois fica mais suave e não tão doce.

A segunda sugestão tem a ver com tornar a receita mais económica e, ao mesmo tempo, com o sabor a morango mais acentuado.

Substitua os morangos por um pacotinho de suco em pó, de sabor a morango – Nesse caso você precisa bater até que o pó se dissolva todo. Como muitos sucos já têm açúcar adicionado, você pode fazer essa alteração em combinação com a primeira sugestão e vai continuar a dar tudo certo.

A mudança número três tem também a ver com a substituição dos morangos:

Em vez de morangos frescos, use concentrado de morango congelado. Pode ser aquele que é só o morango triturado. Evite concentrados que tenham água para que o resultado final seja perfeito.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Nossa próxima sugestão é uma alteração bem substancial e que vai alterar o sabor, no entanto a textura continua a ser de uma mousse.

Coloque, em vez do leite condensado, 350 ml de água e duas xícaras de leite em pó. Na realidade, se você já experimentou fazer leite condensado em casa, essa substituição fará todo o sentido para você.

Nessa sugestão de alteração, prove a mousse. Se estiver a usar morangos, poderá ter que adaptar o sabor, colocando um pouco de açúcar ou adoçante. Se usar o suco de pacotinho, que vem adoçado, provavelmente nem precisa de retificar o açúcar.

Há uma variação da receita que não leva o creme de leite, só mesmo o leite em pó, o suco de pacote e a água. As quantidades são as referidas acima: 2 xícaras de leite em pó para 350 ml de água. Deixamos aqui essa sugestão, pois pode ser útil para você em algum momento.

O segredo para a mousse de morango sem gelatina

O objetivo é que a mousse de morango sem gelatina fique com aquela consistência maravilhosa que todos associamos a uma receita desse gênero.

Então, o segredo é bater, bater, bater, até que a consistência fique bem cremosa. Ao bater muito o preparado, você está a introduzir ar na mistura e a torná-la mais suave e leve.

Assim, se você está a fazer a receita e parece que não está a dar certo é só porque você precisa bater mais um pouco.

Depois de preparado é essencial que fique firme. A fim de conseguir esse efeito, você precisa deixar a mousse repousar na geladeira. Assim mantêm o ar, fica mais consistente e estará bem fresca na hora de servir.

Seja criativo com a mousse

Conhecer uma receita desse gênero: mousse de morango sem gelatina, é sempre uma excelente oportunidade para você dar asas à sua imaginação. Claro que não é obrigatório, mas pode haver um momento em que você precise improvisar.

Uma inovação pode ser mudar o sabor da mousse. Ou fazer duas receitas de sabores diferentes, uma mousse de morango sem gelatina e outra uma mousse de abacaxi, de manga ou de maracujá, por exemplo.

A versão com abacaxi é muito apreciada em dias mais quentes, pois esse sabor é muito refrescante. Também combina bem para servir após um churrasco ou qualquer refeição de carne. Abacaxi e carne combinam muito bem.

Se você tiver uma manga já muito madura em casa, a mousse pode ser uma forma de a aproveitar. Como a manga é uma fruta muito doce, pode acrescentar o tal pacotinho de creme de leite a mais e o resultado continuará a ser fantástico.

Imagine a mousse de maracujá decorada com as sementes por cima. Dá uma apresentação muito bonita e é muito rápido de fazer.

Use e abuse dessa receita que vale a pena

Já demos a sugestão para você fazer essa mousse para levar para um jantar ou almoço em que seja convidada. No entanto, conheças as nossas outras sugestões que podem ser interessantes para você.

Numa refeição mais gourmet, com aquele toque de requinte, você pode usar chantilly para decorar a mousse. Coloque de forma artística por cima de cada tacinha e finalize a decoração com os morangos inteiros ou cortados artisticamente.

Para uma festa de crianças, coloque a mousse em copinhos de plástico em cima da mesa, já com a colher dentro. Todos vão amar e saborear com verdadeiro prazer. Além disso, como ela é fresca, as crianças vão devorar após um tempo de brincadeira mais intensa.

Nossa sugestão seguinte tem a ver com você ter a possibilidade de fazer uma grana extra com essa receita: coloque em potinhos e poderá vender para algum restaurante ou nos escritórios em sua volta. Se passar logo a seguir ao almoço, muitas vezes as pessoas nem tiveram tempo de comer sobremesa, então podem achar interessante que a sobremesa chegue até elas.

Depois de experimentar essa receita, gostaríamos muito de ter a sua opinião sobre ela. Lembre-se de passar por cá e comentar. Vamos adorar conhecer a sua experiência.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.