Como Fazer Mousse de Chocolate de Liquidificador: Com Chocolate em Barra e Branco

Como Fazer Mousse De Chocolate De Liquidificador: Com Chocolate Em Barra e Branco

Recipe by Rita DiasCourse: Mousse de chocolateCuisine: SobremesaDifficulty: Iniciante
Rendimento

6

porções
Prepração

10

minutes
Cozedura

1

hour 
Total time

1

hour 

10

minutes

Essa mousse de chocolate no liquidificador é bem fácil de fazer e demora apenas uns minutos a ficar pronta, tendo depois de ir ao frio. Pode guardar até ter de servir aos seus convidados ou querer um doce.

Ingredientes

  • 400g Chocolate em tablete

  • 1 Lata Creme de leite

  • 4 Ovos

  • 1 colher de sopa Manteiga

  • 150g Açúcar

Instruções

  • Reúna os ingredientes para a sua mousse de chocolate de liquidificador.
  • Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga lentamente.
  • Separe as gemas e as claras dos ovos.
  • No liquidificador, bata as gemas com o creme de leite e o açúcar, até ter uma mistura homogênea. Junte o chocolate dissolvido e misture novamente com o liquidificador.
  • Separadamente, bata as claras em ponto de neve e reserve para uma taça.
  • Junte a mistura de chocolate às suas claras e envolva com cuidado para não remover o ar da mousse de chocolate.
  • Leve ao frio por pelo menos uma hora antes de servir. Terá de ficar consistente.

Mousse de chocolate no liquidificador é bem fácil de fazer, como viu, e tem a mesma qualidade que seria de esperar de uma mousse feita da forma tradicional. Esta receita da popular sobremesa francesa vai demorar apenas uns minutos a preparar, mas é a verdadeira.

O nome “mousse” vem da palavra francesa para “espuma,” logo é importante que as claras de ovo sejam batidas em ponto de neve para dar leveza à sobremesa. Receitas que pedem o uso de achocolatado como Nescau usam gelatina neutra para a consistência, mas sacrificam a leveza da mousse de chocolate.

Se quiser temperar mais a sua mousse de chocolate de liquidificador pode ainda juntar um pouco de licor doce, mas nesse caso não vai poder servir a mouse de chocolate a crianças por causa da bebida alcoólica.  

Para ter melhores resultados na mousse e um sabor mais rico, aconselhamos sempre a que use chocolate da melhor qualidade possível, mesmo que acabe por pagar um pouco mais nas compras.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Mousse de chocolate branco de liquidificador

Para fazer uma mousse de chocolate branco fácil de liquidificador pode seguir esta receita mas fazer apenas uma pequena alteração: remover a manteiga para a mousse não ficar demasiado gordurosa no final.

O chocolate branco é por si também um pouco mais doce que o chocolate negro ou de leite, logo poderá também tirar um pouco do açúcar se achar que a receita final acaba por ser demasiado doce para o seu gosto.

Pode adornar esta mousse, seja de chocolate preto ou de chocolate branco, com algum chantilly ou raspas de chocolate – se for mousse de chocolate negro use raspas brancos, e se a mousse for branca use raspas negras para fazer contraste de cor.

Se quiser acrescentar ainda mais contraste, pode colocar molho de chocolate por cima do chantilly, frutos vermelhos, ou até umas folhas de menta para pôr mais frescura na apresentação da sua mousse de chocolate de liquidificador.

Substituições para a mousse de chocolate

O conteúdo de açúcar na mousse de chocolate de liquidificador, ou o uso de ovos crus pode ser uma preocupação para algumas pessoas de acordo com as suas dietas. Para resolver isto podemos fazer algumas substituições.

Para o açúcar, pode usar stévia – um adoçante natural – que tem muito menos calorias, mas note que o sabor vai ser sempre diferente. É uma questão de hábito e a receita fica bem gostosa de qualquer modo. Para os ovos, precisa de derreter um pouco de gelatina sem sabor em água morna e juntar à mistura no liquidificador, antes de levar ao frio para assentar.

Na receita acima de mousse de chocolate deve usar cerca de 4-5 folhas de gelatina sem sabor para a mousse ficar com uma boa consistência. Bom apetite!

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.