O folclore é a reunião das tradições de um lugar, o que envolve festas típicas, lendas e as comidas. No Brasil, a comida típica do folclore representa a cultura de cada região com pratos que agradam a todos.
Além do dia do folclore, que é no dia 22 de agosto, o país tem festas folclóricas como Bumba-Meu-Boi, Festas Juninas e o Dia do Saci.
Receitas de comida típica do folclore a experimentar
A comida típica do folclore é uma forma de conhecer e apreciar as tradições e a cultura de diferentes regiões do país. São receitas que passam de geração em geração, que usam ingredientes locais e que refletem a identidade e a história de cada povo.
Nesta secção, vamos apresentar algumas receitas de comida típica do folclore que você pode experimentar em casa ou em suas viagens. Prepare-se para saborear pratos deliciosos e cheios de sabor!
Virado à paulista
O virado à paulista é uma comida folclórica da região sudeste do Brasil. O prato traz ingredientes simples como linguiça calabresa, baicon, feijão carioca e farinha de mandioca.
Tutu de feijão
Outro prato típico da região sudeste brasileira é o tutu de feijão. A receita é muito simples de preparar e os ingredientes que se destacam nesse prato são a linguiça defumada, o feijão, o baicon e a farinha de mandioca. O tutu de feijão traz vários ingredientes da receita do virado à paulista.
Canjica de milho verde
Esse prato é muito comum nas festas juninas brasileiras, pois a canjica faz parte do folclore brasileiro. A canjica traz como ingrediente principal o milho verde, mas também traz o coco ralado, o leite integral, dentre outros ingredientes que deixam essa comida deliciosa.
Feijoada
A feijoada é uma comida típica do folclore brasileiro conhecida no mundo todo. Esse prato pode ser preparado de diversas formas, mas não pode faltar os ingredientes principais que são o feijão preto e a carne e partes do porco.
No vídeo a feijoada traz apenas o pé do porco, mas é muito comum colocar outras partes do animal na preparação desse prato como as orelhas de porco.
Frango recheado
Para quem adora uma receita com frango uma boa pedida é a comida típica frango recheado. Nessa receita é utilizado o peito do frango que deve ser temperado e recheado de acordo com o gosto de quem irá prepará-lo.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Além de usar legumes, verduras e temperos diversos é possível adicionar ao frango recheado outros itens para dar um diferencial como o creme de leite e o queijo que pode ser o mussarela.
Pamonha
A pamonha é uma das comidas mais conhecidas do folclore brasileiro e diferente das receitas acima ela pode ser servida no café da manhã ou no lanche da tarde. A pamonha é típica das festas juninas e o ingrediente principal é o milho.
Bolo de pinhão
Na comida típica do folclore brasileiro não poderia faltar um bolo que pode ser servido como sobremesa ou com chá à tarde ou café da manhã.
Pinhão são sementes comestíveis encontradas nos pinheiros e o bolo de pinhão é típico da região sul do país. Além do pinhão, um ingrediente dessa receita é a canela em pó.
Carne seca com inhame
O inhame é um tubérculo que faz muito bem para a saúde e uma ótima maneira de consumi-lo é nesse prato típico da região sul do Brasil. A carne seca com inhame é muito deliciosa e traz entre os ingredientes além da carne seca e do inhame, o requeijão, o creme de leite e o queijo parmesão ralado.
Arroz com pequi
O arroz é uma comida típica do folclore brasileiro, mas ele não vem sozinho e sim com o pequi. Essa receita traz o pequi inteiro, ou seja o fruto é preparado inteiro.
O pequi deve ser refogado na cebola e depois é preciso colocar o arroz cru. O tipo de arroz fica a critério de casa pessoa. O pequi é um fruto típico da região centro-oeste do Brasil.
Pintado na brasa
A receita do pintado na brasa é para quem gosta de peixe e de churrasco, pois esse prato nada mais é do que um churrasco do peixe pintado. Na preparação desse peixe os temperos usados são muitos como cebola, alho, óleo, dentre outros.
O pintado na brasa pode ser preparado inteiro que é a maneira mais comum ou cortado em postas, vai depender da pessoa que for preparar essa receita.
Moqueca de Piracuru
Outra comida típica do folclore que também traz o peixe como ingrediente principal é a moqueca de Piracuru, prato típico da região norte.
Esse prato é servido em diversas ocasiões importantes como na Páscoa e na Semana Santa, mas a receita pode estar presente à mesa em qualquer data. A moqueca de Piracuru é um prato saudável por que além da carne branca que é o peixe traz também diversos legumes e verduras.
Pato no Tucupi
O pato no tucupi é tido como um dos pratos mais deliciosos da cultura nortista brasileira.O pato deve ser picado e fritado, mas antes deve ser temperado com coentro, gengibre e outros temperos.
O pato com tucupi é uma receita mais cara para preparar, pois o pato é um animal bem mais caro do que a galinha e o frango.
Vatapá
O vatapá é uma comida típica do folclore do nordeste brasileiro. Essa receita é feita com farinha de trigo e creme de leite.
O diferencial dessa receita fica por conta da carne que pode ser adicionada, pois muita gente utiliza o camarão, mas têm pessoas que usam o frango. A escolha vai de acordo com cada estado da região nordeste.
Caruru
O caruru é um prato muito conhecido na região nordeste, principalmente na Bahia. Essa receita é preparada com quiabo, leite de coco, amendoim torrado, camarão e outros ingredientes.
Esse prato é diferente, mas é delicioso. O caruaru é uma opção para um almoço ou jantar em família e embora não pareça é um prato muito saudável.
Bobó de camarão
O bobó de camarão é originário da África, mas se tornou comida típica da Bahia e é um dos mais conhecidos do folclore brasileiro. Além do camarão, essa receita é feita com gengibre, cebola, leite de coco, macaxeira, entre outros.
Por ser uma comida típica, o bobó de camarão está presente em todas as festividades do país, principalmente nas realizadas na Bahia e na região nordeste.
Comidas típicas do folclore: acompanhamentos
Por serem comidas típicas, os pratos citados acima estão presentes na mesa dos brasileiros no dia a dia e os acompanhamentos mais comuns são o arroz, feijão, macarrão, farinha, salada e o vinagrete.
Como sobremesa para completar os pratos típicos o mais indicado é uma das frutas que se gosta de usar no churrasco como abacaxi, maçã, banana ou mamão que são as mais queridas do nosso país.
Portanto a comida típica do folclore traz opções para todos os gostos e fazem parte da vida das pessoas no dia a dia não só em festas especiais.
Deixe uma resposta