O chã de dentro é uma carne bovina muito utilizada em churrascos, pois ela é mole, macia e possui um gosto agradável. O chã de dentro é o nome menos conhecido do coxão mole.
Essa carne também recebe os nomes de polpa, polpão e coxão de dentro. Esse corte está localizado na parte traseira do boi, especificamente na coxa do animal, próximo do lagarto, patinho e coxão duro.
Esse texto traz duas receitas para preparar churrasco com chã de dentro e alguns acompanhamentos para deixar o churrasco ainda mais delicioso.
Chã de dentro – Características
Possui uma alta maciez por causa das fibras, por isso tem muitas finalidades.
A carne se for comparada com outros cortes possui a fibra curta, por isso é perfeita para churrascos.
O chã de dentro é constituído em sua maioria por massas musculares encontradas na parte interna da carne.
Chã de dentro serve para churrasco?
O chã de dentro ou coxão mole serve sim para preparar os mais deliciosos churrascos. Isso porque é uma carne que possui diferentes cortes, como: pera do coxão mole, capoa do coxão mole, baby top, parte gorda do coxão mole e grelhado magro do coxão mole.
Leia também: 10 Acompanhamentos para Churrasco que Vão Surpreender os seus Convidados
Para quem quer usar o chã de dentro no churrasco é bom saber que essa carne é parecida com a picanha, não só na maciez, mas também no seu formato triangular, sem falar que ela custa bem menos do que a picanha, se tornando assim a melhor opção para um churrasco.
Para utilizar o chã de dentro no churrasco, a dica é comprar um pedaço com mais gordura, ou seja, o miolo da peça que possui as fibras ainda menores, com mais gordura e deliciosa.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Como preparar churrasco com chã de dentro
São muitas as maneiras de preparar churrasco com chã de dentro, mas tem duas formas que são as mais utilizadas, pois deixam essa carne sensacional.
Pode interessar: Receitas De Acompanhamentos De Carne De Panela
1. Chã de dentro recheado
Para preparar o chã de dentro recheado corte a peça da carne na lateral até abrir a peça. Quando a carne estiver aberta, tempere com manteiga todo o interior e recheie com os seguintes ingredientes:
- 4 dentes de alho
- 1 cebola
- Pimenta-do-reino, azeite, salsinha e sal a gosto
- Pimenta dedo-de-moça a gosto
- Azeitonas a gosto
- ½ pimentão
- 4 fatias de bacon
- 4 linguiças toscana
Abra as linguiças e tire apenas a carne e ponha dentro da peça de chã de dentro, coloque os pimentões cortados em tiras e adicione o bacon, salsinha e azeitona e os outros ingredientes. Finalize enrolando com barbante e envolvendo com papel-alumínio para churrasqueira.
2. Chã de dentro na manteiga de alho
Essa receita mostra como preparar o típico churrasco de chã de dentro. Para preparar essa delícia é preciso colocar em um espeto uma peça da carne em torno de 2 dedos de espessura e levar para assar com sal grosso.
Para assar a dica é deixar a parte mais grossa assando no fundo da churrasqueira. Coloque o espeto com a carne a uma altura de 20 cm na churrasqueira para selar a carne levemente por uns 3 minutos.
Enquanto a carne assa na churrasqueira, misture os seguintes ingredientes:
- 3 dentes de alho amassados
- 2 colheres de sopa de requeijão
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal
Com a pasta pronta, tire a carne da churrasqueira e besunte com a mistura, depois coloque a carne de volta à churrasqueira e aguarde por cerca de 8 minutos, o churrasco de chã de dentro está pronto e pode servi-lo.
Porque escolher o chã de dentro para o churrasco?
As carnes mais utilizadas em churrascos são a picanha, alcatra, costela e maminha, mas os bifões de chã de dentro podem ser transformados em churrascos deliciosos.
O primeiro motivo para escolher o chã de dentro para um churrasco é o preço da carne, como já foi falado, ela costuma ser bem mais barata do que a picanha.
Essa carne também serve para preparar churrasco por possuir fibras curtas e macias responsáveis por deixar esse corte suculento e sem nada a dever às outras carnes.
Para quem não sabe, o chã de dentro sempre foi considerado um corte nobre, por isso é perfeito não só para churrascos, como para ensopados, picadinhos, milanesas, bifes e muito mais.
Na hora de preparar o churrasco com chã de dentro o indicado é deixá-lo mal passado ou ao ponto para conservar a maciez e evitar que a carne endureça rapidamente.
Acompanhamentos para churrasco de chã de dentro
Vinagrete – O vinagrete é um molho preparado com diferentes ingredientes como cebola, tomate, azeite, azeitona, dentre outros. Esse acompanhamento eleva o sabor da carne dando-lhe um toque especial.
Farofa – A farofa não pode faltar em um churrasco, pois é o acompanhamento mais completo. A farofa pode ser de ovos, de linguiça, bacon ou da mesma carne do churrasco.
Pão de alho – E sempre usado como acompanhamento para churrasco. O pão recheado com creme de alho pode ganhar diversos sabores, como alecrim, ervas finas, requeijão, queijo, linguiça ou bacon, a escolha fica a gosto de cada um.
Frutas grelhadas – As frutas assadas ou grelhadas como a maçã, banana, laranja, abacaxi, pêssego são acompanhamentos perfeitos para um churrasco de chã de dentro. Elas podem ser acompanhamentos ou sobremesas.
Saladas – As saladas não podem faltar em um churrasco, pois o sabor leve dos ingredientes contrasta com a gordura e sabor mais forte da carne. As saladas ideais para acompanhar churrascos são as que trazem em sua preparação batatas inglesas e maionese.
Molhos – Os molhos nunca são demais em um churrasco. Além do vinagrete outro molho delicioso é o preparado com alho, azeite, maionese, iogurte natural, sal e pimenta do reino. A opção é servir o molho em pequenas tigelas para que os convidados possam comer quando quiserem.
Arroz branco – O arroz é o acompanhamento que deve sempre estar presente em um churrasco, pois seu sabor leve realça o sabor da carne deixando ainda mais gostosa.
Como podemos ver o chã de dentro, também conhecido como coxão mole e vários outros nomes, é uma carne nobre, macia e com fibras curtas, perfeita para preparar os mais deliciosos churrascos e o melhor é que custa bem menos do que os cortes mais utilizados na grelha.
Deixe uma resposta