11 Acompanhamentos Para Nhoque Que o Elevam a Outro Nível

Nhoque é aquele bolinho de massa tão saboroso e simples, que você, provavelmente, conhece desde a sua infância. Escolher os melhores acompanhamentos para nhoque pode por vezes parecer difícil, mas é na verdade bem fácil.

A origem do nhoque parece ser do médio oriente, mas foi muito popularizado na Itália. A receita original é feita com batata, farinha de trigo e gema de ovo.

No entanto, bem ao estilo do Brasil, existem versões de nhoque feitas a partir da mandioca, um tubérculo bem tradicional em nossos pratos. Qualquer que seja a versão de nhoque que você escolher, vai poder usar um dos acompanhamentos para nhoque desta nossa lista.

Ela foi pensada e criada especialmente para que possa ter novas experiências gustativas com o tradicional nhoque.

Sugestões sobre o que comer com nhoque

Nhoque de batata com almôndegas, molho de tomate e manjericão

Tal como as próximas sugestões, esta receita tem muito molho, porque, claro,  nhoque combina com molho.

Se vai preparar o nhoque de acordo com a receita do vídeo, sugerimos que comece pela batata. As batatas demoram uma hora no forno, o tempo certo para preparar o molho de tomate e as almôndegas.

Filé ao molho madeira

Essa é uma combinação bem especial: o molho madeira tem esse nome porque é feito com o vinho Madeira.

Além do sabor bem característico que esse vinho emprega ao molho, envolver cada pedacinho de nhoque nesta preparação antes de o levar à boca é uma experiência única.

O álcool do vinho evapora todo, deixando apenas os seus apontamentos secos e frutados no molho, então este prato é ideal para qualquer idade. É perfeito para um jantar especial e requintado.

Camarão ao molho

Dos melhores acompanhamentos para nhoque, essa receita de camarão é perfeita. Sai do comum e desafia o palato dos mais exigentes.

Impressione os seus convidados com o melhor do nosso livro (ebook) de receitas

É uma receita que é muito aromática e rápida para se fazer. Sugerimos que coloque o produto final por cima do nhoque para que este possa ir absorvendo todo o sabor do molho e assim ficar ainda mais delicioso.

Ovo no molho de tomate e queijo

Essa receita é uma sugestão para os mais arrojados. Não é a combinação mais evidente, no entanto, pensar em molhar o nhoque naquela gema de ovo e no molho de tomate fará você querer experimentar.

É uma receita que vai ao forno. Aproveite o tempo que o ovo está no forno para preparar o seu nhoque preferido. No final é só empratar e deliciar-se.

Bobó de frango com mandioca

Cremoso, saboroso e fácil de fazer, o bobó de frango é perfeito para comer com nhoque, siga esta receita passo a passo e substitua o arroz, no empratamento. Se quiser fazer o nhoque de mandioca para combinar com o bobó, fica perfeito.

Para complementar este prato, pode servir com uma salada simples, para que os sabores do prato se sobressaiam.

Molho pesto de manjericão

O pesto é uma receita italiana e combina de forma perfeita com o nhoque. Você pode fazer uma receita simples, para uma refeição mais suave, bastando envolver o pesto no nhoque e servir. Pode, também, combinar com uma carne, um lombo de porco assado, por exemplo.

Para o pesto, escolha o manjericão bem fresco e, se não o consumir todo, pode guardar na geladeira durante 5 dias. Verifique se tem óleo de oliva suficiente. Se for necessário, acrescente um pouco para selar a superfície e manter a validade por mais tempo.

Bolonhesa

Uma das receitas mais comuns e mais práticas de se fazer é a bolonhesa. Essa receita, que trouxemos como sugestão para você, é perfeita para colocar por cima do nhoque. Ela tem molho e tem um sabor irresistível.

Sendo diferente da receita tradicional, a receita deste vídeo leva pedacinhos de bacon e uma pitada de molho inglês que dão um toque bem especial ao prato.

Tilápia com nhoque

Mais uma combinação pouco usual, mas que é bem saborosa. Nessa receita foi usada a tilápia congelada, mas se você tem acesso a outro peixe, adapte a receita. Pode fazer com qualquer peixe fresco.

O ideal é usar filetes de peixe e garantir que não tem nenhuma espinha, pois este prato assim o pede.

O molho branco usado é bem saboroso, mas se você preferir e quiser simplificar a receita, pode comprar o molho branco de caixinha. É uma receita de preparação rápida, ideal para aqueles dias em que o tempo parece que não dá para tudo.

Carne ao molho barbecue

Mais uma sugestão de acompanhamento bem saborosa e recheada de molho. Experimente e conte para nós se você também aprovou esta receita.

Só tem que fritar a carne com a cebola e temperar com o molho barbecue.

Adicione água para que o molho fique com a sua consistência preferida.

Uma sugestão é usar peito de frango em tiras para esta receita, tornando a sua preparação mais rápida.

Strogonoff de frango com cogumelos frescos

Essa receita é bem simples e prática. As crianças adoram e serve também para fazer um jantar de amigos. Rende muito e torna-se económica.

É uma receita que combina com o nhoque de batata ou com o nhoque de mandioca.

Como alternativa aos cogumelos frescos, você pode usar cogumelos em lata. Fica igualmente saboroso.

Entrecôte ao molho de vinho merlot

Finalizamos as sugestões de acomapnhamentos para nhoque com um prato gourmet. É um acompanhamento ideal para um almoço ou um jantar requintado.

Quando o chef Jacquim cozinha, honra cada alimento pela forma quase que poética com que o trata. Nesta receita isso fica tão evidente que é mesmo um convite para que façamos o mesmo em nossas casas.

Carne, cogumelos e nhoque fazem uma fusão perfeita e única, com este molho de vinho merlot que dá aquele toque bem especial à combinação.

O ponto da carne sempre será aquele que mais gosta. Para atingir o ponto certo precisa de controlar o tempo de cozedura.

Depois de conhecer as nossas sugestões, dê largas à sua imaginação e aventure-se na cozinha. Se tiver alguma questão, coloque nos comentários, nós ajudamos.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.