5kg De Arroz Serve Quantas Pessoas? Entenda Quantidades De Arroz Por Pessoa

É sempre complicado saber qual a quantidade de arroz a fazer por pessoa, afinal 5kg de arroz serve quantas pessoas? É difícil sabermos quanto vamos conseguir servir com uma quantidade específica de arroz.

O arroz é um dos mais básicos ingredientes na gastronomia brasileira e muito acessível, logo usa-se em muitas pratos, tanto como acompanhamento como um ingrediente no prato principal já completo. Para saber quantas pessoas 5kg de arroz serve, temos primeiro de analisar o propósito do arroz.

É importante saber isto para evitarmos estar a servir demasiado arroz e desperdiçar comida. Ao mesmo tempo, não queremos servir pouco arroz para evitar faltar depois.

5kg de arroz serve quantas pessoas?

A resposta a essa pergunta é entre 28 pessoas a 55, mas precisamos de entender o porquê.

Antes de sabermos como calcular a quantidade certa de arroz, temos de saber qual vai ser o papel do arroz no prato. Se for acompanhamento, como com o strogonoff, a quantidade de arroz por pessoa acaba por ser mais pequena.

Se o arroz foi o destaque no prato, como em receitas de arroz carreteiro ou baião de dois, então tem de ser um pouco mais para alimentar bem e ser a medida certa na refeição. Para medir quantidades de arroz usamos um cálculo bem básico, e vai precisar de uma xícara (chá) ou de uma balança.

  • Se o arroz for acompanhamento: ¼ de xícara (chá) de arroz cru por pessoa
  • Se o arroz for o prato principal: ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa

Medindo por gramas, isso significa que como acompanhamento precisamos de 90g de arroz cru por pessoa, e como prato principal precisamos de cerca de 180g de arroz cru por pessoa. Com 5kg de arroz conseguimos assim servir entre 55 a 28 pessoas, em média.

Claro que algumas pessoas comem mais do que isto e outras pessoas comem menos. Isto é uma média apenas e teria de adaptar a sua receita de acordo com os gostos dos seus convidados ou as suas espectativas – mas se lembre que é sempre melhor sobrar que faltar.

Como medir arroz sem medidor

Se não tiver nem xícaras nem balança para medir a quantidade de arroz por pessoa, precisa apenas de usar a sua própria mão. Mergulhe a mão no arroz cru, feche e retire o máximo que conseguir.

Apesar de todos termos as mãos diferentes, o que conseguir retirar deverá ser o suficiente para uma pessoa como acompanhamento. Para prato principal, terá de ser duas mãos cheias de arroz.. Essa medida é naturalmente apenas um indicativo.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

5kg De Arroz Serve Quantas Pessoas? Entenda Quantidades De Arroz Por Pessoa

Recipe by Rita Dias
Rendimento

55

porções
Cozedura

30

minutes

Essa receita de 5kg de arroz é bem fácil e serve de acompanhamento, logo chega para 55 pessoas.

Ingredientes

  • 5kg Arroz

  • 10 l Água

  • 10 Dentes de alho

  • 5 Cebolas

  • 2 Folhas de louro

  • Sal a gosto

  • Azeite

Instruções

  • Reúna todos os ingredientes para cozinhar os seus 5kg de arroz. Pique finamente as cebolas e os dentes de alho.
  • Em uma panela bem grande aqueça um fio de azeite, e junte as folhas de louro e a cebola picada. Deixe dourar a cebola e depois junte o alho.
  • Acrescente o arroz e mexa bem para envolver os grãos no azeite, cebola e alho para ficar bem saboroso.
  • Acrescente água e sal a gosto. Misture bem e deixe ferver em fogo médio.
  • Quando a água ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente até o arroz absorver a água.
  • Verifique se os grãos do fundo da panela já estão bem soltinhos. Se tiverem água, deixe cozinhar mais um pouco.
  • Quando estiverem desligue o fogo e mantenha a panela tapada uns minutos antes de servir.

Notas

  • Se tiver sobras de arroz pode sempre congelar, e depois usar o micro-ondas para descongelar.
  • Para um arroz menos soltinho, use um pouco mais de água.

Como impedir que falte arroz

É muito importante salientar que as medidas acima são apenas indicativas. 5kg de arroz pode servir 55 pessoas como acompanhamento, mas melhor será sempre apontar para baixo e contar com 50 pessoas por exemplo.

Assim impede faltar arroz para alguém e pode servir com mais confiança, mesmo tendo de fazer um pouco acima da quantidade que pretendia inicialmente. Se sobrar muito arroz pode sempre aproveitar para receitas coo arroz carreteiro ou outras onde o arroz é o prato principal. Basta fazer um refogado onde inclui carne e misturar o arroz já cozido para ter uma refeição prontinha bem rápido.

O melhor será sempre preparar com legumes para ser ainda melhor. Usando o cálculo acima de arroz, vamos precisar de 18kg para fazer arroz para 100 pessoas, se for o prato principal. Como acompanhamento, que é o cálculo usado na receita, precisamos de 9 kg.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.