Quem não gosta de bolo recheado? O recheio de maracujá para bolo é aquele recheio que sempre fica bem. Seja em bolo mais suave, seja em bolo de chocolate, o importante é que você sempre pode fazer o recheio de maracujá para bolo que melhor se adapta a cada situação.
Venha conhecer diferentes tipos de recheio de maracujá e escolha aquele que for mais especial para você rechear seu bolo preferido.
Precisa de maracujá para o recheio?
Nem sempre é fácil encontrar maracujá para fazer sua receita. Uma das questões mais frequentes é: preciso mesmo de ter a fruta em casa?
Não. Você pode fazer o recheio com concentrado de maracujá. Só que tem que ter em conta uma coisa muito importante: alguns concentrados já contêm água adicionada, isso faz com que o sabor não seja tão intenso. Então você não pode usar esse tipo de concentrado.
Para descobrir se o concentrado que está a comprar tem água, procure no produto a lista dos ingredientes. Lá encontra, por ordem, quais são os ingredientes que o produto tem.
Outro ponto fundamental para você fazer a escolha certa e depois o uso certo é em relação ao açúcar. Como o maracujá é um fruto que tem um pouco de acidez, muitas vezes, para agradar o paladar do consumidor, é acrescentado açúcar ao produto.
Se você conseguir comprar sem açúcar adicionado, é o preferível. Caso você não consiga, tenha em conta esse pormenor quando for fazer o recheio.
Em alguns casos precisa colocar um pouco menos de leite condensado ou mesmo de açúcar, dependendo da receita. Você quer um recheio maravilhoso, não enjoativo de tanto ser doce.
Recheio de maracujá para bolo
Essa receita de recheio de maracujá para bolo é bem simples e rápida de se fazer. Precisa apenas de se preocupar com a fase inicial e depois faz bem rapidinho.
Ingredientes
1 lata Leite condensado
400 ml Creme de leite (duas caixinhas)
200 ml Suco, concentrado ou polpa de maracujá
1 unidade Gelatina incolor
Instruções
- Comece por hidratar a gelatina com 6 colheres de sopa de água morna.
- Deixe descansar uns segundos e depois leve ao microondas ou faça um banho maria para dissolver toda a gelatina.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até obter um creme areado. Dependendo do liquidificador, pode ir de 1 até 3 minutos.
- Coloque num refratário, cubra com um saco de plástico ou com película e leve ao frigorífico por 2 horas até obter a consistência desejada.
- Use para recheio e para cobertura de bolos.
- Pode finalizar a cobertura do bolo adicionando polpa de maracujá com sementes, para dar aquele toque bem natural e fresco.
5 Outras receitas de mousse de maracujá para bolo a experimentar
Existem dois tipos de receitas de recheio de maracujá. Uma é mais suave e outra mais intensa. Depois de ter a receita mais básica acima está na hora de você conhecer variações que podem enriquecer suas receitas.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Se você tem um bolo simples, branco, muito suave ao paladar, opte por um recheio de maracujá mais elaborado e mais espesso para dar aquela contrastada e fazer com que a combinação fique perfeita.
Uma dica interessante para esses casos é optar por um recheio que vá ao fogo e fique mais denso. A par disso, prepare uma calda simples com suco ou polpa de maracujá e um pouco de leite condensado ou de creme de leite. Coloque essa calda no bolo antes de rechear. Vai dar umidade ao bolo e contrastar com o creme mais denso.
Veja essa receita de um recheio mais denso e bem saboroso para essas situações:
Recheio de maracujá fácil
Repare que as dicas que você leu acima são todas seguidas nesse vídeo, por isso a receita dá certo.
Você também pode aplicar o recheio de maracujá para bolo, em bolos mais densos, como o de chocolate e com especiarias. Sabe, aqueles que levam canela, noz moscada, café e outros sabores intensos.
Só que, para uma combinação perfeita, você pode usar um recheio mais suave, que nem precise de ir ao fogão. Deixamos aqui para você uma receita que é só bater no liquidificador e vai direto para o bolo. Esse recheio fica leve, cremoso e bem saboroso.
Recheio de maracujá para bolo no liquidificador
Use esse recheio quando quiser algo mais suave e de sabor maravilhoso ou quando não tiver muito tempo para preparar o outro. É simples e dá sempre certo.
Se você preferir um recheio mais elaborado, pode usar essa receita que leva chocolate branco. É diferente das outras e fica igualmente saboroso.
Recheio de maracujá com chocolate branco
Nessa receita o chocolate é derretido em primeiro lugar e depois é adicionado o maracujá. Existem outras receitas em que você pode colocar o chocolate para derreter já com o leite condensado.
Nesse caso, basta você seguir a primeira receita que sugerimos para você e acrescentar a dose de chocolate branco que quiser logo no primeiro passo.
Recheio de maracujá para bolo com leite em pó
Esse recheio tem uma variação que permite dar mais consistência ao preparado.
Você pode usar essa receita para rechear bolos, só que também é possível rechear ovos de páscoa, bombons e usar em outros preparos culinários. Experimente se gostaria de ficar com um recheio versátil para usar em várias receitas.
Recheio de maracujá sem maracujá
Está sem polpa, sem concentrado e sem maracujá? E quer muito um recheio com esse sabor? Use um pacotinho de suco em pó de sabor a maracujá. Essa solução é prática, simples e econômica.
Além disso, a receita que estamos sugerindo para você nem precisa de fogão. É só bater. Fica bem cremoso e pode ser usado para muitas situações. Uma das sugestões mais apreciadas é no bolo de pote.
Cuidado com o fogo – evite que o recheio separe
Quando você está a usar produtos derivados do leite, ou mesmo o leite, em seus preparados, deve sempre ter em conta as combinações que vai fazer.
Existem alguns cuidados necessários para que o recheio não fique coalhado.
Os produtos lácteos, natas, creme de leite e leite, vão coalhar em duas situações, quando usados na cozinha:
Com temperaturas muito elevadas
Quando você introduz, por exemplo, o creme de leite a um preparado, deve evitar colocar em temperaturas muito elevadas. Retire o tacho do fogão por um minuto, pelo menos, para baixar um pouco a temperatura.
Depois pode ir adicionando aos poucos, a fim de incorporar bem o creme. Só depois desse processo é que deve voltar a colocar novamente o tacho no fogão. O mesmo procedimento deve ser feito para as natas.
Com acidez
Os produtos ácidos são usados para coalhar o leite. O suco de maracujá, a polpa ou o concentrado são produtos ácidos e, por isso, você deve ter muita atenção.
A melhor forma de garantir que o recheio não vai coalhar é adicionar o maracujá quente à base quente. Adicione aos poucos, misturando bem que vai dar tudo certo.
A receita básica que vai sempre dar certo
A melhor receita para recheio de maracujá para bolo é aquela que combina dois fatores fundamentais:
- dá certo
- é saborosa
Se responder a esses dois pontos, é sucesso garantido.
Assim, nossa primeira sugestão é uma receita que você pode fazer com uma dica simples e que vai dar certo para qualquer ocasião em que precise de rechear um bolo com maracujá.
De certeza que você tem ou conhece uma receita simples de mousse: bater leite condensado com creme de leite e acrescentar o sabor que deseja. Nesse caso será o de maracujá.
Faça isso e acrescente uma gelatina neutra. Ela vai dar mais consistência ao produto final e pode usar o recheio.
Usando farinhas em seu recheio
Existem algumas receitas em que é usado farinhas, como a farinha de trigo ou o amido. O objetivo dessas farinhas é engrossar mais o recheio.
Não é necessário usar esse truque na maior parte dos casos. Se você já usa uma receita com amido ou com farinha de trigo, pode continuar a utilizá-la, só que experimente uma das outras receitas apresentadas aqui e verá que são boas na mesma.
No entanto existe uma situação em que pode ser interessante usar um recheio com farinha, Se o bolo recheado que vai fazer é para uma festa ao ar livre, por exemplo, provavelmente o bolo ficará num lugar que não é muito fresco.
Nesses casos, para que o creme continue firme, mesmo em um ambiente mais quente, usar uma farinha é um recurso interessante.
O creme vai continuar firme até o momento de servir e será um sucesso. Em alternativa à farinha de trigo ou ao amido, use agar-agar que é uma gelatina de origem vegetal e mais estável a temperaturas ambiente mais quentes.
Pode usar a primeira receita apresentada acima, só que substitui a gelatina tradicional neutra pela agar-agar. Note que esta é mais consistente. Leia as instruções para poder acertar nas doses.
Outras receitas:
- Gin Tropical: Como Fazer Com e Sem Energético
- Sobremesa De Oreo Com 3 Ingredientes: Receitas a Experimentar
- Salada De Frutas Gourmet: Como Fazer Para Vender No Pote
Deixe uma resposta