14 Ideias De Acompanhamento Para Frango

Vai servir uma refeição para sua família ou amigos e quer ideias de acompanhamento para frango? Essa carne é das mais populares em todo o Brasil e continua a ser das mais econômicas o que ajuda sempre bastante.

Veja as sugestões que trazemos para você, umas que são mais tradicionais e outras que são para quem quer se diferenciar de forma mais arrojada.

Se você optar por uma dessas sugestões que saem do normal, verá que todos vão amar e se deliciar com a experiência. Note que os acompanhamentos devem ter em conta a forma como você vai preparar o frango.

O que acompanha frango?

Aquilo que acompanha frango depende sempre do modo como você vai preparar o frango em si. Se escolher uma receita que tenha molho, como frango guisado, pode optar por aqueles acompanhamentos que se envolvem no molho e que fazem uma explosão de sabores na boca.

Caso sirva frango no churrasco, qualquer uma das sugestões são bem-vindas, você só tem que escolher a que mais lhe apetecer.

Adapte a cada receita e, na dúvida, escolha a que você mais gosta ou que lhe apetece hoje. Amanhã é outro dia e pode experimentar outras opções de acompanhamento para frango.

Batata doce assada no forno

Presente na casa de todo o brasileiro, essa receita simples de preparar é super saborosa e combina com qualquer receita que você faz de frango.

O toque de alecrim sugerido para temperar faz toda a diferença. Se você não gostar muito do sabor do alecrim, ou não tiver em casa, experimente usar tomilho. Vai ficar maravilhoso também.

Essa receita é simples e muito prática, pois nem precisa de descascar a batata doce. Você pode fazer essa batata doce enquanto também assa o frango. Assim usa a mesma energia do forno.

Salada primavera

Salada primavera tem esse nome porque leva fruta. Nessa receita, a sugestão é colocar manga bem madura. No caso de você não ter manga, escolha outra fruta: aquela que tem em sua fruteira e que já está começando a ficar madura de mais é a fruta certa para colocar em sua salada.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Pode ser abacaxi, mamão, banana, kiwi, ou mesmo uma mistura de duas frutas.

Nós não aconselhamos que você coloque mais que duas frutas na salada, pois irá parecer mais salada de frutas do que salada primavera.

Os temperos são simples e tradicionais, mas você pode usar aqueles que mais gosta.

Arroz de legumes

Você pode combinar o frango com um único acompanhamento que seja completo. É a sugestão que trazemos para si agora: arroz de legumes.

Ele fica colorido, saboroso e é prático.

Pode servir esse acompanhamento de frango com qualquer receita de frango que combina bem. Se quiser, pode alterar os legumes de acordo com o que tem em sua geladeira.

Salada completa de legumes

Essa receita simples é uma das melhores ideias de acompanhamento para frango e ao mesmo tempo completa pode ser servida quente ou fria. Depende da receita que você vai servir junto. Também é um acompanhamento que é completo e por isso não é necessário procurar mais acompanhamentos se escolher essa sugestão.

Tenha em conta que essa receita pode ser adaptada para outros legumes, como abobrinha, abóbora ou os que mais gostar.

Esteja atenta aos tempos de cozimento para ficar tudo no ponto que você gosta. Tem pessoas que amam sentir o crocante e tem outras que preferem que fique bem cozido. Adapte ao seu estilo.

Mandioca / aipim / macaxeira frita

Nossa, como você vai amar essa receita: ela tem tudo para ser um sucesso em termos de sabor e de apresentação. E o melhor é que ela é bem simples para você fazer.

Não precisa de muitos ingredientes e os temperos você adapta ao seu gosto. Claro que você pode incrementar a receita, se quiser algo diferente. Uma dica interessante é adicionar um pouco de queijo ralado ao amassado de mandioca e envolver bem.

Qualquer receita de frango que você servir combina com esse acompanhamento. No entanto, tenha em conta o seguinte: se você fizer uma receita em que o frango tem muito molho, como um guisado, por exemplo, sirva a mandioca frita simples.

Se servir uma receita de frango sem molho, como frango de churrasco ou frango frito, faça uma maionese ou sirva com catchup para dar uma contrastada no sabor.

Feijão tropeiro

Não há brasileiro que não ame um bom prato com feijão tropeiro. Essa receita do chef Taico é bem saborosa e muito rica, pois leva muitas carnes e enchidos a acompanhar.

Você pode fazer sua receita preferida. Deixamos essa aqui para se inspirar, caso queira dar um toque diferente em sua receita tradicional de feijão tropeiro.

O feijão tropeiro também é delicioso com frango, tanto pode ser fresco como sobras.

Feijão tropeiro com frango

Ingredientes:

500 g Feijão vermelho

750 g Frango assado ou cozido

300 g Bacon picado

300 g Cebola roxa

75 g Farinha Mandioca

75 g Farinha de milho folgada

3 Ovos

5 Dentes de alho picados

1 Maço de couve cortada bem fina

Óleo

Cheiro verde picadinho

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Preparação:

Na noite anterior coloque o feijão vermelho de molho, por pelo menos 8 horas.

No dia, reúna todos os ingredientes necessários para fazer feijão tropeiro para acompanhar frango. Pique os dentes de alho e corte a cebola roxa.

Cozinhe o feijão na panela de pressão e reserve. Deixe o feijão bem macio, mas sem desmanchar.

Corte o bacon bem pequeno e frite em uma panela com óleo. Deixe derreter bem a gordura e reserve.

Bata os ovos e tempere com sal. Leve na frigideira, mexendo e depois corte em pedaços. Em uma panela grande, aqueça o óleo e as carnes e frite bem.

Quando cozinhadas as carnes, junte a cebola e o alho e deixe ficar bme douradinho. Depois, junte as farinhas e mexa bem por uns minutos.

Refogue a couve e junte às carnes. Quando pronto misture o ovo e o feijão, e mexa bem. Decore com cheiro verde e tempere com sal e pimenta do reino.

Farofa de alho

Maravilhosa! É assim que você pode falar dessa receita: uma sugestão bem básica e que estimula o paladar. Crianças adoram e mesmo aquelas pessoas mais exigentes vão se render à simplicidade dessa farofa e à intensidade do seu sabor.

Essa receita tem a particularidade de fazer com que a farinha de mandioca fique crocante e, no entanto, não resseca a boca. O sabor suave a alho, porque foi cortado da forma certa, faz toda a diferença.

Macarrão, alho e óleo (de oliva)

Outra sugestão que é simples e que todo mundo ama é macarrão ao alho. Nós vamos deixar essa sugestão aqui para você para que possa dar uma diferenciada na sua receita de sempre.

Além de ser bem básica para fazer, você vai aprender a preparar uma couve crocante para acompanhar esse prato e permitir que a combinação presente no prato tenha diferentes texturas.

Tábua de frutas

Aqui está uma sugestão inusitada. Ela combina muito bem com o frango de churrasco e faz uma mesa normal ter um verdadeiro toque de requinte.

Se você quer preparar algo diferente e para surpreender, essa sugestão é a certa.

Colorida, de sabores que contrastam com a carne e que combinam perfeitamente, você pode, ainda, adaptar à sua realidade. Em vez de mamão, coloque meloa ou melão, por exemplo.

Umas fatias de melancia também combinam bem e, se for verão, refrescam o prato e fazem sucesso.

Arrisque que garantimos que vai fazer sucesso. Se quiser optar por fazer outro tipo de decoração, faça bem do seu jeito.

Cogumelos salteados

Mais uma sugestão prática. Você pode fazer os cogumelos salteados quase na hora de servir, pois é muito rápido. A única coisa que deve ter em conta é a higienização dos cogumelos que demora um pouco, só que isso pode fazer antecipadamente.

O ideal é ter cogumelos frescos e todos mais ou menos do mesmo tamanho, para ficarem todos iguais.

Só que, caso não tenha cogumelos frescos, pode usar congelados ou mesmo os de lata. Claro que o resultado final fica ligeiramente diferente, mas vale a pena,

Batata frita seca e crocante

Claro que frango e batata frita são uma combinação perfeita. Seja frango assado no forno, frango frito, frango de churrasco, qualquer preparação sempre fica bem com batata frita.

Só que ninguém merece comer batata frita molenga ou encharcada de gordura. No vídeo você encontra dicas para fazer a batata frita crocante, sequinha e desfrutar de todo o prazer dessa combinação.

Chips de inhame

Chips de inhame são um acompanhamento para frango diferente. Eles ficam crocantes e são muito gostosos. Embora possam ser usados como aperitivo, você pode servir com o frango e uma boa salada.

E se fizer a mais, pode guardar em um frasco hermético para mais tarde.

Crianças e adultos e mesmo os jovens mais exigentes não ficam indiferentes aos chips de inhame.

Batatas sauté – batatas salteadas

Mais uma dica de acompanhamento para frango que você pode servir à vontade. Qualquer preparação que faça de frango, essa receita vai combinar.

Além disso, ela é muito saborosa e pode adaptar os temperos ao seu gosto pessoal.

Uma alternativa às batatas aos cubos, como sugere o vídeo, é escolher batatinhas pequenas. Elas são práticas, basta lavar e cozinhar por cerca de 7 minutos.

Experimente com um palito para ver se já estão cozidas e escorra a água. Depois é só seguir os passos do vídeo. As batatinhas não precisam ser descascadas. Higienize muito bem para retirar toda a terra da casca.

Salada de berinjela

Nossa última sugestão é mais seletiva. As crianças, por exemplo, não vão apreciar essa dica como apreciam a batata frita. No entanto, se você tem um jantar com pessoas que têm gostos mais excêntricos, pode servir essa salada que vai fazer um sucesso.

A berinjela tende a absorver muito a gordura, por isso é fundamental você ser generosa no óleo de oliva para que o resultado final seja o esperado.

Se quiser finalizar com um cheiro verde, de sua preferência, ele dará um toque de frescura ao preparado.

Pode ser salsinha, coentros ou cebolinho que sobrou da preparação… escolha de acordo com o seu gosto ou o gosto da maior parte das pessoas a quem vai servir esse prato.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.