A feijoada é um cozido de feijão preto com várias partes do porco, como orelha, rabo, pé, costela, lombo, linguiça e bacon. Também podem ser usadas carnes bovinas, como carne seca e paio e apesar de ser bem delicioso, muitas vezes é difícil saber quantas pessoas você pode alimentar com 1 kg de feijoada.
A origem da feijoada é controversa. Existem várias versões sobre como esse prato surgiu no Brasil: uma delas diz que a feijoada foi criada pelos escravos africanos que aproveitavam as partes menos nobres do porco que os senhores não queriam comer e cozinhavam com o feijão preto que plantavam nas senzalas.
Outra versão diz que a feijoada foi inspirada na cassoulet francesa ou na fabada asturiana, pratos europeus que também levam feijão e carnes variadas. Nesse caso, a feijoada seria uma adaptação dos colonizadores portugueses aos ingredientes locais disponíveis no Brasil.
De qualquer modo, a feijoada é considerada o prato nacional do Brasil e é consumida em todo o país. Ela é servida com arroz branco, couve refogada, farofa, laranja e torresmo mas há vários acompanhamentos para feijoada que se usam, incluindo alguns bem diferentes.
Quantas pessoas 1 kg de feijoada serve?
A quantidade de pessoas que 1 kg de feijoada serve pode variar de acordo com o tamanho das porções e a quantidade de carnes adicionadas ao prato. Em média, 1 kg de feijoada é suficiente para servir de 6 a 8 pessoas. No entanto, esse número pode aumentar ou diminuir se você considerar os seguintes fatores.
Um desses fatores são os ingredientes, pois quanto mais carnes você colocar na feijoada, mais ela vai render e mais saciados os seus convidados vão ficar. Por outro lado, se você usar apenas feijão e poucas carnes, a feijoada vai ficar mais rala e menos nutritiva.
O tamanho da porção depende do apetite e da preferência de cada um, mas também vai afetar o rendimento. Algumas pessoas gostam de comer mais feijão do que carne, outras preferem o contrário. Uma dica é servir a feijoada em uma panela grande e deixar que cada um se sirva à vontade. Assim, você evita desperdício e agrada a todos.
Os acompanhamentos também importam, pois são essenciais para complementar o sabor e a textura da feijoada. Eles ajudam a equilibrar o prato, trazendo mais fibras, vitaminas e minerais.
Porém, eles também ocupam espaço no prato e no estômago. Portanto, se você servir muitos acompanhamentos, pode reduzir a quantidade de feijoada.
Leia também: 1 Kg De Feijão Serve Quantas Pessoas? Cálculo Para Feijoada E Outras Receitas
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
Como calcular a quantidade ideal de feijoada?
Se você quer ter mais precisão na hora de calcular a quantidade ideal de feijoada para o seu evento, você pode usar uma calculadora online que leva em conta o número de convidados, o sexo, a idade e os ingredientes que você vai usar. Basta preencher os dados solicitados e obter o resultado em gramas ou quilos.
Outra opção é seguir uma receita que já indique as quantidades certas para cada ingrediente. Por exemplo, uma receita de feijoada completa tradicional para 10 pessoas leva os seguintes ingredientes:
- 1kg de feijão preto
- 500 g de carne seca
- 300 g de costelinha defumada
- 200 g de lombo defumado
- 200 g de linguiça calabresa
- 200 g de paio
- 200 g de bacon
- 1 pé de porco
- 1 rabo de porco
- 1 orelha de porco
- Sal e temperos a gosto
Para servir a feijoada, você deve aquecê-la bem e colocá-la em uma travessa grande. Você também deve preparar os acompanhamentos separadamente. Esses podem incluir arroz branco, que pode preparar ao cozinhar 4 xícaras (chá) de arroz lavado em 8 xícaras (chá) de água fervente com sal até secar.
Pode também usar couve refogada, que preparar ao lavar e picar 1 maço de couve bem fininho, e depois refogar com 2 dentes de alho e óleo até murchar. Farofa, laranja, ou torresmo também são opções a considerar.
Dicas para fazer uma boa feijoada
Para fazer uma boa feijoada, é importante escolher carnes frescas e de boa qualidade ,e evitar aquelas que são mais duras ou muito gordurosas. Deixe sempre as salgadas de molho na água por pelo menos 12 horas antes do preparo e troque a água algumas vezes para retirar o excesso de sal.
Deve cozinhar as carnes separadamente do feijão para evitar que elas desmanchem ou fiquem duras demais, visto que têm tempos de cozedura bem diferentes.
Além disso tenha cuidado com o sal na feijoada. Lembre-se que as carnes já são salgadas e que os acompanhamentos também levam sal. A textura da mesma é importante, com o ponto ideal a ser quando o caldo envolve os grãos de feijão e as carnes sem escorrer nem empelotar.
A feijoada deve sempre ser servida bem quente, e ter variadas opções de acompanhamentos quando preparada para muitas pessoas pois assim os seus convidados podem montar o prato como preferem.
Aproveite essa receita para reunir seus amigos ou familiares em um almoço especial e saboroso. Bom apetite!
Deixe uma resposta