Como Fritar Linguiça: Receita Deliciosa e Fácil De Fazer

Como Fritar Linguiça: Receita Deliciosa e Fácil De Fazer

Recipe by Rita DiasDifficulty: Iniciante

Saber como fritar linguiça é importante para termos uma receita rápida de um bom acompanhamento ou snack que pode ser feito em pouco tempo e fica delicioso.

Ingredientes

  • 500g Linguiça toscana

  • 400ml Água

  • Óleo para fritar

Instruções

  • Como por colocar 600ml de água numa panela e coloque no interior a carne para começar essa receita de fritar linguiça com água.
  • Leve a água ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos ou até sair a gordura branca vigiando sempre a linguiça para inchar bem.
  • Desligue o fogo e escorra a água. Lave a linguiça e leve ao fogo sem óleo para secar a carne e tirar toda a água antes de fritar em óleo.
  • Depois de secar junte óleo até perto de metade da linguiça, e deixe fritar durante alguns minutos em fogo médio até ficar bem douradinha.
  • Vire a linguiça para fritar do outro lado, sem mexer muito na panela para deixar cozinhar bem de ambos os lados.
  • Quando a linguiça frita estiver douradinha de ambos os lados, remova para um prato ou tabuleiro com papel absorvente.

Vìdeo da Receita

Como viu com essa receita fazer linguiça frita é bem fácil e precisa apenas de algum tempo para fazer como deve de ser. A parte de fora fica bem douradinha enquanto o interior continua tendo uma textura perfeita.

A receita acima é apenas uma base e pode usar muitos outros ingredientes até para temperar a sua linguiça frita, como por exemplo alho, folha de louro, ou até um pouco de cebola para acompanhar a carne.

É importante apenas juntar o óleo à linguiça depois de esta secar e de ter a panela bem quente para ficar com a textura certa no final. Estas devem estar sempre um pouco separadas para poderem fritar bem sem agarrar.

Se não aferventar a linguiça fresca antes de a fritar ela pode não ficar firme e desmancha-se enquanto frita. A linguiça feita desse modo pode ser um bom acompanhamento ou aperitivo, mas com ela pode ainda fazer deliciosas combinações ou até mesmo juntar à sua feijoada.

Para fazer linguiça frita defumada já não vai precisar de a passar por água primeiro, precisa apenas de ter colocar óleo na panela e deixar aquecer bem, antes de juntar a linguiça. Depois basta mantê-las separadas e virar quando um dos lados ficar bem douradinho.

Pode também fritar a linguiça depois de a cortar em pequenas rodelas. Assim usa menos óleo e pode controlar melhor como fica cozinhada, mas o interior vai naturalmente ficar sempre um pouco mais frito do que do outro modo.

Como fritar linguiça na Air Fryer

O use de óleo a mais pode ser menos apelativo para muitas pessoas pois introduz muitas calorias nesse prato e faz com que haja alguma gordura a mais. Como existe a Air Fryer, que permite fritar quase sem óleo nenhum, podemos fazer também linguiça frita nela.

O truque para fritar linguiça na Air Fryer é não encher demasiado a fritadeira. Basta pré-aquecer o aparelho para aproveitar a reação de Maillard, uma reação química que dá melhor sabor, aspeto e cheiro à comida, e acertar no tempo e temperatura precisos.

Por norma vai precisar de colocar a Air Fryer a 200C para fritar linguiça, e deverá mantê-la lá durante cerca de 30 minutos. Se gostar da linguiça mais dourada pode deixar mais tempo, mas sempre mexendo de 10 em 10 minutos para fritar por todos os lados.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Depois de fritar pode acrescentar a outros pratos, juntar um pouco de molho, ou servir apenas assim como aperitivo que fica delicioso. Bom apetite!

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.