Receita de Pão de Ló Para Bolo de Aniversário Para 50 Pessoas

Receita de pão de ló para bolo de aniversário para 50 pessoas

Recipe by Rita DiasCourse: SobremesasCuisine: BoloDifficulty: Iniciante
RENDIMENTO

50

porções
PREPARAÇÃO

10

minutes
COZEDURA

40

minutes
TOTAL

50

minutes

Criámos esta receita de pão de ló para bolo de aniversário para 50 pessoas bem deliciosa. Pode rechear ou cobrir e decorar a seu gosto este bolo, a sua massa fica super fofinha e bem húmida.

Ingredientes

  • 12 Ovos

  • 700 g Farinha de trigo sem fermento

  • 540 g Açúcar refinado

  • 20 g Fermento

  • 400 ml Água temperatura ambiente

Instruções

  • Comece por separar as claras e as gemas. Bata as claras até ficarem em ponto neve.
  • Após as claras estarem bem batidas, acrescente as gemas uma a uma e deixe incorporar bem na massa. Bata durante dois minutos.
  • Acrescente o açúcar peneirado na massa aos pouquinhos e bata durante mais dois minutos até a massa ficar bem fofinha e cremosa.
  • Peneire bem a farinha e comece a juntar na massa de forma intercalada com a água.
  • Coloque um pouco de farinha e um pouco de água e mexa de forma delicada, apenas para incorporar. Repita até ficar sem farinha e sem água.
  • Passe também o fermento na peneira e envolva na massa, também de forma delicada e sem mexer muito.
  • Coloque papel manteiga na sua forma, não precisa de untar.
  • Coloque no forno já pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. Vá controlado sempre o tempo para não cozer demais, pois os fornos não são todos iguais.
  • Após retirar, deixe arrefecer e pode dividir em 2 ou 3 partes para colocar recheio.

Essa receita é uma das melhores para fazer uma massa de pão de ló para bolo de aniversário para 50 pessoas, é bem econômica, simples e gostosa.

O bolo pesa cerca de 6kg e pode dividir em cerca de 100 fatias, dependendo do tamanho e forma que for utilizar.

Para cobertura ou recheio aconselhamos o merengue suíço, pois combina perfeitamente com este tipo de bolo e quase todo o mundo gosta desse tipo de creme. Não fica enjoativo e é bem delicioso.

Medidas da forma para bolo de aniversário para 50 pessoas

Pode usar uma forma retangular que tenha 40x30cm ou 45x35cm, certifique-se que tem pelo menos 2 dedos entre a massa e o topo da forma para que a massa ao cozer não saia da forma.

A forma quadrada pode ter entre 30 a 40 cm de largura, mas no mínimo 10cm de altura.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Pode usar ainda uma forma redonda com pelo menos 35cm de diâmetro e mínimo 10cm de altura, para evitar que a massa saia para fora.

Pode ainda dividir esse bolo em 2 ou 3 camas facilmente, para deixar ele bem recheadinho.

Deixe sempre a massa arrefecer bem antes de colocar qualquer tipo de cobertura ou recheio. Pois o calor do bolo pode começar a derreter o creme e fica com um aspeto feio.

Não se esqueça que o segredo para uma massa bem fofinha é a maneira como bate, por isso na altura de de envolver a farinha, a água e o fermento tenha bastante cuidado e mexa delicadamente.

Apenas envolva os ingredientes na massa, sem mexer muito e fazer muita força, se não a massa fica dura e seca depois de cozer.

O seu bolo vai ser um grande sucesso na sua festa de aniversário.

Receita de pão de ló para bolo de aniversário para 50 pessoas em vídeo

Se tiver alguma dificuldade na receita, pode ainda ver o vídeo acima, onde todos os passos são bem explicados pela Bruna.

A receita é do canal de YouTube da Bru na Cozinha, que conta com 500 mil seguidores. Essa receita é bem simples e básica, qualquer um consegue fazer.

Esperemos que tenha gostado da receita de pão de ló para bolo de aniversário para 50 pessoas em vídeo, ela fica bem deliciosa e deixa qualquer um com vontade de comer mais uma fatiazinha.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.