13 Deliciosas Ideias de Acompanhamento Para Filé Mignon

O filé mignon é considerado um dos cortes mais tenros da carne bovina. A carne apenas pode ser melhorada escolhendo o melhor acompanhamento para filé mignon.

É retirado da parte traseira do animal e uma das características mais apreciadas é a sua suculência. É uma carne muito saborosa e, por norma, magra.

Por ser tão nobre, é muito versátil e pode ser usada quer em pratos mais elaborados, como nos mais simples do dia a dia. 

Você pode fazer na panela, assar no forno ou fritar numa frigideira antiaderente. É também um corte muito usado para churrasco.

Escolhemos receitas variadas que se adaptam às diferentes preparações para seu acompanhamento. Cada receita escolhida permite valorizar a carne, para que você possa sentir todo o sabor que a representa e apreciar todos os seus atributos únicos.

Melhor acompanhamento para combinar com filé mignon

Batatas assadas

Essa receita é bem simples para você preparar e bem saborosa. Pode usar como acompanhamento para filé mignon feito no forno, aproveitando o calor do forno e cozinhando tudo de uma vez.

Uma sugestão é que você pode variar o sabor, alterando os temperos. Use outras ervas aromáticas e coloque um pouco de cominhos, por exemplo. Fica uma nova versão desta receita que pode se tornar em a sua especialidade.

Salada de batata com maionese caseira

Esta receita é ideal para os dias mais quentes, pois é servida fresca. Ela combina bem com comidas típicas de dias soalheiros e o churrasco é um dos pratos mais consumidos nesses dias.

Lembre-se de guardar na geladeira até o momento de servir. Como está a usar a maionese, precisa evitar o calor para que ela não estrague.

Batata frita

Sim, todo mundo sabe que batata frita combina com filé mignon. Essa receita que trazemos para você é uma receita que tem todos os truques que você pode fazer em sua casa para ter a batata frita perfeita – algo que não se vê em todo o lado.

Impressione os seus convidados com o melhor do nosso livro (ebook) de receitas

Você vai conhecer qual a melhor batata para usar, por que você precisa colocar a batata na água e como ter tudo pré frito para finalizar o prato apenas na hora de servir.

As batatas mais crocantes por fora e cozidas por dentro são as perfeitas. Experimente e veja como é possível fazer em sua casa.

Arroz à Piamontese

O arroz Piamontese é fácil de fazer e você já tem todos os ingredientes em sua casa. É um arroz cremoso e mais sofisticado, que é ideal para dias em que você quer impressionar alguém, logo é talvez o melhor acompanhamento para filé mignon.

Ou então reserve para fazer naquele momento em que você está precisando de um conforto gastronômico.

Os ingredientes são simples e apesar do nome é bem fácil a receita. Essa combina com qualquer tipo de preparação do filé mignon.

Macarrão na manteiga saboroso

Macarrão também é dos acompanhamentos combina com filé mignon, especialmente quando bem feito. Essa é uma receita bem simples e rápida para você fazer em sua casa.

É perfeita para dias em que o tempo para cozinhar é pouco e quer apresentar um prato com sabor igual ou melhor ao de restaurante.

É o acompanhamento perfeito para as receitas de filé mignon que ficam com mais molho. Assim você pode envolver o molho no macarrão e apreciar cada garfada de sua refeição.

Abobrinha com alho espanhol

Acompanhamento mais simples e saudável, essa receita de abobrinha com alho é perfeita para acompanhar o filé mignon feito de qualquer maneira. Como essa receita já tem um molho de alho, você pode balancear a quantidade de molho que vai servir.

Se seu filé já tem muito molho, pode diminuir o molho da abobrinha. Se a carne tem pouco molho, você acrescenta um pouco mais ao seu acompanhamento.

Brócolis ao alho e óleo

Brócolis e filé mignon parece ser uma combinação fora da caixa, mas quando você experimentar essa receita, com um filé mignon feito na panela, por exemplo, vai compreender porque nós sugerimos esse acompanhamento.

Sabe aqueles jantares em que sempre tem alguém fazendo dieta? Essa receita é perfeita, pois todos vão poder apreciar o jantar com prazer e sem culpa.

Vegetais na manteiga saborosos

Outro acompanhamento para filé mignon perfeito. Essa receita permite que você a adapte aos vegetais que tem em sua geladeira. 

Não precisa ser exatamente aqueles apresentados no vídeo. O método de preparação é o mesmo para qualquer vegetal.

É uma receita low carb, simples e saborosa. A nossa sugestão é que você use vegetais de várias cores para dar cor ao seu prato e ficar ainda mais atraente.

Salada de chuchu em palitos

Essa é uma receita de restaurante e tem uma dica para que o chuchu não quebre, na hora de temperar e envolver.

Você pode fazer essa receita, que fica bem com qualquer preparação de filé mignon. 

É um acompanhamento inusitado e que todo mundo adora. Fica crocante, saboroso e os apontamentos de bacon destacam-se em um casamento perfeito com o sabor do filé mignon.

Salada de pepino com creme de leite

Essa receita demora menos de 10 minutos para fazer e é ideal para acompanhar o filé mignon, principalmente aquelas preparações que têm menos molho.

Você pode fazer e deixar na geladeira para servir bem fresco. É a receita perfeita para levar para o churrasco e impressionar todo o mundo.

Salada de tomate

Uma sugestão simples e que é muito versátil. Você pode usar para acompanhar sua receita preferida de filé mignon e combinar com um dos acompanhamentos de batata que sugerimos acima.

Para incrementar esta receita, você pode picar uma cebola roxa e acrescentar ao tomate, juntamente com a pimenta ou a substituindo, como você gostar mais.

Salada de repolho simples e rápida

Uma salada crua combina com qualquer receita de filé mignon, mas se você quer mesmo a combinação perfeita, use especialmente para churrasco ou para acompanhar filé mignon feito na frigideira.

Crie variações dessa receita, optando por usar uma parte de couve roxa ou cebola roxa. Assim você acrescenta mais cor a seu prato e torna-o ainda mais apelativo aos olhos.

Salada americana

Surpreenda todos com essa salada como acompanhamento para filé mignon. Nós sabemos que todo mundo sempre gosta de servir a salada básica de alface, simples e rápida de fazer. 

Dê um toque diferente a uma receita comum. Se você experimentar usar alface americana, aquela que parece um repolhinho, em vez da alface comum, vai ter uma salada com apontamentos crocantes e que combina muito bem com qualquer receita de filé mignon.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.