10 Acompanhamentos Para Dobradinha Que Precisa De Experimentar

Listamos alguns dos melhores acompanhamentos para dobradinha, esse prato tão delicioso e popular. A receita, que é tradição da culinária portuguesa, foi criada no norte de Portugal, por volta dos anos 1415 e 1543.

Na cidade do Porto, a dobradinha é chamada de “tripas à moda do Porto”. Ela e muito consumida nessa localidade. Por isso, as pessoas que vivem na região recebem o apelido de “tripeiras”.

Não foi à toa que o célebre poeta Fernando Pessoa homenageou esse prato com um poema, intitulado de “dobrada à moda do Porto” – como é mais conhecida em toda Portugal. Em um dos versos, ele recita:

“Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,

Serviram-me o amor como dobrada fria.

Disse delicadamente ao missionário da cozinha

Que a preferia quente,

Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria”.

As tripas ou dobradas à moda do Porto, são preparadas com o bucho dos animais, principalmente com o do gado, algo que garante mais qualidade.  A dobradinha se tornou um prato muito conhecido no Brasil. Em algumas regiões, ela conhecida como “buchada”.

Deixamos aqui alguns dos mais deliciosos acompanhamentos para dobradinha para que possa aproveitar ao máximo esse prato.

10 acompanhamentos para dobradinha

Batata recheada com calabresa

Um dos acompanhamentos para dobradinha que mais se ajusta é a batata recheada. Com um bom rendimento, ela vai deixar a sua refeição mais saborosa. Ela é bem simples de fazer. Para a preparação do acompanhamento, você vai cozinhar 4 batatas grandes em 1 litro de água quente, usando 1 colher de sopa rasa de sal.

Para recheá-las, você precisa retirar o interior da batata com uma colher para colocar o recheio dentro, formando um “buraco” na batata. Guarde o excesso que retirou, pois ele fará parte do recheio.

Os ingredientes para o recheio são: ½ xícara de bacon, 2 xicaras de linguiça calabresa, 1 dente e meio de alho, 3 colheres de requeijão cremoso, queijo muçarela para gratinar e, para finalizar, use orégano.

Batata doce assada

A batata doce assada é uma boa pedida para acompanhar a dobradinha. Para prepará-la, você vai utilizar  batatas doces, sal, pimenta calabresa, dentes de alho laminados, alecrim fresco ou desidratado e ainda manteiga.

Depois basta deixar essa deliciosa batata assar no forno até estar no ponto e aproveitar todo o seu sabor.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Arroz branco

Um dos melhores acompanhamentos para dobradinha é mesmo o arroz branco. O prato tem tanto sabor que o arroz apenas ajuda a complementar ao absorver algum e aligeirar paa não ter sempre o mesmo paladar.

O ideal será um arroz bem soltinho que pode ver como fazer no video. Arroz em papa não fica tão saboroso com este prato.

Mandioca frita

Mandioca, aipim ou macaxeira. Os diversos nomes desses alimentos são detalhes que mostram a beleza da cultura e da diversidade brasileira. Tem algo de que não é possível fugir: o resultado sempre é apetitoso.

Estamos apresentando outra combinação que deixará a dobradinha irresistível. A mandioca é uma boa fonte de carboidratos e proteínas, rica em vitamina C.

Antes de iniciar o processo de fritura, a mandioca deve estar cozida. Tudo o que você vai precisar é de óleo, manteiga e alho

Tenha cuidado para não colocar muitos pedaços de mandioca para fritar ao mesmo tempo, para que elas fiquem douradas e crocantes.

Farofa

Outra acompanhante excelente para a dobradinha, a farofa fica bem em todos as refeições. É uma boa escolha para disfarçar o aspecto mais líquido do prato. Saiba tudo sobre essa receita simples, prática e fácil de fazer.

Ela vai trazer um sabor especial! Tudo o que você precisa é de cebola, alho, manteiga, azeite, farinha de mandioca e sal.

Torradinha de alho

A torradinha de alho é um bom aperitivo para acompanhar a dobradinha. É fácil e rápido de fazer. Além disso, você pode reutilizar aquele pão francês que sobrou na sua mesa e está com uma aparência de “velho”, assim não precisará jogá-lo fora.

Se você não tem o pão francês, não se preocupe. Pode usar qualquer tipo de pão – de forma, brioche, italiano etc.  

Legumes grelhados

Os legumes grelhados ou assados são dos melhores acompanhamentos para dobradinha ou qualquer prato pois são bem saudáveis e sabem sempre bem.

Se a dobradinha não estiver acompanhada do feijão branco, os legumes são uma boa opção para diversificar o seu prato, pois dependendo de suas preferências, a textura e o gosto podem ficar misturados demais, gerando uma confusão no seu paladar.

Fácil e simples de fazer, a receita pode ir direto na grelha ou no forno. Você pode misturar vários legumes, tais como cenoura, beringela, brócolis e abobrinha.

Ravióli de muçarela com manjericão

O prato que pode ser um bom acompanhante em muitas refeições, também ficará muito bem com a dobradinha.

Para fazer o ravióli de muçarela com manjericão, você vai precisar de farinha, ovos, muçarela, azeite, alho, manjericão, tomate, queijo parmesão e sal. Para o tempero, use a pimenta do reino.

Salada de abacaxi

A salada de abacaxi vai deixar a sua refeição colorida e com mais sabor, ajudando a digerir a dobradinha.

Para fazer a salada, você vai precisar de 2 rabanetes, 1 pé de alface médio, 2 cenouras médias e 1 abacaxi médio. No tempero da salada, utilize 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de pimenta calabresa, 1 colher de chá de orégano, 1 limão, 2 dentes de alho e azeite.

Salada de acelga

A salada de acelga é muito simples e fácil de preparar, trazendo mais suavidade para a dobradinha.

Para fazer essa receita, use 1 acelga, 1 cenoura, 2 tomates e 1 cebola. Para o tempero, você vai precisar de azeite, salsinha ou coentro, cebolinha, sal, pimenta biquinho, pimenta do reino, 1 colher chá de orégano e meia xícara café de vinagre.

A dobradinha combina com muitos acompanhamentos

Agora que você já descobriu várias dicas para acompanhar a dobradinha, poderá usar a sua imaginação para criar um prato colorido e divertido com legumes, saladas ou batatas.

No entanto, tenha cuidado com as combinações, dependendo de como irá preparar a dobradinha, para que os sabores não entrem em conflito. Tudo depende do seu gosto pessoal.

Um bom vinho também pode ser um excelente acompanhante para o prato, como por exemplo um cabernet sauvignon robusto. Agora chegou a hora de colocar as mãos na massa para preparar o seu acompanhamento. Bom apetite!

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.