15 Receitas De Acompanhamento Para Feijoada Que Tem De Experimentar

Feijoada para 100 pessoas

Há várias receitas de acompanhamento para feijoada que deve experimentar, umas por serem clássicos adorados por todo mundo, e outras por serem tão boas que quase fazem da própria feijoada o acompanhamento.

A fim de ajudar você na hora de decidir qual vai ser o acompanhamento para feijoada, deixamos aqui uma compilação de várias sugestões. Pode servir já na próxima vez que fizer feijoada.

O que acompanha feijoada?

A feijoada é um prato bastante pesado e forte em sabor, logo não é fácil saber o que acompanha feijoada. O ideal é algo mais leve no prato mas que combine bem com o sabor para fazer uma refeição deliciosa.

Como a feijoada precisa ainda de alguns preparativos, o acompanhamento tem de ser um prato que não demore muito tempo a preparar, seja fácil, e ainda econômico pois o custo das carnes já é bem grande para suportar.

Arroz branco

Nossa primeira sugestão de acompanhamento para feijoada é bem tradicional: o famoso arroz branco. Nessa receita você aprende a fazer um arroz branco soltinho que faz as delícias de todo o mundo.

Para que esse cereal fique no ponto, opte pela variedade agulhinha. Como ele tem menos amido, fica mais solto. Essa é a forma que mais combina com a feijoada.

Arroz com mortadela e legumes

Essa dica vale para aquelas vezes em que você não está preparada e chegam visitas de última hora. Então, faça essa receita de arroz com mortadela e legumes para incrementar sua feijoada. Assim você não tem que fazer outra refeição.

Uma outra forma de utilizar essa receita é quando tem um resto de feijoada em sua geladeira, se acha que tem pouca quantidade para uma refeição. Com esse arroz, complementa o repasto de forma perfeita.

Vinagrete

Vinagrete vai bem com feijoada? Claro que sim. Como a feijoada é um prato denso, se você quiser dar uma suavizada na refeição, experimente servir esse vinagrete.

Para o fazer é bem simples e os ingredientes são básicos. Porém, caso falte algum, não deixe de fazer o vinagrete. Apenas adapte ao que tem em casa e ao gosto das pessoas que vão se sentar à mesa. De certeza que vai correr bem.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Salada de fruta

Se você ama aquele contraste entre o doce e o salgado, tem que experimentar servir feijoada com salada de fruta como acompanhamento.

É uma opção suave, que traz frescor e delicadeza à feijoada tradicional. Olhe para a sua fruteira e veja quais frutas já estão ali há mais tempo.

São essas que vai usar para fazer o acompanhamento para a feijoada. Deixe a salada por uma hora no frigorífico para apurar sabores e ficar mais fresca. Depois é só servir.

Leita também: Salada De Frutas Gourmet: Como Fazer Para Vender No Pote

Couve com bacon

A couve é um acompanhamento para feijoada tradicional em quase todo o Brasil. Nessa sugestão colocamos o bacon frito para que a couve fique ainda mais saborosa.

Quando for comprar couve, lembre-se que para esse acompanhamento precisa de folhas de couve. Uma dica que faz você aproveitar o que já tem em casa: sabe quando compra a couve flor ou o brócolis e que ainda vêm com algumas folhas? Pode aproveitar essas folhas para fazer esta receita.

Verifique que elas estão frescas e não apresentam partes amarelas. Se os talos forem muito duros, descarte ou guarde na geladeira para fazer uma base para sopa.

Salada primavera

Prática, rápida, saborosa e colorida, essa salada tem tudo para ser apetitosa e para dar cor ao seu prato. Em geral, todas as saladas que têm primavera no nome é porque apresentam fruta como um de seus ingredientes. Essa que trouxemos como sugestão para você, leva manga.

De qualquer forma, se você não tiver manga em casa, substitua por outra fruta, de preferência tropical, para dar esse toque primaveril ao preparado. Pedaços de abacaxi, de papaia ou mesmo goiaba combinam muito bem neste acompanhamento para feijoada.

Farofa de cuscuz com calabresa

Farofa tem que estar presente em casa de qualquer brasileiro. Essa opção, em vez de farinha de rosca, leva cuscuz. É uma receita de acompanhamento para feijoada rápida de fazer e rende mesmo muito.

Use a farofa de cuscuz para acompanhar a feijoada e verá que vai render muito. É uma receita muito econômica. Se você tem uma receita especial de farofa, pode usar. Arrisque a trocar a farinha de mandioca pelo cuscuz e fica com uma receita muito parecida à do vídeo.

Couve mineira

Acima nós apresentamos uma sugestão de couve com bacon. Agora você tem aqui a receita de couve mineira e uma forma de fazer diferente da receita anterior. Nessa receita a couve não é escaldada.

Note que aqui é usado muito alho que dá aquele sabor bem especial para a couve.

Outro ponto interessante é o momento em que é adicionado o sal, quase no fim. Quando adicionamos sal na comida, ela começa a perder água. Então, para que a couve não perca água durante a preparação, o sal é apenas colocado no final.

Trigo sarraceno

Uma outra opção de acompanhamento para feijoada é o trigo sarraceno. Ele tem o nome de trigo, só que é uma semente e não um cereal. Então não apresenta glúten, o que pode ser uma grande vantagem quando tem pessoas com sensibilidade ao glúten.

A sua preparação é semelhante ao arroz, por isso você pode usar qualquer receita sua de arroz e substituir o arroz pelo trigo sarraceno que vai dar certo. Tenha em atenção esses dois pormenores: deve demolhar o trigo sarraceno por aproximadamente 4 horas, no mínimo.

Depois descarte a água para cozinhar. O segundo ponto a ter em consideração é que o trigo sarraceno absorve um pouco menos de água em relação ao trigo. Assim, coloque um pouco menos de líquido e fique atenta. Se necessário, acrescente mais um pouco.

Quinoa

A quinoa é outro pseudo cereal que está cada vez mais presente nas nossas cozinhas. Ela, tal como o arroz e o trigo sarraceno, é fácil de cozinhar e você pode guardar até 4 dias na geladeira.

A sua textura é a ideal para acompanhar uma feijoada com muito molho, pois tende a absorver esse líquido e a deixar-se envolver pelos seus sabores.

Se usar quinoa como acompanhamento, lembre-se de não servir arroz. Um substitui o outro.

Purê de batata

Uma proposta inusitada e ao mesmo tempo amada é usar o purê de batata como acompanhamento para feijoada. Seja uma versão mais macia ou uma mais rústica, ou mesmo essa versão do vídeo que apresenta um tempero diferente, a combinação com a feijoada é perfeita.

Apesar de ser controverso, você até pode usar um purê de batata instantâneo, daqueles de pacote. Só que, a realidade, é que nunca terá o mesmo sabor que um purê caseiro e a feijoada é tão tradicional que precisa de um purê caseiro.

Laranja

A laranja é um acompanhamento para feijoada em muitos lugares. Traz um toque fresco e aromático ao conjunto e combina de forma maravilhosa com a feijoada.

Além da diferenciada no sabor, você tem mais duas vantagens fantásticas provenientes da laranja em combinação com a feijoada.

A primeira é que a laranja ajuda na digestão da gordura naturalmente presente numa feijoada tradicional. A segunda é que a presença da vitamina C da laranja ajuda a que a absorção do ferro presente nos ingredientes da feijoada seja mais eficaz.

Mandioca frita

Não tem como não gostar de mandioca! Ela fica bem a acompanhar qualquer prato. Logo, com a feijoada, é claro que também vai combinar.

Nossa sugestão é que sirva a mandioca frita para dar um toque crocante no meio de tanta maravilha que acompanha uma feijoada. Assim você vai sentir a diferença de texturas e valerá cada garfada que levar à boca.

Se você não costuma cozinhar mandioca, siga as instruções do vídeo que vai dar certo. Se sabe fazer, nem se preocupe com o vídeo, use a sua receita, pois você já está habituada a fazê-la, vai ser mais prático.

Espinafre refogado

Você já pensou em apresentar o verde sem ser a couve? Essa sugestão é para que use o espinafre para acompanhar a feijoada. Faça ele refogado. Tempere a gosto e garanta que chega para todos.

O espinafre quando é cozinhado ou refogado tem tendência para perder muita água e murcha muito. Então, para conseguir uma dose para cada pessoa, você precisa ter muito espinafre.

Uma dica é usar bacon frito para envolver. Assim fica ainda mais saboroso.

Banana frita

Essa sugestão traz para o prato um contraste adocicado que fica bem com a feijoada.  Além disso, a banana dessa receita fica bem sequinha e crocante.

Como você usa para empanar a banana, farinha de rosca, combina bem se você servir junto uma farofa bem tradicional.

E por fim, abra uma garrafa de vinho tinto seco. Feijoada precisa de um vinho encorpado que valorize todo o seu sabor.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.