Qualquer pessoa adora umas deliciosas comidas salgadas, até porque o sabor de um salgado é bastante atraente e alguns têm até um elevado valor nutritivo.
A verdade é que as comidas salgadas fazem uma forte parte da cultura brasileira, tendo sempre de fazer parte de qualquer aniversário e festividade. Os salgadinhos mais populares são as coxinhas, esfirras, e as empadas, mas há muitas outras receitas por aí.
Aqui está uma lista de receitas e dicas para que você possa poupar seu tempo de pesquisa e apenas escolher as que prefere. Guarde esse artigo para ter sempre por perto quando precisar, pois nós já fizemos a seleção das melhores receitas salgadas e rápidas para você.
Bolinhas fritas
Nossa primeira sugestão é uma receita que serve para acompanhar algum prato, como petisco, para uma entrada num almoço ou jantar ou mesmo para um lanchinho.
Essa receita é simples de fazer e leva apenas 4 ingredientes básicos: queijo, amido, ovo e sal. A receita fala em maisena, no entanto, caso você tenha polvilho em casa ou fécula de batata, pode usar na mesma que vai dar certo.
Pizza na caneca
Uma refeição bem rápida para aqueles dias mais apertados é uma pizza para todo o mundo. Só que em vez de encomendar e ter que esperar a entrega, é muito mais rápido fazer uma pizza de caneca.
Os bolos de caneca já são muito comuns, mas as receitas salgadas fáceis e rápidas em caneca estão agora a começar a se tornarem uma moda.
Experimente essa receita bem simples. Se quiser incrementar, pode adicionar por cima do molho de tomate uns cogumelos mesmo de lata ou um pedaço de carne desfiada. Veja o que tem em sua geladeira que dê para aproveitar e torne essa receita mais especial com pequenas alterações.
Batata com queijo no forno
Essa é das comidas salgadas que serve de refeição inteira. É rápida para fazer, pode deixar no forno enquanto precisa fazer alguma coisa, como por a mesa ou mesmo preparar uma salada para acompanhar a refeição.
Se você tem carne preparada ou um frango assado, essa receita serve também de acompanhamento. Para enriquecer este preparado, nossa sugestão é que coloque por cima do molho de tomate peito de frango desfiado.
Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
O lanche do preguiçoso
Muita gente conhece essa preparação como o lanche do preguiçoso pois é muito rápido e fácil de fazer. A massa leva apenas dois ingredientes e é bem saborosa. Claro que se quiser adicionar sal, oréganos secos ou pimenta do reino, pode o fazer e assim o sabor da massa fica ainda mais apetecível.
Essa é umas das comidas salgadas que pode ser feita para um lanche, mas também para uma refeição mais leve, se acompanhada com uma salada bem fresca e colorida.
Rolinhos deliciosos
Sabe aquele resto de macarrão que está na geladeira e você quer aproveitar para a próxima refeição? Essa sugestão é simples e dá para usar esse macarrão para criar uma nova refeição simples e bem saborosa.
Precisa apenas de uns cinco minutos para enrolar o macarrão no presunto e queijo e depois de 2 ou 3 minutos a fim de bater o molho e cobrir todos os rolinhos.
Coloque no forno e enquanto aguarda, prepare a mesa ou aproveite esse tempo para descansar ou ler um pouco.
Refeição rápida com repolho e batata esmagada
Simples, rápida e econômica, é assim que você pode descrever essa refeição. Em pouco tempo você frita uns enchidos, os que tiver em sua casa. Pode adicionar também salsicha, se gostar.
Corte o repolho em tiras bem finas para que a sua preparação seja rápida. Para despachar o corte, use a mandolina. Se a refeição for para muitas pessoas, utilize o repolho inteiro. Caso contrário, para duas ou três pessoas, um quarto do repolho é suficiente.
Uma sugestão extra para essa receita é acrescentar uma cenoura ralada juntamente com o repolho. Além de dar um sabor adocicado que contrasta com o salgados dos enchidos, permite também apresentar um prato mais colorido.
Enroladinhos da preguiça
Essa receita é uma variação da receita anterior, onde sugerimos para você o lanche do preguiçoso. Só que a outra você tem a massa e nessa nem precisa de fazer a massa. Isso quer dizer que essa receita é ainda mais preguiçosa que a anterior.
Serve para lanche ou para uma refeição, se fizer um macarrão ao alho e uma salada de alface para acompanhar.
Para que possa garantir que o seu enroladinho fique bem crocante, nós sugerimos a você que faça o processo de empanar duas vezes. Algumas pessoas usam, em vez da farinha de rosca para empanar, o pão ralado. Faça com aquele ingrediente que mais gostar.
Se não tiver pão ralado em casa, pegue em pão adormecido, coloque no forno pré aquecido até ficar tostado. Depois desfaça em pedaços pequenos e coloque no processador. Se quiser, acrescente um dente de alho e um pouco de orégano para aromatizar seu pão ralado caseiro.
Bolinho salgado
O nome dessa receita é bolinho salgado, só que você também pode chamar de limpa geladeira. O vídeo mostra a receita base para você fazer, mas depois adapte ao que tem em casa e vai dar certo.
A base é a mesma para qualquer variação que você queira experimentar. Ovo, manteiga e farinha. Depois de ter a base bem batida, é só ver o que quer acrescentar. Tem um pouco de pimentão esquecido na geladeira? Parta em cubinhos. Pode cortar dois ou três cogumelos, ralar um pouco de abobrinha ou de cenoura, desfiar a carne que sobrou da janta, ou o peixe… enfim, veja o que quer aproveitar que é isso que importa.
Depois, finalize com queijo, isso é essencial. Se tem restos que queijos em sua casa, coloque no processador para fazer queijo ralado e misture no preparado.
Se tem formas de silicone, nem precisa estar a passar manteiga e farinha. É só colocar o preparado e levar ao forno.
Se fizer a mais, pode congelar. Na hora de servir, é só colocar uns segundos no microondas e ficam como acabados de sair do forno.
Servem para o café da manhã, para um lanche ou mesmo para um jantar mais leve, acompanhado de uma salada.
Peito de frango no forno bem rápido
Não se lembrou de deixar o frango temperado? Para que ele fique bem saboroso, mesmo sem ficar em uma marinada, use essa receita que vai dar certo.
Corte o peito do frango em cubos mais ou menos do mesmo tamanho. Lembre que quanto mais pequenos forem os pedaços, menos tempo precisa para cozinhar.
Faça o preparado com os ovos e, se quiser, pode juntar uma cebola picada ou um ramo de cheiro verde bem picado para dar uma diferenciada no sabor.
Pode apresentar essa receita de três formas distintas. Para uma refeição leve, é só servir assim mesmo.
A segunda forma de servir é juntar uma salada tropical. A fruta da salada com o contraste do sabor desse prato fica uma mistura maravilhosa de sabores.
A terceira forma de servir é juntar uma salada de batata ou um arroz soltinho e uma salada de alface simples.
Lanche ou janta de frigideira
Apesar de estar no título que essa receita é para o lanche, ela tem tudo para que você possa fazer para um almoço ou um jantar. É bem rápida para preparar e deliciosa.
Um dos recheios mais apreciados para essa receita é o de carne moída. Só tenha cuidado para não colocar muito molho que não fica muito agradável depois.
Nossa sugestão para tornar o recheio de carne moída ainda mais saboroso é que experimente colocar um queijo ralado por cima da carne. Com o calor, ele derrete e fica maravilhoso.
Omelete fácil e rápida
Omelete é uma das comidas salgadas que vai bem em qualquer hora. Então é ideal para uma refeição rápida e entra nessa categoria de comidas salgadas fáceis e rápidas de se fazer.
Essa receita é bem básica e você pode fazer em menos de nada.
Não precisa acrescentar mais nada se está com pouco tempo para preparar a refeição.
Pode enriquecer essa receita com o que tem na geladeira, resto de carnes, de frango ou mesmo de peixe combina muito bem nessa receita. O queijo sempre fica bem numa omelete e é mais uma fonte de nutrientes que pode acrescentar a essa refeição.
Você também pode fazer a omelete para levar na marmita e comer no trabalho ou na escola. Como é muito rica em proteína, é uma excelente opção como pós treino, se você quer aumentar massa magra.
No vídeo, um dos ingredientes usados é a água, porém nossa sugestão é que substitua por natas, por exemplo, para aumentar o poder de saciedade da refeição.
Outras receitas:
- Acompanhamento Para Galinhada: 12 Sugestões Que Combinam Bem
- Como Usar Amaciante De Carne Para Servir Sempre Bem Macia
- Acompanhamento Para Peixe: 14 Receitas a Servir
- O Que Combina Com Peixe Frito? 15 Sugestões Para Experimentar
Deixe uma resposta