Biscoito Pipoca De Polvilho Doce: Receita Simples e Fácil

Biscoito Pipoca De Polvilho Doce: Receita Simples e Fácil

Recipe by Rita DiasCourse: AperitivosCuisine: BiscoitoDifficulty: Iniciante
Rendimento

50

biscoitos
Preparação:

10

minutes
Cozedura

15

minutes
Total

25

minutes

O biscoito pipoca feito com polvilho doce é uma receita ainda um pouco desconhecida, mas bem deliciosa. Precisa de poucos ingredientes e é bem simples de fazer. Saiba como.

Ingredientes

  • 2 Claras de ovo

  • 1 e ½ xícara (chá) Açúcar

  • 2 xícaras (chá) Polvilho doce

  • 1 colher (chá) Sal amoníaco

Instruções

  • Comece por reunir os ingredientes necessários para fazer os seus biscoitos pipoca.
  • Em uma batedeira, coloque as claras de ovo e bata até ficarem em ponto neve e para que fique bem firme.
  • Misture o polvilho doce, o açúcar, e o sal amoníaco em uma tigela.
  • Junte os ingredientes secos às claras de ovo e, com a mão, misture até obter uma massa bem fofa.
  • Caso necessário, junte um pouco de nada de água gelada para não ficar demasiado seco.
  • No ponto certo a massa vai ser consistente e bem mole. Se ficar demasiado mole, basta juntar polvilho doce. A massa tem de desgrudar ao misturar.
  • Pré-aqueça o forno a 180 C.
  • Forme a massa em bolas de tamanho que preferir. Na nossa receita fizemos bolinhas bem pequenininhas.
  • Leve ao forno por cerca de 15 minutos até os biscoitos ficarem dourados.

Vìdeo da Receita

Notas

  • O sal amoníaco tem um cheiro forte que pode estranhar. É natural e desaparece depois de levas os biscoitos pipoca de polvilho doce ao forno.
  • A massa dos biscoitos pode ficar demasiado seca seguindo essa receita por vários motivos, como por exemplo o tamanho das claras.

O biscoito pipoca é feito com polvilho doce e tem o nome que tem por depois de ir ao forno ser bem parecido a uma pipoca. O biscoito fica bem crocante e saboroso, e pode ser servido acompanhado de um chá ou um café.

Esses biscoitos são adorados em pequenos convívios especialmente pelos mais novos pois são bem divertidos. Para os fazer como viu precisa apenas de alguns ingredientes e fazer a receita vai demorar pouco tempo.

Além disso, como para fazer biscoitos desses precisa de poucos ingredientes a receita acaba por ser bem econômica e não precisa de gastar muito para conseguir aproveitar uma delícia de receita. O biscoito pode «ser adaptado para usar em outras sobremesas, ou comido assim bem simples com uma bebida a acompanhar.

Como fazer biscoito pipoca de vários sabores

A receita de biscoito pipoca com polvilho doce acima é apenas a base, que pode alterar como preferir para dar sabores e cores diferentes aos seus biscoitos. Para dar sabor a fruta -por exemplo morango – precisa apenas de acrescentar uma colher de sopa de pó para refresco com sabor a morango.

O mesmo com todos os outros sabores a fruta que quiser. O pó de refresco vai também dar uma cor diferente aos biscoitos pipoca. Uma boa ideia seria misturar vários para parecerem pipocas de várias cores.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Para fazer biscoitos pipoca com sabor a chocolate – preferidos dos mais novos – precisa apenas de juntar um pouco de chocolate ou cacau em pó à massa. Estes sabores serão sempre um pouco leves, mas vai poder notar a diferença.

Note que o biscoito terá sempre de ficar bem sequinho e crocante no final. Ajuste a massa com água bem gelado ou mais polvilho doce para chegar a ter a consistência certa que pretende.

Como bater claras em neve

O passo mais difícil dessa receita de biscoito pipoca de polvilho doce é bater as claras em neve como deve ser. Esse processo vê a batedeira ligar as proteínas do ovo às bolhas de ar para formar uma espuma, que vai dar a consistência à massa do biscoito.

Para obter o melhor resultado, separe bem as claras das gemas e coloque as claras em uma tigela bem sequinha. As claras batidas têm vários pontos incluindo os chamados picos moles, as batidas de leve, e os picos firmes.

Em essa receita queremos chegar ao ponto de neve firme, ou pico firme. Vai querer as claras batidas em uma espuma brilhante e resistente, ao ponto que se virar a tigelas elas não mexem.

Depois de bater as claras em ponto de neve use-as imediatamente, caso contrário elas murcham e vai ter de as bater novamente antes de ter os seus tão desejados biscoitos pipoca.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.