Saber como calcular a quantidade de arroz por pessoa é sempre complicado, e para muitos cozinheiros o truque é simples, e baseia-se na resposta à pergunta: 1 kg de arroz serve quantas pessoas? À partida um cálculo simples pode ajudar, mas precisamos de ir mais longe.
O arroz é dos mais básicos ingredientes da gastronomia brasileira e muito econômico, logo encontramos ele em muitos pratos diferentes a ser usado tanto como acompanhamento como estrela no prato. Para sabermos quantas gramas de arroz por pessoa, precisamos primeiro de ver para que vamos usar o arroz.
Sabendo bem estas quantidades conseguimos evitar desperdícios de comida preciosa, e evitar servir demasiado pouco arroz e sermos obrigados a fazer mais no último momento sem jeito nenhum.
1kg de arroz serve quantas pessoas?
A resposta a essa pergunta é entre 5 a 11 pessoas. A quantidade de arroz por pessoa varia de acordo com o uso que o arroz vai ter no prato final, sendo que se for acompanhamento a quantidade de arroz por pessoa pode ser mais pequena, mas se for como ingrediente principal terá de ser maior.
Se o arroz for o destaque no prato, como em receitas de arroz carreteiro ou baião de dois, naturalmente terá de fazer mais arroz por pessoa para contar até com possíveis repetições. Para medir quantas pessoas podemos servir com 1kg de arroz podemos usar uma xícara (chá) ou uma balança.
Com a xícara ou balança podemos fazer o seguinte cálculo:
- Se o arroz for acompanhamento: ¼ de xícara (chá) de arroz cru por pessoa
- Se o arroz for o prato principal: ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa
Preferindo medir em gramas, isso significa que como acompanhamento precisamos de 90g de arroz cru por pessoa, enquanto que como prato principal precisamos de cerca de 180g de arroz cru por pessoa. O cálculo para 1000 gramas de arroz não bate completamente certo logo temos de arredondar, o que significa que 1kg de arroz serve entre 5 a 11 pessoas.
Tem sempre de contar que algumas pessoas comem mais e outras pessoas comem menos. O cálculo de quanto arroz servir por pessoa é apenas uma média, e a sua receita teria de ser adaptada para os seus convidados e suas expectativas.
Lembre-se sempre que é melhor haver mais arroz do que faltar. Pode sempre guardar sobras de arroz para fazer em outra receita, enquanto que se faltar demoram muito a cozinhar mais.
Arroz cozido simples
5
minutes25
minutes30
minutesEssa receita de 1kg de arroz é bem fácil e usada como acompanhamento, logo pode servir até 11 pessoas.
Ingredientes
1kg Arroz
2 l Água
2 Dentes de alho
1 Cebola
1 Folha de louro
Sal a gosto
Azeite
Instruções
- Reúna todos os ingredientes para cozinhar os seus 5kg de arroz. Pique finamente as cebolas e os dentes de alho.
- Em uma panela bem grande aqueça um fio de azeite, e junte as folhas de louro e a cebola picada. Deixe dourar a cebola e depois junte o alho.
- Acrescente o arroz e mexa bem para envolver os grãos no azeite, cebola e alho para ficar bem saboroso.
- Acrescente água e sal a gosto. Misture bem e deixe ferver em fogo médio.
- Quando a água ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente até o arroz absorver a água.
- Verifique se os grãos do fundo da panela já estão bem soltinhos. Se tiverem água, deixe cozinhar mais um pouco.
- Quando estiverem desligue o fogo e mantenha a panela tapada uns minutos antes de servir.
Notas
- Com sobras de arroz pode congelar, e depois usar apenas o micro-ondas para descongelar.
- Para ter um arroz com molho precisa de acrescentar um pouco mais de água e algo para o molho como tomate por exemplo.
Medir a quantidade de arroz por pessoa
Servindo arroz para muitas pessoas naturalmente não vai estar a medir com xicaras ou na balança, até porque primeiro precisa de comprar o arroz. Assim basta saber a quantidade de pessoas que vai servir e usar o cálculo de forma bem simples, até porque está feito para sobrar arroz e não faltar a ninguém.
Com 1kg de arroz sabe agora que serve entre 5 a 11 pessoas, logo 10kg de arroz servem 50 a 110 pessoas. Usando o mesmo cálculo chegamos também à conclusão de quantas pessoas conseguimos servir com 5kg de arroz, em média.
Não tendo medidor, pode ainda usar a sua própria mão para saber a quantidade de arroz por pessoa. Mergulhe a mão no arroz cru, feche e retire o máximo que conseguir. Apesar de todos sermos diferentes no tamanho das mãos, o que conseguir retirar deverá ser o suficiente para uma pessoa como acompanhamento. Para prato principal precisará de duas mãos cheias de arroz.
Esse é apenas um indicativo, mas um muito útil quando tiver um convidado a mais ou a menos sem aviso e precisar de desenrascar a quantidade de arroz.
Como impedir que falte arroz
Fazendo o cálculo conosco percebe que na realidade, 1kg de arroz serve 5,5 pessoas ou 11,1 pessoas para prato principal ou acompanhamento. Como não temos partes de pessoas apenas para servir, arredondamos o cálculo para sobrar sempre um pouco de arroz ao servir os pratos.
Assim pode servir com mais confiança, mesmo tendo de fazer um pouco acima da quantidade que pretendia inicialmente. Se sobrar muito arroz pode sempre aproveitar para receitas como arroz carreteiro ou outras onde o arroz é o prato principal.
Em grande parte dessas receitas basta fazer um refogado onde inclui carne ou peixe e misturar o arroz já cozido para ter uma refeição prontinha bem rapidinho. Com legumes consegue algo bem mais saudável e saboroso, sem grande esforço.
Como fazer o arroz render mais
Pelas dicas acima percebe que há muitas táticas para fazer 1kg de arroz render mais do que temos no cálculo acima. O truque será misturar o arroz com outros ingredientes para que consiga tirar mais partido do volume criado.
Por exemplo se misturar o arroz com carnes consegue ter muito mais sabor no prato por causa das carnes, e fazendo um refogado com cebola e alho cria ainda mais comida que torna o resultado final bem econômico e delicioso.
Outra forma de fazer o arroz render mais é adicionando legumes. Cenoura, ervilha, milho, ou outros legumes ajudam o arroz e ter mais sabor no final e a render bem mais. Há até quem coloque ovo mexido no arroz para criar uma refeição completa sem gastar muito.
Deixe uma resposta