Canjica Para 100 Pessoas: Receita e Cálculos a Fazer

Canjica Para 100 Pessoas: Receita e Cálculos a Fazer

Recipe by Rita DiasCourse: SobremesaCuisine: RegionalDifficulty: Iniciante
Rendimento

100

porções
Preparação

10

minutes
Cozedura

1

hour 
Total

1

hour 

10

minutes

A canjica doce é uma deliciosa mistura de grão de milho com leite, manteiga e muitas vezes outros ingredientes. Essa receita é a tradicional das festas juninas mas vai bem em qualquer altura e com muitas variedade.

Ingredientes

  • 15 xícaras (chá) Milho para canjica

  • 10 latas Leite condensado

  • 10 latas Leite

  • 5 Cravos-da-Índia

  • 1 kg Amendoim torrado

  • Canela a gosto

Instruções

  • Comece por reunir todos os seus ingredientes para fazer canjica para 100 pessoas, para ter certeza que nada falta na receita.
  • Deixe a canjica de molho em água fria por, pelo menos, duas horas.
  • Escorra a água e leve a canjica em uma panela de pressão ao fogo com água fria a cobrir todo o milho.
  • Quando ferver reduza o fogo e deixe cozinhar por uma hora. Retire do fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela.
  • Escorra o milho para canjica. Em outra panela junte o milho, o leite, os cravos-da-índia, e tempere com alguma canela a gosto. Deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos.
  • Junte o leite condensado e deixe ferver por mais uns 10 minutos, mexendo sempre para não agarrar à panela.
  • Quando a canjica estiver bem cremosa desligue o fogo. Sirva em tigelas doses individuais com amendoim moído e canela por cima.

Notas

  • Na região Nordeste do Brasil essa receita é conhecida por Mungunzá, e recebe algumas variações ao modo de preparo.
  • Mingau de milho e curau são outros nomes que a canjica doce também recebe, dependendo da região.

Como viu essa receita de canjica para 100 pessoas é bem fácil de preparar e precisa apenas de alguma preparação para ficar tudo certo no dia de servir essa sobremesa deliciosa. Trata-se de uma receita básica de canjica doce, mas há muitas outras.

Há muitas variações aos ingredientes usados a fazer canjica, tanto que há quem use gemas de ovo para mudar a apresentação, leite de coco para mudar o sabor, ou até há quem faça canjica brûlée usando açúcar de confeiteiro queimado com maçarico.

Canjica para 100 pessoas pode também ser feita com doce de leite, com creme de leite, chocolate, com limão, ou até com castanhas. Vai depender muito da sua inovação ao fazer essa sobremesa deliciosa.

Também pode, claro, optar por fazer canjica simples para todos os seus convidados.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Note que há até quem usa canjica para mais tarde fazer sorvete, torta de canjica, ou outras inovações deliciosas.

Cálculo de quantidade para canjica para 100 pessoas

Saber fazer canjica para 100 pessoas não é fácil pois as quantidades se tornam difíceis de calcular à medida que o número de convidados a comer essa sobremesa vai aumentando. Por norma, a receita base é para 10 pessoas e leva apenas uma lata de leite condensado.

Para ficar bem cremosa a canjica e saborosa, a esta lata de leite condensado junta-se uma lata de leite na mesma medida, e 1,5 xícaras (chá) de milho para canjica além de outros ingredientes como na nossa receita o amendoim e a canela.

Assim a fazer canjica para 100 pessoas apenas aumentamos em proporção as quantidades, e claro que tendo tanto por fazer poderá ter de fazer algumas vezes a receita para caber em suas panelas.

A canjica doce é, como referimos acima, um dos muitos pratos preparados na época de festa junina, além de outros como o pé-de-moleque, a papoça, e mais. São receitas deliciosas que se encontram mais durante essas comemorações, mas que sabem bem em qualquer altura.

Como fazer a melhor canjica

Há várias dicas que pode ainda usar para fazer a melhor canjica para 100 pessoas que alguma vez provou. Por norma é comum se utilizar o milho amarelo neste prato, porém pode usar milho branco que também é muito popular em algumas regiões.

Para o prato ficar o mais cremoso possível usa-se leite condensado e por vezes leite de coco, cozinhando lentamente em fogo baixo para secar o leite e cozinhar o leite condensado. Juntar os ingredientes um a um em vez de uma só vez também ajuda.

Para amolecer ainda mais a canjica pode cozer o milho primeiro uns 20 minutos antes de levar para a panela de pressão. Ele fica assim ainda mais cozinhado mesmo antes de cozer à pressão o que garante que fica mole de certeza.

Pode congelar a canjica até três meses, desde que coloque em uma embalagem de plástico própria para o congelamento. Etiquete e coloque no freezer para saber a data certa e saber até quando pode descongelar. Para descongelar deixa na geladeira um dia antes, e depois aqueça na panela.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é apaixonada por culinária. Formanda na escola de hotelaria e turismo do Estoril, adora fazer delícias e descobrir formas de melhorar seus dotes na cozinha.