11 Ideias De Acompanhamentos Para Risoto Que Ficam Uma Delícia

O risoto é uma receita simples que se encaixa numa quantidade enorme de potenciais refeições, mas para as conseguirmos fazer é importante ter em conta alguns dos melhores acompanhamentos para risoto.

Você só precisa ter em casa o arroz para risoto. A variedade mais usada é o arbóreo, mas, qualquer um que liberte muito amido se encaixa para essa receita.

Separe um pouco de vinho ou outra bebida, de acordo com o gosto que você quer evidenciar, o queijo que entra em quase todas as receitas de risoto e o acompanhamento que quer servir junto.

Sugestões do que acompanha risoto

Risoto de filet mignon

Imagine que você está com pouco tempo e precisa de uma receita fantástica. O filet mignon é o melhor acompanhamento para risoto. Simples de fazer, permite cozinhar enquanto vai conversando com todo o mundo. Não precisa sujar muitos tachos, tem tudo feito em apenas um.

Lembre-se de, no final, deixar apurar dois minutos. Sirva, acompanhado com um bom copo de vinho e aquela conversa descontraída. Saboreie e encante todos os que compartilharem com você essa refeição.

Risoto com frango

Essa receita é econômica e faz você apresentar um prato gourmet, seja para um jantar especial, um almoço de família ou mesmo para uma refeição do dia a dia, porque merecemos sempre o melhor.

Você pode substituir o frango por peru que o resultado será muito semelhante.

Tal como em todas as receitas de risoto, os acompanhamentos são sempre cozinhados separadamente.

Esse passo permite que o risoto mantenha toda a sua textura e sabor. No final misture tudo, retifique os temperos e sirva.

Risoto de funghi porcini

Mais uma sugestão simples e digna de um chef. Se você pretende fazer essa receita igual, lembre-se de colocar os cogumelos para hidratar com tempo. Esse passo é fundamental para que na hora de fazer a refeição esteja tudo pronto.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Se não encontrar esses cogumelos, escolha aqueles que mais gostar ou que houver disponíveis quando for às compras.

Pode usar os enlatados. Escorra bem a água antes de os adicionar ao preparado. Tenha sempre em conta que vai fazer apenas um prato, logo é necessário cuidar das doses.

Em média, usa-se uma chávena de café de arroz por pessoa, mas lembre-se de acrescentar sempre um pouco mais. Se alguém quiser repetir, você estará preparada.

Risoto com camarão

Camarão é também dos melhores acompanhamentos para risoto. Tradicionalmente, e segundo as regras dos grandes chefs de cozinha, o risoto que acompanha marisco nunca deve levar queijo. Essa regra é necessária para você ter em mente quando se aventurar a criar suas receitas.

Essa receita que sugerimos para você foge à regra, por isso, quando a fizer, siga todos os passos, cuidadosamente, para que dê certo. Se usar camarão com casca, nossa sugestão é que o cozinhe primeiro e use o caldo para o risoto. Vai ficar maravilhoso.

Pode escolher qualquer tipo de marisco para essa receita. As amêijoas ficam muito bem e, se a deixar com a casca, o risoto entra em cada um, tornando a experiência de comer este prato muito interessante.

Bombom de alcatra grelhado

Sempre estamos acostumados a pensar num prato de risoto completo. No entanto, você pode acompanhar esse arroz com bombom de alcatra grelhado. Basta seguir a receita e, no final, corte a carne em fatias bem fininhas e conte o prato.

Risoto combina com esse tipo de preparação e é uma mistura entre um prato que parece muito sofisticado e um acompanhamento mais tradicional. Vale mesmo a pena experimentar. Arrisque uma combinação assim e dê mais sabor a cada refeição.

Tenha em atenção o ponto da carne, ela deve ficar bem suculenta para que todo o sabor seja guardado para a hora em que vai comer essa iguaria.

Carne assada no forno

Risoto mais coringa, mais simples pode ser acompanhado com muitas variedades de carne. Então essa carne no forno é um dos acompanhamentos maravilhosos para risoto.

Se você quiser variar, em vez de fazer a cama das batatas, pode fazer com abobrinha em rodelas que fica maravilhoso. Prepare o risoto quando a arne estiver quase pronta.

Bife acebolado

Rápida e fácil de fazer, esse bife acebolado é um acompanhamento para risoto muito bom. Pode escolher qualquer carne de bife, mas garanta que o corte é de uma carne macia.

Capriche no empratamento: faça uma cama de risoto, coloque o bife por cima e termine com a cebola para dar aquele toque especial. Se quiser, pode substituir os bifes da alcatra por peito de frango ou de peru.

Carne de panela

É uma receita tão tradicional que todo mundo gosta. Então é sempre uma boa opção para servir. Como é muito versátil, combina com, praticamente, tudo, inclusive com risoto.

Quando fizer essa receita para servir acompanhando o risoto, não precisa de colocar as batatas. Em relação aos legumes, a escolha já é sua. Dão cor ao prato e pode sempre ser uma boa opção para colocar.

Se cozinhar esta receita sem panela de pressão, conte em deixar a carne cozinhar por uma hora, pelo menos. Lembre-se de retificar os temperos, no final.

Frango frito super crocante.

O risoto é cremoso, suave e envolvente. Então, pense em acompanhá-lo com algo crocante e denso. Faz sentido, não é? Por isso trazemos para você essa sugestão de frango frito super crocante.

Pode cortar, depois de frito, em fatias largas para colocar no prato. Polvilhe com salsinha ou cebolinho para aromatizar e dar contraste ao prato e aproveite essa combinação para deliciar-se.

Peixe frito

Um filé de peixe frito, com uma casquinha crocante e sequinha, em cima do risoto é uma combinação inusitada e, ao mesmo tempo, bem saborosa.

Você provavelmente ainda nem tinha pensado nisso.

No entanto, a cozinha reserva-nos sempre surpresas a cada dia. Essa combinação de peixe frito com risoto, qualquer peixe que você gosta, é perfeita.

Peixe assado no forno

Quando você não tem muito tempo para cozinhar, fazer comida no forno é sempre uma boa opção. Enquanto o peixe assa tem tempo para se dedicar a outras coisas. O segredo dessa receita é selar bem o peixe com o papel de alumínio.

No final, depois de retirar o papel de alumínio, dá tempo para fazer o resto o que torna esse um dos acompanhamentos para risoto mais perfeitos. Quando empratar, lembre-se de retirar uma parte do recheio do peixe para colocar por cima e dar cor ao prato.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.