Quanto Tempo Demora Para Cozinhar Um Ovo?

Sabe quanto tempo demora para cozinhar um ovo? Se tem um ingrediente que é comum em todas as cozinhas é o ovo. Ovo cai bem com tudo. Qualquer que seja a receita que você pense, vai encontrar uma forma de adicionar este ingrediente tão versátil.

Mas antes de começarmos a jornada pelo tempo perfeito para o ovo perfeito, vamos conhecer bem este componente. Lembrando que os tempos de cozimento que registramos aqui são para o ovo de galinha; ovos de codorna ou de outras aves podem apresentar tempos diferentes, dependendo do seu tamanho.

Tempo para cozinhar um ovo e formas de cozimento

O tempo que demora para cozinhar um ovo depende de centenas de fatores. O primeiro passo é ter os ovos à temperatura ambiente. Depois de garantir isso, pegue num tacho e coloque água suficiente para cobrir todos os ovos que você pretende cozinhar.

Coloque no fogo forte até começar quase a ferver. Adicione, com cuidado e um a um, todos os ovos.

Como ao adicionar os ovos a água arrefece um pouco, mantenha o fogo no máximo até a água voltar a ferver e ligue o cronômetro.

Depois pode deixar o fogo mais fraco. Pode usar o relógio do seu celular para controlar o tempo.

Enquanto cozinha, prepare a tigela com a água gelada.

Ovo muito mal passado – 5 minutos

Este ovo é muito usado para comer simples, é conhecido como ovo mollet e fica com a clara cozida e a gema muito molinha.

É ideal para colocar num porta ovos, quebrar a parte de cima da casca, temperar com sal e pimenta e comer com a colher. É fantástico para comer no café da manhã.

Ovo mal passado – 7 minutos

É ideal para finalizar um prato. Seguindo todos os procedimentos, ele fica perfeito. Apenas tenha cuidado ao descascar.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Uma vez que a gema ainda está mole, é preciso muita delicadeza para ele não esborrachar. Quando cortar ao meio, a gema terá um aspecto denso como mel. Ela vai escorrer lentamente e dar aquele toque final perfeito ao seu prato.

Nota:

Tenha em especial atenção, para estes dois pontos de ovo, a data de validade. O ovo deve ser o mais fresco possível. Este cuidado é fundamental, por que não está a cozinhar a gema por completo e, claro, não quer ter nenhum problema.

Ovo no ponto – 9 minutos

Quando não tiver a certeza do tipo de cozimento mais adequado, use o ovo no ponto. Adapta-se a qualquer receita e nunca desilude. Neste ponto a gema está quase cozida, mas está macia.

Para uma salada, para servir simples, acompanhando um bacalhau ou para servir como entrada, este ovo é perfeito.

Dê largas à sua imaginação e invente as mais variadas aplicações para utilizar com maestria o ovo no ponto. Aqui fica uma sugestão bem saborosa:

Ovo ao vinagrete

Recipe by Rita Dias

Essa receita com ovo cozido no ponto demonstra o quão importante é saber o tempo que demora para cozinhar um ovo. Outras formas dessa receita envolvem o tradicional vinagrete.

Ingredientes

  • 8 Ovos

  • 100 ml Óleo de oliva extra virgem

  • 40 ml Vinagre de maçã

  • 3 Dentes de alho bem picados

  • Oréganos a gosto

  • Sal a gosto

  • Pimenta a gosto

Instruções

  • Cozinhe os ovos no ponto, seguindo os minutos certos para o ovo cozido ficar no ponto ideal.
  • Depois de cozidos, descasque e parta em 4, dispondo-os num tabuleiro.
  • Polvilhe com o alho picado, o sal e a pimenta.
  • Em uma tigela, misture o vinagre com o azeite até conseguir uma emulsão. Pode usar um fue ou um garfo.
  • Verta o preparado por cima dos ovos e envolva com delicadeza, para não desmancharem.
  • Depois, polvilhe com os oréganos, ou outra erva aromática a gosto.
  • Pode servir de imediato ou guardar na geladeira para mais tarde.

Ovo passado – 12 minutos

Para os palatos mais exigentes, este já é considerado estragado. É quando a gema começa a estar mais cozida do que devia e o processo de desnaturação inicia-se. Então, ela fica densa e esfarela-se com muita facilidade. Apesar de ser muito comum na maior parte dos restaurantes e mesmo nas nossas casas, não é o mais agradável.

Quando pode usar este tipo de cozimento no ovo?

Apenas em casos em que queira fazer ovos com recheio. Pode usar a gema, que se esfarela facilmente, com atum ou com frango desfiado. Envolver muito bem com a maionese e encher as claras com este preparado.

Salpique com cebolinho picado ou com salsinha e sirva. Pode ser uma entrada ou uns petiscos numa festa.

Ovo ‘estragado’ – 15 minutos

Os mais famosos chefs são unânimes: um ovo que cozinha assim tanto tempo não é digno de ser servido. Fica ‘estragado’.

Ainda é possível comer, mas todo o sabor foi-se e deixou uma sensação estranha para trás.

Estes ovos são muito fáceis de reconhecer: quando os cortamos, a gema sai com facilidade e apresenta à sua volta um tom esverdeado. Se alguma vez isso já lhe aconteceu, a partir de hoje, isso é passado. Nunca mais vai servir ou comer um ovo estragado.

Tempo para cozinhar um ovo na frigideira

Um ovo não pode ser só cozido logo temos de considerar também que pode querer fazer na frigideira. Aqui, é importante saber que o tempo que leva para cozinhar um ovo é extremamente reduzido.

Depois de aquecer a frigideira e meter um pouco de óleo ou manteiga, deve juntar o ovo já batido. Dentre de poucos minutos tem o ovo cozinhado, dependendo do gosto a forma como fica sendo que a maior parte das pessoas gosta do ovo mexido bem húmido. Assim terá o ovo pronto em menos de cinco minutos.

O mesmo se passa com um ovo estrelado ou frito. Deve colocar o ovo na frigideira depois de esta ter a gordura e estar bem quente. Para cozinhar bem a gema tape a frigideira e desligue o lume assim que o fizer, deixando o vapor cozinhar tudo.

Em cinco minutos ou menos, dependendo do tamanho, tem o ovo cozinhado na perfeição.

Ovos frescos

Em primeiro lugar, o mais importante, é você garantir que os ovos que vai usar são muito frescos.

Em média, o tempo de conservação deste ingrediente é de 3 a 4 semanas, mas quanto mais fresco melhor. Assim, quando você for comprar ovos, lembre-se de olhar para a data de validade, mas também para a data de fabricação.

Essa informação costuma estar na embalagem. A data de fabricação indica quando é que o ovo foi coletado e isso é o que vai determinar se ele está fresco ou se já tem alguns dias.

Mas existe um truque que você pode usar para saber se os ovos estão ainda bons para consumir. No entanto, tenha em atenção que este truque só deve ser utilizado na hora que vai manusear os ovos para os preparar. Não vale fazer e depois guardar o ovo, pois ele tende a estragar rapidamente.

Procedimento para verificar se o ovo está estragado:

Coloque água fria numa taça, introduza o ovo e observe:

  • Se o ovo ficar deitado no fundo, ele está fresco;
  • Se o ovo ficar tocando no fundo mas em pé, ainda está bom, mas já não é muito fresco;
  • Se o ovo vier à superfície e boiar, descarte-o, ele está estragado. Cuidado para não o partir dentro de casa, pode não gostar do cheiro que ele deita.

Veja no vídeo abaixo como fazer tudo isso:

O tamanho dos ovos conta

Existem ovos desde tamanhos pequenos a extra grandes e, claro, os tempos de cozimento têm que ser adaptados a cada um. Na embalagem está sempre mencionado o tamanho.

Todos os tempos que falaremos aqui são para ovos médios a grandes.

Se você optar por ovos pequenos, diminua o tempo em até um minuto.

Se a sua escolha for de ovos de tamanho extra grandes, então acrescente um minuto para ter os resultados que partilhamos aqui.

Lembre-se ainda de adaptar o tempo para os ovos de outras aves que não os de galinha.

A temperatura do ovo antes de o cozinhar

Esse é outro fator a ter muito em conta quando consideramos quanto tempo demora para cozinhar ovos.

Embora possamos guardar os ovos na geladeira, antes de os cozinharmos convém retirá-los para que fiquem à temperatura ambiente. Isto é importante para que o ovo não apanhe aquele choque térmico e a casca fique danificada ao entrar na água.

É aconselhável retirar os ovos da geladeira, pelo menos, cerca de duas horas antes de cozinhar.

Para que seu trabalho fique facilitado, você pode sempre optar por retirar à noite da geladeira os ovos que vai cozinhar para o café da manhã. Se pretende preparar este ingrediente para a janta, quando acordar, abra a geladeira, retire os ovos e depois já pode seguir a sua rotina normal.

Colocar na água fria ou na água quente?

A maior parte das vezes fala-se em tempo de cozimento, mas raramente este pormenor, que faz toda a diferença, é tido em conta. Então, vamos entender o processo e assim nunca mais terá dúvidas na hora de pensar quanto tempo demora para cozinhar um ovo.

Em primeiro lugar, convém escolher um tacho ou uma panela alta, a fim de que a água colocada cubra por completo os ovos que precisa cozinhar. Depois, coloque água no recipiente e leve ao lume.

Quando ela começar a criar bolhas pequenas, mostrando que está quase em ebulição, é hora de juntar os ovos. Coloque um por um, com a ajuda da escumadeira, para que eles não batam no fundo, pois podem rachar.

Ao optar por colocar os ovos na água quente, está em condições de controlar o tempo com maestria, para ter o ovo bem ao seu estilo e no ponto que você mais gosta.

Se introduzir os ovos em água fria, à medida que ela vai aquecendo, já começa o processo de cozimento. Isto faz com que perca a noção do momento em que esse processo se inicia e não vai conseguir contar o tempo para o ovo perfeito.

Então, coloque sempre em água bem quente para poder ter o controle do processo em suas mãos.

Como ocorre o cozimento do ovo?

De fora para dentro. Simples assim.

O ovo é constituído por três partes bem distintas:

  • casca, a parte exterior, protetora e mais dura;
  • gema, a parte mais interna e amarela, e
  • clara, a parte intermédia, transparente, mas que fica branca e sólida ao cozinhar.

Quando está em ambiente quente, quase nos 60ºC, a clara começa a cozer. À medida que isso acontece, vai se tornando sólida.

A partir dos 63ºC a gema já inicia o seu processo de cozimento. No entanto, tendo em conta a barreira de calor que a clara provoca, esse processamento é mais lento e aí é que está a arte de cozinhar bem o ovo.

Quando controlamos a temperatura a que se coloca o ovo, a água quase a ferver, controla-se o processo de cozimento.

Parar a cozedura do ovo

O último passo é crucial. Dele depende o ponto perfeito do ovo e a forma prática de descascá-lo.

Enquanto os ovos ainda estão ao lume, prepare uma tigela de água fria. Caso esteja a cozinhar muitos ovos ou seja verão, opte por colocar na tigela alguns cubos de gelo para garantir que a água está bem gelada e que mantenha-se assim.

Finalizado o tempo, de acordo com o ponto que deseja, (você vai ter oportunidade de descobrir daqui a pouco, neste texto) coloque os ovos de imediato na água gelada.

Este passo permite parar o cozimento, garantir o ponto certo deste ingrediente e fazer com que seja mais fácil retirar a casca, uma vez que este choque térmico “encolhe” o ovo.

Se estiver a preparar este ingrediente com diferentes pontos de cozimento, tenha uma tigela de água fria para cada ponto.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.