Como Fazer Cachorro Quente Prensado: Dicas e Cardápio

O cachorro quente entrou em nossa vida para ficar. Mas quem nunca teve a experiência de tentar comer um cachorro quente, bem recheado e tudo se espalhou? O cachorro quente prensado chegou para que isso não volte a acontecer.

Além disso, você vai poder saborear seu cachorro quente com todo o prazer e ele não vai esfriar tão rapidamente.

O processo de prensar permite, ainda, que todos os sabores se mesclem harmoniosamente para que sua experiência gastronômica seja ainda mais intensa.

Existe uma grande variedade de receitas de cachorro quente e a realidade é que você pode prensar a maior parte deles. Mas vamos começar pelo mais simples e depois você pode rechear o seu, em sua casa com os ingredientes que você mais gosta. Daremos algumas sugestões de deixar água na boca.

Para fazer o seu cachorro quente prensado você apenas precisa da chapa ou, em casa, de uma frigideira antiaderente e de uma espátula que ajude a prensar. Pode usar, em alternativa, a tostadeira comum que tem em sua casa.

Como Fazer Cachorro Quente Prensado: Dicas e Cardápio

Recipe by Rita Dias
Rendimento

1

porção
Preparação

2

minutes
Cozedura

5

minutes
Total

7

minutes

A receita mais simples de cachorro quente prensado é a que vai servir para você criar a sua base. Depois você preenche ou completa com tudo o que lhe apetecer e tiver em sua casa.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Ingredientes

  • 1 Pão para cachorro quente

  • 1 Salsicha para cachorro quente

  • Maionese a gosto

  • Catipury a gosto

  • Catchup a gosto

  • 1 colher de sobremesa Milho verde

  • Vinagrete a gosto

  • Batata Palha a gosto

Instruções

  • Aqueça a salsicha na chapa. Parta o pão ao meio. Comece por colocar a maionese e depois a salsicha.
  • Adicione o vinagrete, o catupiry, o catchup e mais maionese. Polvilhe com o milho e finalize com a batata palha.
  • Depois de montado, feche o pão o melhor que conseguir, coloque na chapa e pressione com a espátula.
  • Deixe tostar ligeiramente. Vire do outro lado, volte a pressionar com a espátula e aguarde até tostar também nesse lado.
  • Se você usar a tostadeira, não tem que estar a virar nem a pressionar, ela já prensa seu cachorro quente em ambos os lados.

Notas

  • Não exagere na quantidade de ingredientes para não sair do meio na hora de prensar
  • Com uma tostadeira terá menos esforço ao fazer o cachorro prensado

Dicas para o melhor cachorro quente prensado

Acrescente os ingredientes que você gosta em um cachorro quente. Se você quer fazer seu cachorro ser único, a combinação de ingredientes deve ser sua.

Molhos

Em relação aos molhos, você pode sempre acrescentar mais algum. Um dos mais comuns é o molho bolonhesa.

Outro que você pode querer colocar é o catupiry. Quase não há brasileiro que coma cachorro quente sem catupiry. É uma combinação perfeita para seu cachorro.

Carne

Em relação à proteína, muitas pessoas só usam a salsicha. Mas você pode ousar e substituir a salsicha por linguiça, por exemplo. Além disso, pode acrescentar carne moída por cima da salsicha ou mesmo frango desfiado.

Qualquer um destes ingredientes vai incrementar mais sabor ao seu cachorro quente prensado, tornando-o ainda mais irresistível.

Legumes

Em relação aos legumes, o tradicional costuma ter o milho verde. Não precisa colocar mais nada, se você não quiser. Aliás, nem o milho verde é obrigatório. Mas, caso queira, você pode acrescentar ervilha ou outros legumes. A cenoura ralada é usada muitas vezes.

Algumas pessoas gostam de colocar umas folhas verdes, no entanto, não é boa ideia nos cachorros quentes prensados. Ao aquecer o cachorro, as folhas tendem a ficar cozidas e perdem aquela cor vibrante típica delas.

Purê de batata

Dizem os amantes que se você experimentar um cachorro quente prensado com purê de batata, nunca mais vai querer comer sem ele.

O purê de batata vai ser usado para fechar seu cachorro quente. Ele sela todos os ingredientes de forma que você só veja o pão e o purê.

Muitas pessoas usam o purê de batata de compra, pois é mais prático. Se você quer muito usar purê e não tem tempo de fazer, essa pode ser uma solução. Mas para que seu cachorro quente prensado fique ainda mais saboroso, faça você seu purê de batata.

Queijo

Esse ingrediente pode ser usado de forma bem estratégica. Se quiser colocar algum queijo dentro do cachorro quente, use um mozarela ralado ou outro que permita, ao ser aquecido e derreter, fazer apeles fios compridos quando comer seu cachorro quente prensado.

Se vai usar para finalização, opte por um queijo que gratine com facilidade, para dar aquele gostinho de queijo tostado.

Você pode usar o queijo por cima do último ingrediente, seja a batata palha ou o purê de batata. Se optar pelo queijo em fatias, é mais fácil de usar, pois vai vedar todo o cachorro quente e acomodar seus ingredientes.

Muitas pessoas apenas gostam de usar o catupiry. Se preferir, pode fazer o mesmo. Ele fica bem gratinado na chapa.

Corte de pão perfeito

Existem duas formas de cortar o pão: na lateral, ou por cima. Ambas são feitas ao comprido.

Se você fizer um cachorro quente mais simples, o ideal é cortar ao lado para prensar melhor. Se quiser, pode colocar uma fatia de queijo por cima do pão para gratinar enquanto prensa.

Para um cachorro mais cheio e que finaliza com purê de batata ou com muito queijo, corte o pão por cima, para conseguir vedar bem todos os ingredientes.

Cardápio de cachorro quente prensado

Deixamos aqui também algumas ideias super práticas de cardápio de cachorro quente prensado, que pode usar ou inovar sobre ao mudar apenas os ingredientes usados em cada variante.

Um bom cardápio de cachorro quente prensado permite criar muitas variantes que todos vão adorar e satisfazer todos os gostos. Ficam algumas ideias.

  • Tradicional: Salsicha, catchup, maionese, vinagrete, milho verde, batata palha
  • Bacon: Salsicha, bacon, catchup, maionese, vinagrete, milho verde, ervilha, e batata.
  • Calabresa: Salsicha, calabresa, catupiry, catchup, maionese, vinagrete, milho, batata palha, e queijo.
  • Bacon e calabresa: Salsicha, bacon, calabresa, catupiry, catchup, maionese, milho verde, ervilha, batata palha, e queijo.
  • Pizza: Salsicha, pepperoni, orégano, catupiry, catchup, maionese, vinagrete, milho verde, e queijo.
  • Frango: Frango, bacon, catupiry, catchup, maionese, vinagrete, milho, ervilha, e batata palha.
  • Bolonhesa: Salsicha, molho bolonhesa, catupiry, milho verde, ervilha, batata palha, e queijo.
  • Ovo: Salsicha, ovo, catupiry, catchup, maionese, vinagrete, milho verde, ervilha, e batata palha.

O importante num bom cardápio de cachorro quente prensado será diferenciar ao máximo os ingredientes para beneficiar e bem o seu negócio.

Como servir o cachorro quente prensado

Os cachorros quentes mais simples, você pode apenas embrulhar em um guardanapo.

Para aqueles cachorros quentes prensados, bem recheados com muitos ingredientes, o ideal é colocar no prato. Não importa se vai comer com a mão ou com faca e garfo, mas estar no prato ajuda a acondicionar e aproveitar mais todos os ingredientes.

Acima de tudo, faça seu cachorro quente com os ingredientes que mais gosta, pois assim ele vai sair perfeito. Não precisa de nada especial para prensar o seu cachorro quente. Uma frigideira antiaderente ou uma tostadeira servem perfeitamente.

Se não tiver uma espátula grande que permita prensar, use outro objeto qualquer de sua cozinha, como a tampa de um tacho ou mesmo o fundo de uma frigideira mais pequena.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.