Sopa de Ervilha Para 100 Pessoas [ Receita Passo a Passo Simples ]

Sopa de Ervilha Para 100 Pessoas [ Receita Passo a Passo Simples ]

Recipe by Rita DiasCourse: EntradasCuisine: SopaDifficulty: Iniciante
RENDIMENTO

100

porções
PREPARAÇÃO

10

minutes
COZEDURA

25

minutes
TOTAL

35

minutes

Essa receita de sopa de ervilhas para 100 pessoas é bem especial e única. Descubra qual é o nosso segredo em baixo e encante os seus convidados com esta sopa maravilhosa!

Ingredientes

  • 8,50 kg Ervilha desidratada

  • 5 kg Bacon

  • 2,50 kg Costelinha defumada

  • 5 kg Linguiça calabresa

  • 16 Cebolas

  • 300 ml Óleo

Instruções

  • Corte o bacon, a linguiça e a costelinha em pedaços pequenos.
  • Numa panela de pressão grande, ou em várias, coloque o óleo e refogue a cebola previamente picadinha. Frite o bacon e a linguiça.
  • Deixe fritar bem o bacon e a linguiça para que saia toda a gordura.
  • Assim que estiver tudo bem frito, junte a costelinha defumada e refogue por um pouco.
  • Acrescente as ervilhas e encha com água até passar cerca de 4 dedos acima das ervilhas.
  • Assim que pegar pressão, coloque em fogo baixo por 25 a 30 minutos. Vá confirmando para não pegar no fundo mas espere até as ervilhas se desmancharem ou a sopa ficará rala.
  • Depois de cozida, mexa bem para dissolver todos os pedaços de ervilha que sobraram
  • Se necessário pode colocar um pouco de sal, mas como as carnes já são salgadas vá acrescentado aos poucos para não ficar salgada.
  • Sirva de imediato.

Tem o trabalho de servir sopa de ervilha para 100 pessoas? Não se preocupe, estamos aqui para a ajudar a fazer a melhor sopa que todos os seus convidados já provaram.

Essa sopa de ervilha é bem diferente de todas as que já comeu, ela tem uns ingredientes bem especiais que ninguém se lembraria de colocar.

Siga todas as indicações da nossa receita e vai ver como essa sopa é bem divinal e saborosa.

Quantidade de sopa por pessoa

A quantidade de sopa a servir por pessoa depende muito do que terá como mais entradas ou outras sopas ou caldos.

Se for uma refeição leve, pode contar com cerca de 300ml por cada pessoa nessa festa.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Mas se for uma refeição mais pesada, com várias entradas, pratos principais e sobremesa, conte com apenas 150/200ml por pessoa.

Não vai querer encher os convidados com a sopa e depois sobrar o prato principal, como é óbvio!

Essa sopa é ideal para uma festa de aniversário ou um almoço de amigos e família, os adultos adoram mas as crianças gostam ainda mais. E o seu segredo está nas carnes que leva.

Dicas de sopa de ervilha para 100 pessoas

Essa receita só pode ser feita com ervilha seca, não pode ser congelada nem de lata. Não precisa de colocar de molho em água, pode colocar direto na panela de pressão.

Pode adaptar à sua maneira preferida, juntar um pouco de peito de frango ou de cenoura. Se quiser deixar ela um pouco mais grossa pode ainda acrescentar batata.

Ela fica grossinha e cremosa porque a ervilha acaba por se desfazer e desmanchar enquanto coze na panela de pressão.

Por cada 1kg de ervilhas, utilize 4 litros de água. É a medida ideal para essa sopa não ficar rala. Se pretender fazer essa receita numa quantidade mais pequena pode reduzir ela na metade que dá bem certinho na mesma.

Não se esqueça que o tempo na panela de pressão pode variar conforme o modelo da sua panela, por isso esteja sempre atento e vá mexendo para confirmar a sua consistência.

Essa receita também não leva sal por causa das carnes utilizadas nela, mas se achar necessário pode sempre colocar um pouco no fim, mas tenha cuidado para não ficar salgada.

Esperemos que tenha gostado desta nossa receita de sopa de ervilha para 100 pessoas e que ela faça sucesso nessa refeição.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.