Quanto tempo demora para cozinhar batata?

Sabe quanto tempo demora para cozinhar batata nos mais diferentes estilos e feitios? E quando a receita diz: cozinhe as batatas? A maior parte das vezes é só isso… e ficamos sem saber como fazer.

A partir de hoje, esse problema fica resolvido. Todas as questões que você possa ter, relacionadas com o cozinhar batatas estão respondidas aqui.

Diferentes métodos para cozinhar batatas

Existem vários processos que levam ao mesmo objetivo: cozinhar batatas. Cada método tem sua especificidade. Quando estamos cozinhando, é importante conhecer todas essas técnicas, para podermos selecionar a mais indicada para o prato escolhido.

Panela de pressão

Esse é o processo mais rápido. O tempo para cozinhar batata assim pode variar entre 8 a 15 minutos, tendo em conta o tipo de batata, a quantidade e sua preparação. Falaremos nisso mais na frente.

A batata é colocada na água fria, temperada com sal e, opcionalmente, com outros temperos a gosto. A água deve cobrir a batata por completo. Depois a panela é fechada seguindo as instruções e colocada no fogão ligado.

No momento em que começar a chiar ou criar outro aviso de pressão é porque a água está fervendo e iniciamos a contagem do tempo. Quando desligar o fogão, aguarde um pouco antes de abrir a panela de pressão e siga todas as instruções de segurança.

Neste processo, a batata fica cozida e é ideal para fazer composições como saladas ou purê de batata. É maravilhoso para a finalização de pratos em que pedem a batata cozida como acompanhamento.

Receita de batatinhas na panela de pressão

Recipe by Rita Dias

Essa é das receitas em que menos tempo demora a cozinhar batata e é perfeita para acompanhar qualquer prato de carne.

Ingredientes

  • 0,5 kg de batatinha nova, a mais pequena

  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • sal a gosto

  • Alho picado a gosto

  • Salsinha picada a gosto

Instruções

  • Coloque a manteiga na panela de pressão e derreta.
  • Adicione as batatinhas bem lavadas e com a casca.
  • Salpique com o sal e feche a panela de pressão.
  • Quando começar a chiar, aguarde 3 minutos e desligue o fogão.
  • Seguindo as regras de segurança, abra a panela de pressão e coloque as batatinhas numa travessa.
  • Polvilhe com a salsinha picada e com o alho picado e sirva de imediato.

Panela normal

O procedimento é idêntico ao da panela de pressão. A diferença é que o tempo para cozinhar batata aumenta pela ausência da pressão, variando entre 12 a 25 minutos.

Outro ponto distinto é que se pode usar uma mistura de água com leite para cozinhar. O tempo de cozedura será o mesmo, no entanto a textura final das batatas é diferente.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Muitos chefs usam esse truque para cozinhar as batatas que vão utilizar para fazer purê.

Ao vapor

O cozimento a vapor tem, cada vez mais, se tornado popular. É mais moroso, no entanto é indicado como um dos processos mais saudáveis de cozinhar, pois permite que todos os nutrientes permaneçam no alimento.

As batatas vão demorar, no mínimo, 20 minutos a ficarem prontas. Em alguns casos pode chegar aos 50 minutos de cozimento. O maior segredo desse processo consiste em aromatizar a água.

Assim, ao ferver, o vapor arrasta os aromas que vão se depositando nas batatas à medida que as vai cozinhando. A utilização de um copo de vinho na água é um procedimento muito comum.

No forno

Quando usamos o forno para cozinhar a batata, geralmente, falamos em batata assada. Existem vários processos e o tempo de cozedura pode variar entre 35 a 90 minutos.

A batata assada no forno é muito versátil e permite servir como acompanhamento de muitas receitas, incluindo para um delicioso pernil assado.

Na frigideira

As batatas que sofrem o processo de cozimento na frigideira, usualmente, têm cortes específicos. Demora entre 7 a 15 minutos e o processo chama-se saltear.

Geralmente é feito com uma gordura e acrescenta-se temperos a gosto para apurar o sabor. São excelentes acompanhamentos.

Na fritadeira

Para preparar as batatas na fritadeira usa-se um processo que se chama fritar por imersão. O resultado é a batata frita e o seu formato pode ser variado, desde palitos de vários tamanhos, cubos ou rodelas.

Cozinhar batata na fritadeira demora entre 5 a 15 minutos, dependendo do tamanho e do processo, o mais indicado é em duas fases. A fritadeira deve estar com a quantidade de gordura suficiente para que as batatas fiquem cobertas quando forem lá colocadas.

No microondas

Essa é uma forma rápida de cozinhar batata. Demora entre 8 a 12 minutos, dependendo do tamanho, mas também da potência do microondas. A forma mais comum é usar a batata com casca para este processo.

No grelhador

Batatas grelhadas são fáceis e rápidas para se fazer. Habitualmente estão cortadas em rodelas com cerca de 1 cm de largura.

 Depois de temperadas, são colocadas no grelhador cerca de 3 minutos de cada lado. O tempo pode variar um pouco, tendo em conta a espessura e o tipo de batata, mas a variação é pequena.

Na brasa

Um outro processo de cozinhar as batatas é na brasa. Elas são envolvidas em folha de alumínio, depois de temperadas. Coloca-se a folha diretamente em cima das brasas.

O tempo para cozinhar batata assim pode variar entre 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho da batata e da quantidade em cada folha de alumínio. Para processos mais demorados, pode colocar todas as batatas numa única folha. Se precisar de rapidez, faça vários pacotes de batatas nas folhas de alumínio e espalhe-os pelas brasas.

Tempo para cozinhar batata com outros ingredientes

Até aqui vimos formas de cozinhar as batatas separadamente. No entanto, existem receitas em que o cozimento se dá com todos os ingredientes misturados.

Para que você acerte sempre o ponto, só tem que introduzir a batata na hora certa. Vamos exemplificar: você está a cozer uma carne na panela que demora 50 minutos para ficar pronta. Se está a usar batatas aos cubos médios, adicione-as quando faltarem 15 minutos para finalizar o tempo de preparação da carne.

A mesma regra serve para as outras receitas que não indicam quando irá adicionar as batatas. É importante ter em atenção que, na panela de pressão, você precisa colocar todos os ingredientes ao mesmo tempo, pois não pode estar adicionando aos poucos.

Tipos de batata

Existem 3 tipos de batatas e o tempo para cozinhar batata referido acima tem em conta o uso do tipo certo de batata para cada preparo.

Batata com pouco amido – São as que você deve escolher para cozer e assar. Elas ficam muito bem em saladas. As variedades mais comuns são: Colomba, Gourmandine, Erika e Vitalia.

Batata com teor de amido elevado – são perfeitas para fazer batatas fritas, purê e nhoque. As variedades Astérix, Mozart, Red Scarlet, Memphis e Manitou são as mais comuns.

Batata com médio teor de amido – são batatas versáteis. Consegue usá-las para qualquer tipo de prato que ficam sempre bem. Então, você pode ter estas batatas em casa, para o dia a dia. Todas as indicações sobre o tempo para cozer batata aplicam-se aqui.

As variedades mais comuns são: Baraka, Agata, Monalisa, Kennebec e Mondial. Nossa sugestão é que conheça, pelo menos, 2 tipos e assim vai ser mais fácil escolher quando for às compras.

O tempo para cozinhar batatas depende do tamanho

  • Batatas grandes – são aquelas que não cabem na mão. Esse é um processo prático para as identificar. Você pode usá-las para rechear e assar na brasa e demoram mais tempo para estarem cozinhadas.

Consegue cozinhar uma batata deste tipo em cerca de 20 minutos ou mais. São uma excelente opção para fazer batata frita em palitos.

  • Batatas médias – continuando a usar as mãos como referência, estas batatas acomodam-se na mão como uma bola de tênis. São versáteis e adaptam-se para qualquer tipo de preparação.

Para rechear, dão mais trabalho que as grandes e precisam de estar em mais quantidade, mas podem ser uma opção válida também.

  • Batatas pequenas – são excelentes para assar ou saltear. Ficam bem em saladas e em preparados em que não precisam de nenhum corte. Se quase cabem em sua mão e consegue fechar os dedos, como se tivesse uma bola de tênis de mesa  ou uma noz, então tem batatas pequenas.

Elas cozinham rápido, as que são mais pequenas podem demorar uns 5 minutos apenas.

Na dúvida, você pode optar pelas batatas médias. Essas servem para qualquer tipo de preparação.

Os cortes mais comuns da batata e o tempo de cozimento

Palito

É o corte tradicional para as batatas fritas. O tempo para cozinhar/fritar varia com a espessura do palito. Para a batata normal, leva, em média, 10 a 12 minutos para ficar pronta.

Palitos mais grossos precisam de 15 minutos e os mais finos de 8 minutos. No entanto, quando você estiver a cozinhar, prove. Essa é a forma mais eficaz de podermos garantir o resultado perfeito.

Aos cubos

Geralmente, os cubos têm cerca de 1 cm de lado. Fritos servem para acompanhar alguns pratos, em substituição da batata frita em palitos e tem a vantagem de demorar menos tempo a preparar, entre 6 a 10 minutos.

Se for cozinhada, é excelente para fazer bacalhau com natas, por exemplo. Em 7 minutos as batatas ficam prontas. Este formato também é indicado para saltear, uns 7 minutos é suficiente. Ficam muito bem em saladas.

Em quatro

São a forma mais comum de servir. Regularmente, usa-se batatas médias. Os tempos de cozimento são os indicados acima, de acordo com o método escolhido para cozinhar. Ou seja, se optar por cozinhar na panela normal, demora, no mínimo, 12 minutos.

Em metades

Precisa de um pouco mais para cozinhar em relação ao corte em quatro. Use, como referência, o valor médio dado acima, de acordo com o processo de cozimento.

Cozinhar batata com casca ou sem casca?

Em termos de tempo para cozinhar a batata, quando ela está com casca, demora um pouco mais. Claro que os tempos são relativos, tendo em conta o tamanho e o tipo de batata, mas você pode usar os seguintes como referência:

  • mais 4 minutos, se for cozinhada em água, na panela normal.
  • na panela de pressão cerca de 2 minutos a mais.
  • assadas no forno, mais 7 a 10 minutos

Temperando as batatas

A regra é simples: colocam-se as batatas e o sal sempre em água fria. Vamos entender o porquê: para que as batatas fiquem saborosas têm que ir absorvendo os temperos pouco a pouco.

Ao colocar tudo na água fria o processo vai acontecendo paulatinamente, permitindo que todo o sabor se entranhe e o resultado final seja bem saboroso.


Quando colocamos as batatas na água quente, o choque térmico faz com que a parte mais externa fique cozida enquanto o interior ainda não está cozido. Os sabores não se envolvem com tanta facilidade nem o cozimento é tão uniforme.

Temperos universais

O tempero mais universal que se conhece para a batata é o sal. Toda a batata precisa da dose certa de sal para que o sabor fique perfeito. No entanto, não fique apenas pelo sal, um ramo verde é sempre uma opção para qualquer utilização que queira dar à batata.

Temperos específicos

Algumas receitas pedem temperos específicos para a batata. Para fazer purê de batata, se a cozinhar com uma parte de leite temperado com sal e noz moscada, o sabor do seu purê será único.

Leia com atenção a receita que está a seguir para que o sabor final seja perfeito.

Os temperos não alteram o tempo de cozimento das batatas.

Quanto tempo demora cozinhar batatas congeladas?

Se as batatas estiverem congeladas naturalmente o tempo que demoram a cozinhar vai sempre variando um pouco pois há gelo que tem de ser removido e um aquecimento interno necessário.

  • Batatas pré-fritas – tendo em conta que estão já pré fritas, demoram menos tempo que as batatas fritas artesanais.

Só precisa de colocar na gordura bem quente e aguardar uns 5 a 7 minutos. Frite poucas de cada vez para manter a gordura bem quente e ficar com as batatas bem crocantes.

  • Batatas para o forno – tal como as anteriores, já sofreram um pré-cozimento e foram preparadas para ir ao forno terminar o processo. Siga as instruções da embalagem, pois os tempos podem variar de acordo com a marca.

Batatas novas e maduras

As batatas novas são as que acabaram de ser colhidas e ainda apresentam uma casca muito frágil. São ideais para algumas preparações, principalmente para assar com a pele ou saltear.

Com o passar dos dias, a casca vai se tornando mais firme e as batatas passam a ser chamadas de maduras. Podem ser conservadas por meses, se estiverem nas condições certas de temperatura, umidade, luz e arejamento.

A quantidade influencia no tempo para cozinhar batata?

Quando você está a preparar uma quantidade maior, o que deve ter em atenção é o tempo que demora a atingir a temperatura de cozimento.

Isso quer dizer que se estiver a usar poucas batatas, o processo será mais rápido, se estiver a cozinhar muitas batatas, pode ter que esperar mais uns 5 a 10 minutos. Os tempos médios apresentados são para fazer refeições para 3 a 4 pessoas.

Uma dica final: as batatas que apresentam cor verde devem ser descartadas. Essa cor significa que apanharam muita luz e desenvolveram uma toxina, a solanina. Armazene sempre as suas batatas num lugar fresco, escuro e arejado.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.