O Que Combina Com Purê De Batata? 13 Sugestões Irresistíveis

Purê de batata é uma daquelas receitas que todo o mundo gosta, mas pode ser difícil saber o que combina com purê de batata para ajudar a sobressair o seu sabor.

Essa receita pode trazer para nossa lembrança sabores de infância e está presente nos pratos mais elaborados que você possa imaginar.

Selecionamos uma lista de pratos de carne, uma coletânea de receitas para servir com peixe e até algumas opções vegetarianas, além de outras.

As sugestões foram escolhidas a dedo, para que você possa contar com as melhores entre tantas que surgem na internet.

Comidas que combinam com purê de batata

Escondidinho de carne moída

Quando você pensa em purê de batata, qual é a primeira receita que lhe vem à cabeça? Escondidinho, claro. Se pensou noutra, não se sinta diferente, você pertence a um grupo exclusivo de pessoas que não pensou em escondidinho.

Esta sugestão que apresentamos é uma receita simples e completa. E vai bem em qualquer momento: pode usar num almoço de família, num jantar de amigos ou no seu dia a dia. Pode até levar na marmita.

Sinta-se à vontade para trocar algum ingrediente que não gosta por outro e fazer a sua versão dessa receita. Depois conte para nós como ficou, nos comentários, valeu?

Carne com molho encorpado

Você conhece aquela sensação de colocar na boca um molho saboroso, denso e no ponto? Esse é o segredo de saber o que combina com purê de batata.

 Criar um molho que deixa qualquer pessoa rendida ao seu sabor, servir com a carne e o purê, para que você possa sentir uma explosão de sabores e texturas.

Caril de frango com leite de coco

Essa receita é rápida e bem simples para você fazer. Se preferir incrementar mais o sabor, você pode deixar o frango a marinar de véspera. Com o descanso, os sabores tornam-se mais intensos.

Impressione os seus convidados com os melhores livros (eBooks) de receitas

Se está com pouco tempo, salte o passo de deixar o frango a marinar. Os sabores desta receita são fortes mas por isso mesmo fazem parte do que combina com purê de batata.

Ossobuco europeu

Uma receita maravilhosa, para preparar naqueles dias em que está com tempo para ir para a cozinha. É simples de fazer, mas precisa de tempo para apurar e ficar do jeitinho certo.

No final, é só empratar bem do seu jeito numa cama de purê de batata. Aproveite os molhos soltos durante a cozedura do ossobuco para uma finalização perfeita do prato.

Bife com cebola caramelizada

Imagine seu purê de batata a fazer de cama para um belo bife de bovino e finalizado com cebola caramelizada. A cebola dá aquele toque especial a seu prato. Imaginou? Agora você pode fazer isso. Basta seguir esta receita simples.

Se quiser se aventurar por um sabor ligeiramente diferente, experimente trocar o molho shoyo da cebola caramelizada por vinagre balsâmico.

Frango assado no forno

Esta receita é muito simples e rápida. Dá, até, para deixar preparada na geladeira de véspera e, quando chega a casa é só colocar na assadeira e depois no forno.

Mas pode em vez de fazer batatas junto optar por um purê deliciosa que realça o sabor do frango.

E, sabe como tornar ainda melhor este prato? Em vez de tirar as batatas, troque por legumes. Pode usar cenoura ou abobrinha ou outro de sua preferência. Cogumelos frescos também podem ser uma boa opção.

Filé de pescada ao molho de camarão

Essa receita é maravilhosa. Você pode usar filé de outros peixes. Escolha o mais fresco que encontrar no mercado e o que você mais gosta. O molho fica mais pedaçudo, o peixe bem crocante, por isso a leveza do purê de batata é ideal para este prato.

Tainha fresca no forno

Apenas experimente. O peixe fica suculento, delicioso, perfeito. E sim, pode acompanhar com uma salada, mas o purê de batata combina perfeitamente com toda a textura deste prato.

No entanto, não conseguimos deixar passar sem uma sugestão: faça o purê com ervas aromáticas frescas para acompanhar a frescura do peixe e ficar perfeito com a salada sugerida no vídeo.

Filé e isca de peixe frito

Esta é uma sugestão inusitada, mas o resultado surpreende. A combinação do peixe e das iscas suculentas com a leveza do purê é um contraste que encanta qualquer palato.

Experimente. Pode usar qualquer peixe. Garanta que está bem fresco, porque isso faz toda a diferença no momento da degustação.

Bacalhau com purê gratinado

E se você já comeu escondidinho de carne moída, esta receita de bacalhau também combina com purê de batata. Apesar do nome ser bacalhau com purê gratinado, a realidade é que ela é uma variação do escondidinho de carne moída, onde você substitui a carne por bacalhau.

Esta é daquelas receitas que precisa mesmo fazer. Uma variação simples é colocar atum em vez de bacalhau.

Pode ser mais prático. Qualquer que seja a sua opção, depois conte para nós, nos comentários, como correu a sua experiência.

Almôndega vegetariana

Purê de batata combina com almôndegas. Você pode fazer as tradicionais ou optar por uma versão vegetariana. Escolha a que combina consigo e adicione a seu prato o molho que acompanha as almôndegas. É o casamento perfeito de sabores.

Nuggets vegano caseiro

Mais uma receita que vai deixar toda a gente de água na boca. Pode fazer os tradicionais nuggets de frango ou optar por essa alternativa vegana. Os são comidas que combinam com purê de batata.

Os nuggets dão crocância ao prato e o purê cremosidade. Pode incrementar esta combinação com uma salada de alfaces, bem temperada com o molho da sua preferência.

Bolo salgado

Terminamos com um bolo salgado.

Esse bolo você pode fazer para um aniversário ou para um encontro de amigos. É ideal para lanches mais demorados de um domingo à tarde. Mas qualquer momento de convívio pede um bolo: agora você pode sair da rotina dos bolos doces e apresentar esta variação com uma decoração bem personalizada.

Uma dica extra é usar um pouco de corante alimentar para colorir o purê de batata e usar no saco de pasteleiro. Se você preferir um corante mais natural, experimente juntar um pouco de purê de beterraba, de cenoura ou de brócolis para colorir seu purê de batata.

Combinar comida com purê de batata

Apresentamos aqui várias sugestões que selecionamos, mas deixamos ao seu critério criar outras. A cremosidade do purê de batata permite combinar vários tipos de comida com ele, e o seu sabor leve apenas ajuda.

Pratos com sabores mais fortes ou muito molho para o purê absorver são uma excelente opção, mas considere também pratos mais levels e com texturas diferentes para aproveitar a cremosidade.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.