Como Cozinhar Mandioca Congelada De Forma Fácil e Rápida

A mandioca é um alimento típico brasileiro que pode ser congelado para conservar por mais tempo. Existem diferentes formas de cozinhar a mandioca congelada, seja na panela de pressão ou na panela normal. Além disso, há algumas dicas para cozinhar a mandioca no ponto certo, sem ficar dura ou mole demais.

A mandioca também é conhecida como aipim e macaxeira, o nome vai depender da região brasileira. Essa raiz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, principalmente nos países mais pobres devido aos nutrientes encontrados nela, a versatilidade na preparação, o preço econômico e o sabor.

A mandioca está presente em várias receitas de doces e salgados como bolos, sopas, massas, tortas e pães e nos seus subprodutos como a farinha, e o polvilho azedo e o polvilho doce.

Ter mandioca em casa é prático para facilitar na cozinha do dia a dia e entre as formas mais consumidas está a sua versão congelada, pois essa raiz pode ser mantida no freezer sem estragar por até três meses.

Como cozinhar mandioca congelada

É muito importante destacar que para cozinhar mandioca congelada nas receitas abaixo apresentadas ela não pode ser descongelada antes do preparo, isso quer dizer que ela terá que ser retirada do freezer e ir diretamente para a panela comum ou para a panela de pressão.

Se tiver mandioca congelada mas a quiser usar de forma normal, basta para isso colocar a mandioca na geladeira por cerca de 24 horas ou em um saco plástico selado e submerjer em água fria, trocando a água a cada 30 minutos, até que esteja descongelada.

Mandioca congelada na panela de pressão

Recipe by Rita Dias

Ingredientes

  • 3 xícaras Caldo de legumes ou água

  • 500 gramas Mandioca congelada

  • 1 Folha de Louro

  • Sal a gosto

Instruções

  • Retire as mandiocas do congelador ou do freezer na hora que for cozinhar, pois não precisa esperar que elas descongelem para cozinhar deste modo.
  • Ponha as mandiocas congeladas na panela de pressão e adicione água ou caldo de legumes para ter mais sabor. A quantidade de líquido deve ser suficiente para cobrir as mandiocas, mas não pode passar de 2/3 da panela.
  • Tampe a panela de pressão, acenda o fogo e deixe alto e aguarde a panela apitar.
  • Nesse momento diminua o fogo e deixe as mandiocas cozinharem por 10 a 20 minutos ou até elas ficarem macias.
  • Se quiser dar mais sabor às mandiocas pode acrescentar temperos a seu gosto como folha de louro e sal.

Na panela comum

Na panela comum coloque água ou caldo de legumes e os temperos e ponha no fogo alto. Quando a água ou o caldo começar a ferver, coloque a mandioca congelada e espere cozinhar por 5 minutos.

Passado esse tempo, acrescente um copo de água fria na panela para dar o choque térmico. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos ou até se certificar que a mandioca está macia e pronta para ser servida.

É importante ficar atenta ao tempo de cozimento da mandioca, pois esse alimento passa de dura a macia bem rápido e se deixar cozinhar demais ela vai desmanchar e se transformará em sopa.

Após o preparo da mandioca na panela de pressão ou na panela comum, ela estará pronta para ser servida ou utilizada em outras receitas doces ou salgadas.

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas

Dicas para cozinhar mandioca congelada

Lavar a mandioca em água corrente antes de levá-la ao fogo é fundamental para retirar qualquer sujeira que porventura ela contenha. Se for congelar mandioca, certifique-se de que o faz depois de a lavar.

O mais indicado é que a mandioca seja preparada na panela de pressão, porque a mandioca ficará com a textura macia e você ainda vai economizar gás de cozinha e tempo.

Para que a mandioca derreta na boca, o tempo de cozimento máximo é de em torno de 40 minutos.

Se quiser assar ou fritar a mandioca, é importante saber que ela precisa ser cozinhada antes, sendo que o tempo de cozimento suficiente é de no máximo 30 minutos.

Tanto na preparação da mandioca na panela de pressão quanto na panela comum é preciso apagar o fogo, descartar a água e retirar a mandioca para servir. Esses passos são muito importantes para evitar acidentes como queimaduras.

As mandiocas congeladas podem ser cozinhadas inteiras ou em pedaços, a escolha fica a gosto de cada um.

Para dar mais sabor a mandioca cozida o ideal é acrescentar temperos na água do cozimento. Entre os temperos que podem ser adicionados à água do cozimento da mandioca estão a cebola, o alho e as ervas como a folha de louro.

Como congelar mandioca?

Existe uma forma certa para congelar mandioca e essa dica também vale para outros legumes.

Se você quiser congelar uma quantidade de mandioca ou de outros legumes que tenha mais de uma porção o indicado é congelá-los separados.

Ponha todas as mandiocas ou pedaços em uma assadeira com uma distância de 1 centímetro e ponha no congelador ou no freezer por 1 hora.

Em seguida pode juntá-los em uma vasilha ou saco específico para o congelamento.

Com essa dica na hora que for utilizar a mandioca ou qualquer outro legume você poderá retirar os pedaços ou a porção que realmente vai precisar para cozinhar e com isso evitará o desperdício.

Quanto tempo dura a mandioca congelada?

Congelar os alimentos é a melhor forma para conservar os alimentos por mais tempo que o esperado ou que está indicado no prazo de validade.

Quando a mandioca está fora do congelador ela dura somente alguns dias para começar a ressecar e mofar e quando isso acontece é preciso jogá-la no lixo.

Já quando a mandioca é levada ao congelador ela pode durar até 3 meses, mas para que ela dure esse tempo todo é necessário armazená-la de forma correta utilizando a dica acima.

Portanto, agora você já sabe como cozinhar mandioca congelada na panela de pressão e na panela comum, além disso você também aprendeu a congelar essa raiz da forma correta e aprendeu como dar mais sabor a ela.

Leia também:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.